MERCADOS FUTUROS

Compre e venda contratos de mercados futuros com corretagem zero

Operações para quem precisa de proteção ou busca oportunidades de lucros com a oscilação do mercado

Abrir conta

Por que operar no C6 Bank?

  • Baixo custo

    Não pague nada para investir em mercados futuros.

  • Facilidade

    Compre e venda sem sair do app do C6 Bank.

  • Diversificação

    Mini índice e mini dólar para investidores arrojados.

  • Alavancagem

    Você não precisa pagar o valor total do contrato para investir.

Nível de risco

Operações no mercado futuro maximizam as oportunidades de ganho, mas também trazem riscos elevados para o investidor.

Produto recomendado exclusivamente para investidores experientes e com perfil agressivo de risco.

Invista em 5 passos

1. Acesse a área de investimentos do app do C6 Bank e escolha renda variável.

Importante: só poderá operar quem possui nível de risco 3.

O que você precisa saber?


O que é Mercado Futuro?

Acesse a área de investimentos do app do C6 Bank e escolha renda variável .


Caso a cotação do ativo acompanhe a sua aposta, você ganha dinheiro. Se, por outro lado, o movimento for contrário ao que você projetou, você perde.



O que são as garantias?

Caso a cotação do ativo feche abaixo do valor previsto no contrato, é preciso cobrir a diferença. Esse acerto é feito diariamente pela B3, e para que ele aconteça, é preciso oferecer garantias financeiras. Elas variam de contrato para contrato. Além de saldo em conta, podem ser oferecidos como garantia CDBs, ações, Fundos Imobiliários e títulos públicos.



Como descubro o código do contrato?

As três primeiras letras se referem ao tipo de ativo. A letra seguinte diz respeito ao mês de vencimento. Os dois números finais são o ano de vencimento do contrato.


Veja tabelas abaixo:

CONTRATO

CÓDIGO DE NEGOCIAÇÃO

Mini índice

WIN

Mini dólar

WDO

MÊS DE VENCIMENTO

LETRA

Janeiro

F

Fevereiro

G

Março

H

Abril

J

Maio

K

Junho

M

Agosto

Q

Setembro

U

Outubro

V

Novembro

X

Dezembro

Z

Por exemplo: um contrato de mini dólar com vencimento em dezembro de 2021 terá o seguinte código: WDOZ21



Vencimentos

Os contratos de mini índice tem vencimento a cada dois meses. Os contratos de mini dólar têm vencimento mensal.



O que é RLP?

O RLP é a sigla, em inglês, para Provedor de Liquidez para o Varejo. É uma ferramenta desenvolvida em parceria com a B3 para garantir maior liquidez e melhor preço para as negociações de minicontratos. Com o RLP, o investidor tem a garantia de conseguir vender ou comprar os contratos com rapidez e com um preço sempre melhor ou igual ao negociado no mercado.


A solução é gratuita, e precisa ser ativada pelo investidor para negociar minicontratos no C6 Bank.

Ficou com alguma dúvida? Vamos te ajudar

Contratos futuros são contratos de compra e venda de determinados produtos, moeda ou índice, onde as partes integrantes buscam retornos baseados em expectativas a respeito do valor futuro daquele ativo.

Atualmente o C6 Bank negocia apenas mini contratos de dólar e índice (Ibovespa).

Mini contratos são frações dos contratos cheios de dólar e índice. Seu valor mais baixo torna o ativo mais acessível ao investidor e garante maior liquidez.

Os contratos futuros são investimentos de alto risco devido a sua volatilidade e alavancagem. Portanto, são recomendados apenas para clientes nível 3 no suitability do C6 Bank.

O vencimento do seu contrato futuro é representado pelos 3 últimos caracteres do código do ativo.Ex: WDOF22WDO - Mini Contrato de DólarF - Janeiro22 - Ano de 2022
A tabela completa está na página de contratos futuros no site do C6 Bank.

Sim, é possível operar alavancado em negociações de contratos futuros no C6 Bank.

Sim. Por ser uma operação alavancada e muito volátil, é possível ter prejuízos maiores que o valor investido. Por isso, só opere contratos futuros se tiver ciência dos riscos envolvidos.

A margem de garantia é o nome dado ao valor que o cliente deposita para realizar operações de contratos futuros. Ela assegura que o cliente terá condições de arcar com eventuais prejuízos da operação. A margem de garantia também é utilizada como ferramenta para alavancagem no ativo.
Não é possível operar futuros sem alocação das garantias.

Você poderá verificar as margens de garantia necessárias para cada operação no próprio app do C6 Bank, durante o processo de envio de ordem (boleta) para as operações no Day Trade
Para as operações que seguirão no Swing Trade, o C6 Bank acompanhará a margem requerida e divulgada pela B3, podendo acrescentar um percentual sobre a margem teórica máxima da Bolsa.

Você poderá alocar em garantias: - Saldo em conta corrente;- CDBs de liquidez diária do C6 Bank, com exceção do CDB Cartão de Crédito e do CDB Átomos.

O RLP (Provedor de Liquidez ao Varejo) é um mecanismo que garante maior liquidez nas operações de contratos futuros. Para ter acesso ao RLP, é necessário aderir ao mecanismo pelo app do C6 Bank. A adesão é gratuita e pode ser cancelada a qualquer momento

Ao fim do dia, os preços dos contratos são equalizados e as liquidações, tanto para perda, quanto para ganhos, são feitas em conta corrente no dia útil seguinte. Isso acontece independentemente de o cliente ter liquidado sua posição ou não. As liquidações do ajuste diário acontecem sempre sobre o valor total do contrato.

É possível negociar mini contratos de índice das 9h às 17:55, e mini contratos de dólar das 9h às 18h.  Esses horários podem ser alterados pela Bolsa.

O prazo de liquidação, tanto em caso de venda do ativo quanto em caso de ajuste diário, é no dia útil seguinte à operação.

A zeragem automática nada mais é do que a zeragem da posição do cliente. Ela acontece a partir de um determinado percentual pré-definido de consumo da margem de garantia depositada, e tem como objetivo minimizar eventuais prejuízos. Quando há zeragem automática, o C6 Bank cobra $ 3,50 por contrato.

A taxa de corretagem no C6 Bank é zero, tanto no segmento Bovespa quanto no segmento BM&F, independente da adesão ao RLP.

O imposto de renda cobrado para operações de contratos futuros é diferente em casos de Day Trade e Swing Trade. No Day Trade, o imposto de renda é de 20% sobre todas as operações com lucro do mês;No Swing Trade, o imposto de renda é de 15% sobre todas as operações com lucro do mês, ou seja, a soma de todos os ajustes positivos do mês.
Para saber como declarar o seu imposto de renda, basta acessar o nosso guia completo em https://cdn.c6bank.com.br/c6-site-docs/guia-pratico-imposto-de-renda.pdf