Ata do Copom: nossa visão

Leia a íntegra da análise da equipe econômica do C6 Bank

Atualizado em

Tempo de leitura · 3 min

Publicado em

Leia a íntegra da análise da equipe econômica do C6 Bank, liderada pelo economista-chefe Felipe Salles, sobre a ata do Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central divulgada nesta terça-feira (1).

Copom destaca a inflação de serviços

O Banco Central divulgou nesta terça-feira (1) a ata das reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom) dos dias 25 e 26 de outubro, apresentando mais detalhes sobre os rumos da política monetária.

A ata esclareceu que a projeção da inflação de doze meses no segundo trimestre de 2024, para a qual o Comitê passou a dar ênfase, “segue compatível com a estratégia de convergência da inflação para o redor da meta ao longo do horizonte relevante”.  Além disso, manteve no texto que “a projeção de inflação para o ano-calendário de 2024 também se encontra ao redor da meta.” Ou seja, para o horizonte que o BCB está mirando, as projeções dos seus modelos se encontram ao redor da meta e com isso ele justifica a manutenção da Selic em 13,75%.

Sobre o grau de ociosidade da economia doméstica, a ata afirmou que o Comitê “avalia que houve alguma diminuição da ociosidade estimada desde sua última atualização”. O Copom reforçou que “incorpora, em sua projeção, um aumento da ociosidade ao longo do horizonte de política monetária, como reflexo do ajuste monetário empreendido nos últimos trimestres”.

Por fim, reforçou a importância da inflação de serviços: “o Comitê segue acompanhando, com especial atenção, a evolução da inflação de serviços, que depende tanto da inércia inflacionária quanto do hiato do produto, e cuja trajetória ficará mais clara ao longo do tempo.” Essa atenção especial, na nossa visão, indica que o Comitê estará de olho nesta variável para decidir quando irá iniciar o ciclo de corte de juros.

Em resumo, acreditamos que a comunicação e as projeções do BCB são condizentes com a sinalização da manutenção da taxa Selic em 13,75% por algum tempo, seguida do início de um ciclo de queda de juros no segundo trimestre de 2023. Nossa projeção é que a Selic termine o ano de 2023 em 11,25%.

Equipe Econômica C6 Bank

Felipe Salles Head
Claudia Moreno Head Brasil
Claudia Rodrigues Head Internacional
Felipe Mecchi Internacional
Heliezer Jacob Brasil

Este relatório foi preparado pelo Banco C6 S.A.
Os números contidos nos gráficos de desempenho referem-se ao passado; o desempenho passado não é garantia de resultados futuros.
Cada analista de Macro Research é o principal responsável pelo conteúdo deste relatório e atesta que:
(i) todas as opiniões expressas refletem com precisão suas opiniões pessoais e eventual recomendação foi elaborada de forma independente, inclusive em relação ao Banco C6 S.A. e / ou suas afiliadas;
(ii) nenhuma parte de sua remuneração foi, está ou estará, direta ou indiretamente, relacionada a quaisquer recomendações específicas realizadas pelo analista.
Parte da remuneração do analista vem dos lucros do Banco C6 S.A. e / ou de suas afiliadas e, consequentemente, as receitas decorrem de transações mantidas pelo Banco C6 S.A. e / ou suas coligadas.
Este relatório foi preparado pelo Banco C6 S.A., uma instituição regulada por autoridades brasileiras.
O Banco C6 S.A. é responsável pela distribuição deste relatório no Brasil.

Compartilhar