O primeiro passo para organizar as despesas é mapear os gastos mensais e identificar para onde vai seu dinheiro. Assim, você consegue identificar as despesas essenciais e as supérfluas.
Considere gastos sazonais como IPVA, IPTU e matrículas escolares ao planejar o orçamento. Lembre-se que janeiro e fevereiro são meses desafiadores financeiramente com a concentração de impostos e demais pagamentos
Com todos os gastos mapeados, monte um orçamento mensal adequado a sua realidade financeira. Utilize a regra 50-30-30 para usar o dinheiro de forma proporcional às suas necessidades.
Definir metas financeiras pode aumentar o foco e a motivação para economizar. Divida os objetivos em curto, médio e longo prazo para facilitar o acompanhamento.
Criar uma reserva financeira é essencial para equilibrar o orçamento, enfrentar imprevistos e proteger suas finanças de despesas não planejadas, o que evita possíveis dívidas no futuro.
Acompanhar suas finanças com frequência e automatizar gastos fixos com débito automático ajuda a controlar o orçamento e evitar possíveis encargos por atrasos.
Pronto! Agora você já sabe como organizar seus gastos no começo do ano e como o C6 Bank pode ajudar você nesse processo, leia o texto completo sobre planejamento financeiro para 2025.
Clique aqui para voltar a página inicial do blog.