• Início
  • Seu Bolso
  • Entenda quais taxas são cobradas em transferências internacionais

Leitura de 5 min

Entenda quais taxas são cobradas em transferências internacionais

Descubra quais são as principais taxas e custos para fazer transferências internacionais.

Atualizado em

As transferências internacionais se tornaram parte da vida financeira de muitos brasileiros. Entretanto, as taxas e tarifas ainda geram muitas dúvidas, afinal, as incidências podem variar de acordo com a operação. Por isso, é importante entendê-las para evitar surpresas no momento do envio.

Imagem com diversas notas de dólares de diferentes valores
Descubra quais são as taxas que incidem sobre as transferências internacionais.

O time do C6 Bank preparou um conteúdo completo com os principais tópicos sobre o tema.

Entenda quais serão os tópicos abordados no texto:

  • O que são transferências internacionais?
  • Quais são as taxas de uma transferência internacional?
  • 1. Imposto sobre transferência internacional;
  • 2. Taxa de câmbio;
  • 3. Tarifa de envio;
  • 4. Taxa administrativa;
  • 5. Taxa SWIFT;
  • O que mais pode afetar o custo de transferência?
  • É possível fazer transferências internacionais sem pagar taxa?
  • Faça suas transferências internacionais com a C6 Conta Global

Aproveite para ler outros conteúdos sobre o tema que também podem ser interessantes:

  1. Cartão de débito no exterior: saiba como funciona e como fazer o seu;
  2. Como comprar euro: aprenda com um guia completo

O que são transferências internacionais?

As transferências internacionais são operações financeiras que compreendem o envio ou recebimento de dinheiro de uma pessoa física ou jurídica para outra conta ou empresa que está situada em outro país.

Quais são as taxas de uma transferência internacional?

As taxas de uma transferência internacional podem variar de acordo com a operação feita e com a instituição financeira usada. À frente, explicaremos como cada uma delas funciona e sua porcentagem sobre a operação.   

1.    Imposto sobre  a operação de câmbio

Existem dois impostos que incidem diretamente sobre as transferências internacionais. São eles:

Abaixo, explicaremos como eles funcionam.

IOF

O IOF é um imposto determinado pelo governo federal na operação de câmbio. A alíquota pode variar de 0,38% a 1,1%. É interessante lembrar que o IOF é cobrado tanto no envio quanto no recebimento de quantias do exterior.

Imposto de Renda

Já o Imposto de Renda Retido na Fonte (IRFF) incide sobre tipos de operações que envolvem câmbio [ECS2] e seu valor pode variar entre 10% e 33,33%, a depender do motivo do envio do dinheiro para o exterior.

Ainda, o seu recolhimento é feito no momento da contratação.

2.   Taxa de câmbio

Existem dois tipos de taxas de câmbio que podem ser cobradas ao enviar dinheiro para o exterior:

  • Taxa de câmbio comercial: essa é a média do mercado, e você pode acessá-la a qualquer momento através do app do seu banco ou fazendo uma pesquisa em sites financeiros. Além disso, devido ao volume de transações, o seu preço costuma ser mais baixo;
  • Taxa de câmbio turismo: alguns bancos e provedores comercializam moedas estrangeiras usando o câmbio turismo e aplicam um custo próprio sobre o valor da cotação. Ainda, esse preço pode variar de acordo com a moeda escolhida.

3.    Tarifa de envio ou recebimento

A tarifa de envio é cobrada pelos bancos para que as transações financeiras sejam processadas entre as instituições bancárias.

4.    Taxa administrativa

A taxa administrativa ou “Tarifa de edição de contrato”, é um valor fixo cobrado para edição do contrato de câmbio.

O que mais pode afetar o custo de transferência?

Além das taxas citadas, alguns fatores ainda podem afetar o custo da sua transferência internacional. De modo geral, são eles:

1.     Moeda e país de destino

Se você vai fazer uma transferência para um país menos procurado, as taxas podem sair mais caras. Isso porque os custos das operações são maiores e, em alguns casos, você precisará fazer a conversão em dólar ou euro para conseguir trocar novamente pela moeda desejada inicialmente.

2.     Forma de pagamento

Em caso de pagamentos com cartão de crédito ou boleto, as tarifas aplicadas podem ser maiores. Por isso, se possível, sempre escolha as transferências bancárias.

3.     Forma de entrega

Se você optar pela retirada do dinheiro em espécie, a operação pode incluir alguns custos extras.

É possível fazer transferências internacionais sem pagar taxa?

Ainda não existem transferências internacionais livres de taxas. Contudo, você pode economizar os envios se adotar algumas medidas como comparar os custos entre as instituições financeiras que oferecem esse serviço.

Atente-se também as taxas de câmbio do banco ou provedor escolhido. Há empresas que utilizam o câmbio comercial, o que garante mais economia para a operação.

Mesa de Câmbio

Com a Mesa de Câmbio do C6 Bank, sua empresa tem acesso a todos os produtos de câmbio, trade finance e derivativos. Além disso, também oferecemos diversos serviços como:

  • Câmbio Pronto: compre ou venda moeda estrangeira com pagamento em até 2 dias úteis e atendimento via WhatsApp para valores de até US$ 50 mil ou equivalente em outras moedas. Disponível para as principais moedas do mercado;  
  • Câmbio Futuro: trave a taxa de câmbio em até 100% do valor de sua operação no momento de contratação. Válido para importação, exportação e operações de natureza financeira;  
  • Trava de Câmbio: proteção cambial para as exportações da sua empresa sem incidência de IR e IOF. Fixe a taxa de câmbio em até 100% do valor da operação (sujeito a análise).  

E muito mais!

Esse texto terminou, mas continue acompanhando nosso blog. Leia também:

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.