Home equity: o que é e como funciona?

Aprenda a trocar uma dívida cara por uma mais em conta com o crédito com garantia de imóvel

Atualizado em

Tempo de leitura · 6 min

Publicado em

Apartamento com varanda e terraço. Ao fundo, um céu azul com poucas nuvens. | home equity
Entenda como funciona o home equity.

Quem já precisou deixar alguma conta sem pagar sabe, a ansiedade financeira aumenta conforme as dívidas em atraso ficam mais caras. Apesar de parecer um beco sem saída, pode existir uma alternativa para pagar os valores que você deve com menos juros: o home equity.

Home equity, ou crédito com garantia de imóvel, é uma modalidade de empréstimo com juros baixos e prazos mais flexíveis. Por isso, quando comparado a outras linhas de crédito, costuma ser uma alternativa mais vantajosa. Além disso, também é uma opção para quitar pendências de valores muito altos e fugir da inadimplência.

Se você tem interesse em entender um pouco mais os diferenciais do home equity, leia este texto até o final. Vamos explicar as seguintes dúvidas:

  • O que é home equity?
  • Como o home equity funciona?
  • Quais são as vantagens do crédito com imóvel de garantia?
  • Vale a pena colocar seu imóvel como garantia?
  • Qual a diferença entre um financiamento e o home equity?

Leia também outras matérias relacionadas a este tema:

O que é home equity?

Lateral de prédio com arquitetura em estilo industrial. Varandas espaçosas. Simbolizando um imóvel que pode ser usado como garantia.

Home equity é um crédito com imóvel de garantia. Nesse tipo de empréstimo a instituição que empresta o dinheiro passa a ter um vínculo contratual com o imóvel, por meio de alienação fiduciária, até o devedor quitar sua dívida. Após a quitação do empréstimo, o vínculo deixa de existir.

Vale ressaltar que não há objeções quanto ao uso do imóvel, isso significa que o cliente pode continuar morando no imóvel.

Como funciona o home equity funciona?

O home equity funciona de forma mais flexível quando comparado a outros tipos de empréstimo. Para começar, você não precisa definir qual será o destino do dinheiro e pode utilizá-lo para os fins que bem desejar, como investir em um negócio ou reformar a casa, diferente de um financiamento, por exemplo.

O que é necessário, na maioria das vezes, é que a pessoa tenha um imóvel quitado em seu nome. Entretanto, mesmo essa regra pode variar, a depender da instituição. Aqui no C6 Bank, por exemplo, o imóvel pode estar no nome da pessoa ou familiar de primeiro grau. Do mesmo modo, não exigimos que o imóvel esteja quitado.

Na prática, a principal característica do home equity é ter um bem imobiliário associado à garantia. E esse detalhe possibilita que credores ofereçam valores mais altos, com taxas de juros atrativas e com prazos de pagamento mais extensos, que podem chegar a até 20 anos.

Entenda a flexibilidade dessa linha de crédito

Vale notar que essa flexibilidade não acontece por acaso, é claro. Um imóvel, sem dúvidas, é de extrema importância para pessoas e empresas, o que é um grande incentivo para manter o pagamento das parcelas em dia.

Resumidamente, a garantia com imóvel transmite segurança para ambas as partes. No caso das instituições, é uma forma de evitar inadimplência. O que, consequentemente, pode fazer com que concedam prazos maiores e consigam cobrar juros mais baixos.

E é justamente a facilidade no pagamento que oferece flexibilidade ao cliente, que passa a ter mais confiança que conseguirá realizar a quitação da dívida em dia.

Quais são as vantagens do crédito com imóvel de garantia?

O crédito com garantia de imóvel oferece benefícios significativos:

  • Receber até 60% do valor do imóvel;
  • Quitar o pagamento em até 240 meses;
  • Taxas de juros menores quando comparadas às outras linhas de crédito.

Além disso, uma grande vantagem associada ao home equity é a possibilidade de trocar uma dívida cara por uma barata, como nos casos de quem está tem gastos com Cheque Especial, que podem chegar a mais de 8% ao mês.

Afinal, vale a pena colocar seu imóvel como garantia?

Colocar um imóvel como garantia pode parecer assustador, especialmente porque este é um bem valioso tanto em aspectos materiais quanto emocionais. No entanto, racionalmente, a lógica não é tão diferente de um financiamento, por exemplo. Neste segundo caso, o bem só passa a ser efetivamente seu ao quitar toda a dívida.

Adicionalmente, como citado, a modalidade oferece segurança para ambas as partes envolvidas. Mas, como toda contratação de crédito, é importante colocar na balança se você realmente pode se comprometer com os pagamentos de modo a não correr o risco de perder o seu imóvel.

Qual a diferença entre um financiamento e o home equity?

A diferença entre um financiamento e o home equity é simples: no primeiro caso, você só pode usar o valor do empréstimo para adquirir um imóvel. Já no segundo, você pode usar o dinheiro da forma como desejar, mas o seu imóvel, que pode estar quitado ou não, passa a ser a garantia.

Troque sua dívida cara por uma barata no C6 Bank

No C6 Bank você tem a oportunidade de trocar uma dívida cara por uma que cabe no seu bolso. O Cheque Especial, por exemplo, é uma linha de crédito emergencial que costuma cobrar juros altos que, a longo prazo, podem se transformar em uma verdadeira bola de neve. Assim, para evitar pagar mais do que precisa, você pode fazer a contratação do home equity que o C6 Bank ajuda a pagar sua dívida. Aqui, você tem as seguintes vantagens:

  • Receba até 60% do valor do imóvel;
  • Taxas a partir de 1,00% + IPCA a.m.;
  • Prazo para pagamento de até 240 meses;
  • Opção de pular o pagamento de uma parcela a cada 12 meses;
  • O imóvel não precisa estar no seu nome;
  • O imóvel não precisa estar quitado;
  • Tudo sem sair de casa.

Você pode fazer a contratação direto no app ou fazer a simulação pelo site do C6 Bank, basta clicar neste link.

Agora que você sabe tudo o que precisa sobre o funcionamento desse tipo de empréstimo, leia outros conteúdos que podem ajudar ainda mais sua organização financeira:

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.