Conheça os benefícios de investir a longo prazo
Atualizado em
Investir a longo prazo significa fazer aplicações agora, com o objetivo de ter retorno no futuro. Comprar um imóvel, por exemplo, é uma meta que exige um valor significativo, nem sempre disponível à vista. Neste caso, fazer aportes dentro de um período de cinco ou até mesmo dez anos, a depender da quantia disponível, costuma ser uma alternativa mais viável.
Os motivos para manter um investimento por mais ou menos tempo variam bastante. Em uma carteira diversificada, é comum encontrar produtos voltados para o curto, médio e longo prazo ao mesmo tempo.
Mas o que isso quer dizer na prática? Entenda mais sobre o que são investimentos de longo prazo e quais são os principais produtos dessa categoria:
Relacionadas:
Investimentos de longo prazo costumam ter menor liquidez e maior rentabilidade. Isso significa que o dinheiro fica aplicado por mais tempo, mas esse período é favorecido pelos juros compostos, que incidem tanto sobre o valor investido quanto sobre os rendimentos já acumulados. Dessa forma, a rentabilidade tende a crescer de forma exponencial com o passar dos anos.
Se o objetivo é garantir uma renda extra na aposentadoria ou formar um patrimônio para os próximos anos, faz sentido considerar produtos com esse perfil, que podem ser tanto de renda fixa quanto de renda variável.
Existem diversos produtos de investimento disponíveis para quem quer investir a longo prazo, e que contemplam os diferentes perfis de investidor. Conheça alguns dos principais investimentos de longo prazo:
A previdência privada é um modelo de investimento que procura garantir uma renda extra para a sua aposentadoria, muitas vezes complementando o benefício do INSS. Entre as alternativas para longo prazo, apresenta-se como uma das mais populares.
Além de conceder algumas vantagens tributárias em relação a outros produtos de investimento, a previdência também possibilita que aportes mensais automáticos.
Os Certificados de Depósito Bancário (CDB) são uma modalidade de renda fixa em que você empresta dinheiro ao banco e resgata o valor com juros. Esse produto conta com diversos prazos de liquidez, inclusive para quem planeja investir por mais de um ano.
Se você prefere um produto mais conservador, os títulos públicos podem ser uma ótima estratégia de investimentos de longo prazo.
Entre os principais produtos do Tesouro Direto, o mais recomendado para investir a longo prazo é o Tesouro IPCA+, cuja rentabilidade está atrelada ao índice de inflação. Isso quer dizer que o seu investimento estará protegido da inflação durante todo o período do investimento.
Você também pode investir a longo prazo por meio da renda variável. Você poderá montar uma carteira previdenciária de ações para complementar a sua aposentadoria, por exemplo.
No entanto, lembre-se: para construir uma renda passiva através de uma carteira de ações, você deverá investir em empresas que pagam dividendos.
Agora que você entendeu o que são investimentos de longo prazo, o próximo passo é compreender quais são os seus objetivos para o futuro. Organizar os seus planos pode ajudar você a decidir onde e quanto investir.
Não esqueça de considerar seu perfil de investidor, teste que determina a flexibilidade da sua disposição ao risco. Os mais conservadores tendem a optar por títulos de renda fixa enquanto os mais arrojados escolhem a renda variável.
Para ajudar você a entender um pouco mais desses conceitos, disponibilizamos uma série de conteúdos completos no Guia do Investidor.
Importante: Este conteúdo tem caráter meramente informativo e não deve ser entendido como recomendação de compra ou venda de ativos
Índice
Compartilhar