Segurança

As melhores práticas do mercado para garantir a sua segurança

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Segurança no C6 Bank

O C6 Bank adota as melhores práticas do mercado e segue padrões internacionais para garantir a sua segurança.

Como fraude é um assunto muito sério, você também deve ficar sempre alerta.

Confira essas dicas:

  • Nunca pedimos suas senhas. Não mandaremos e-mail ou mensagem, nem ligaremos pedindo senha. Nunca enviamos arquivos anexos em e-mails.
  • Não solicitamos a instalação de programas ou de atualizações de qualquer tipo. Toda atualização é feita diretamente na loja de aplicativos do seu celular.

Se você receber uma mensagem com esse tipo de solicitação, desconfie. Em caso de dúvida, envie um e-mail para [email protected].


Siga os canais oficiais de comunicação do C6 Bank

Para facilitar a comunicação e oferecer a melhor experiência possível aos nossos clientes, nós temos perfis nas principais redes sociais: Facebook, Instagram, Linkedin e Twitter. Você pode encontrar a gente nos seguintes canais oficiais:

O C6 Bank não possui outras comunidades ou grupos além dos citados acima. Desconfie de outros perfis, mesmo que eles se identifiquem como “não oficiais”.

Nosso único canal de suporte aos clientes é o Fale Conosco, que pode ser acessado pelo chat no aplicativo, pelo e-mail [email protected] ou por telefone: 3003 6116 para capitais e regiões metropolitanas ou 0800 6606116, para demais localidades.

Tome cuidado se alguém se identificar como funcionário do C6 Bank em qualquer grupo ou rede social, pois pode ser uma pessoa tentando obter suas informações para realizar fraudes. Nenhum funcionário do C6 Bank está autorizado a oferecer ajuda via redes sociais ou aplicativos de comunicação (como Whatsapp e Telegram).

Jamais compartilhe informações pessoais, dados de seus documentos ou de suas contas bancárias em redes sociais. Uma foto do seu cartão de crédito ou de um cartão de embarque aéreo pode ser utilizada por criminosos para obter seus dados.


A sua privacidade é importante pra nós!

Toda coleta de dados de clientes é realizada dentro dos nossos aplicativos e em canais seguros de comunicação utilizando criptografia para garantir o sigilo.

De acordo com as legislações vigentes, o C6 Bank somente coleta os dados cadastrais necessários para prestação de serviços financeiros. Essas informações serão compartilhadas com parceiros estritamente para a realização dos processos do banco e após a garantia de que eles seguem os mesmos padrões de segurança do C6 Bank.

Todas as informações são armazenadas em nossos ambientes tecnológicos com rígidos controles de acesso e monitoramento, além de proteção dos dados armazenados com o uso de criptografia.


Segurança do C6 Kick

O C6 Bank toma uma série de cuidados para garantir a segurança das transações feitas pelo C6 Kick. Nossos procedimentos incluem:

  • Sites seguros: todos os links de transações são de sites registrados pelo C6 Bank que usam a criptografia do protocolo https. Nossos links sempre contém o endereço c6kick.com.br ou kickc6.com.br.
  • Identificação: quem recebe o C6 Kick consegue ver o nome e parte do número de telefone de quem enviou o dinheiro. E a única informação que o C6 Bank pede para quem recebe um C6 Kick é a identificação da conta de destino. Nunca vamos solicitar informação de senha da conta corrente nem seus dados de cartão de crédito.
  • Confirmações: você sempre acompanha o andamento das suas transferências pelo C6 Kick. Nós enviamos um código de validação por SMS antes de aprovar o envio para a sua conta, e depois que a transação é realizada enviamos um SMS de confirmação tanto para quem fez o Kick quanto quem recebeu.

Cada transação do C6 Kick possui uma identificação única e atrelada ao número telefônico do destinatário, podendo ser rastreada pelo banco caso necessário.


Confira sua conta

Informe imediatamente ao nosso Fale Conosco qualquer transação incomum na sua conta ou cartão de crédito. Você pode acompanhar as movimentações em tempo real no aplicativo do C6 Bank.


Proteja a sua senha

Escolha senhas difíceis de serem adivinhadas (evite datas comemorativas e números com sequências simples, como 123456).

Não anote a sua senha, nem a compartilhe com outras pessoas.


Cuidado com e-mails e sites falsos (Phishing)

Phishing é a tentativa de fraude e roubo de dados via e-mail, mensagem de texto ou sites falsos. Essas mensagens podem conter links para sites maliciosos ou arquivos com vírus para acessar suas informações pessoais.

Evite clicar em links que pareçam suspeitos. Certifique-se de que o endereço do site apresentado em seu navegador tem o mesmo nome que o site visitado.

Veja algumas dicas para ajudar a identificar uma mensagem falsa:

  • Os e-mails, endereços de site ou mensagens de SMS podem ter erros de digitação ou de português.
  • O site pede mais informações do que o normal: por exemplo, a senha de login junto com a senha do cartão de débito.
  • O endereço do site não é exatamente igual ao site original. Desconfie de caracteres e palavras estranhas no nome do site.
  • O endereço do site no navegador começa com “http” em vez de “https”. O “s” em “https” indica que a conexão está segura e protegida por criptografia, uma técnica que evita que as informações sejam interceptadas.
  • Sites inseguros não têm um pequeno símbolo de cadeado ao lado do nome do site no seu navegador.

Se você receber um e-mail com conteúdo suspeito, encaminhe para [email protected].


Atualize seu software

Mantenha seu computador e seu smartphone atualizados, com a última versão do sistema operacional e dos aplicativos.

Use programas antivírus para ajudar a impedir a instalação de programas mal-intencionados e mantenha o antivírus atualizado.


Evite redes públicas

Não utilize computadores com acesso público para transações financeiras ou para acessar seus dados pessoais, como computadores compartilhados em cyber cafés e hotéis.

Não use redes públicas de WiFi para acessar o Internet Banking e sites com informações pessoais. Certifique-se de que o WiFi utilizado é protegido com o padrão de segurança “WPA 2” (isso pode ser validado nas configurações da rede wireless).

Criminosos podem usar redes WiFi públicas para interceptar informações. Como alternativa, utilize o mobile banking pela conexão 3G ou 4G do seu celular.


Cuidados extras com o uso do seu celular

Bloqueie sua tela: use um código de bloqueio ou biometria para evitar que outras pessoas utilizem o seu aparelho, principalmente em caso de perda ou roubo.

Habilite o recurso de proteção por senha no seu Whatsapp (acesse o menu “Configurações”, entre em “Conta” e ative a opção “Verificação em duas etapas”). Isso evita que criminosos tenham acesso as suas mensagens se conseguirem transferir a sua linha telefônica para outro celular.

Certifique-se de sempre baixar os aplicativos bancários e quaisquer outros aplicativos apenas nas lojas oficiais dos fabricantes. Suspeite de novos aplicativos em sites desconhecidos que podem conter vírus e facilitar o acesso ao seu aparelho e aos seus dados.

O aplicativo do C6 Bank não funciona em celulares que passaram por procedimentos para liberar o acesso completo ao aparelho, conhecidos como "jailbreak" (para aparelhos iPhone e iPad) ou "rooting" (nos celulares Android). Esses procedimentos desabilitam várias proteções importantes do seu smartphone, que pode ser facilmente contaminado por vírus e aplicativos maliciosos. Nosso aplicativo não funciona nessas condições para evitar que um criminoso possa ter acesso às suas informações bancárias ou manipular suas transações para fraudar a sua conta.


Cuide bem do seu cartão bancário

Ao utilizar o seu cartão em um estabelecimento comercial, mantenha ele sempre à sua vista. Preste atenção se o atendente se afastar com o seu cartão, sob qualquer pretexto.

Verifique o valor da transação antes de digitar a senha e confirmar o pagamento.

Ao digitar o PIN do seu cartão, tome cuidado para que ninguém veja ou grave a sua senha.

Peça o comprovante da transação ou verifique a mensagem de confirmação recebida por SMS para conferir se o nome do estabelecimento e o valor estão corretos.

Nunca tire foto do seu cartão e tome cuidado para não compartilhar o número do cartão, validade ou CVV (o código de segurança de 3 dígitos no verso do seu cartão).

Ao descartar o seu cartão de crédito ou débito, use uma tesoura para cortar o chip e a tarja magnética.

No aplicativo do C6 Bank você pode bloquear temporariamente seu cartão. Use esse recurso se identificar alguma transação suspeita ou perder o seu cartão.


Evite fraude no pagamento de boletos

Ao pagar um boleto de cobrança, verifique sempre se os dados do “Beneficiário” correspondem a quem emitiu o boleto e vendeu o produto ou serviço.

Verifique sempre se o logotipo do banco que está impresso no cabeçalho do boleto corresponde ao código do banco, indicado nos 3 primeiros dígitos da linha com o número do código de barras (linha digitável).

Desconfie se o código de barras estiver ilegível ou tiver falhas que impossibilitem a sua leitura, como espaços excessivos entre as barras. Caso você suspeite de um boleto de cobrança, consulte diretamente a empresa que o emitiu e peça para conferirem a linha digitável.

Jamais negocie descontos e multas de boletos com pessoas estranhas ou em sites que não sejam do próprio banco emissor.


Programa de notificação de bugs no aplicativo do C6 Bank

O C6 Bank mantém um canal para notificação de bugs e vulnerabilidades, em parceria com a empresa HackerOne, para encorajar pesquisadores de segurança a nos informarem sobre eventuais problemas.

Durante a fase Beta Tester do C6 Bank, esse programa de notificação de bugs está restrito somente a pesquisadores previamente cadastrados na plataforma da HackerOne.

Caso acredite ter encontrado uma vulnerabilidade de segurança nos sites ou aplicativos do C6 Bank, pedimos que você entre em contato imediatamente pelo Fale Conosco.

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