Levantamento também aponta que maioria dos brasileiros não diversifica investimentos pessoais
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Não existe milagre do mundo dos investimentos. Assim como não dá para emagrecer da noite para o dia, também não é possível enriquecer no curtíssimo prazo. Entre os brasileiros que investem, entretanto, 40% acreditam que é possível ganhar muito dinheiro em pouco tempo, segundo pesquisa C6 Bank/Ipec com 2.000 brasileiros das classes ABC com acesso à internet.
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A diversificação, outro bom hábito do mundo dos investimentos, não parece ter sido incorporada pelos brasileiros. A pesquisa mostrou que a maioria dos entrevistados ainda costuma concentrar seus investimentos em um único produto.
Entre os que costumam investir, 28% dos entrevistados disseram colocar tudo o que possuem em apenas um tipo de produto. Outros 30% concentram a maior parte de seus recursos em um único tipo de aplicação. E 42% responderam que diversificam seus investimentos.
Um dos indicadores de que o brasileiro diversifica pouco suas aplicações é que apenas 28% disseram investir na Bolsa de Valores. Desse total, 46% possuem ações de menos de 5 empresas. Outros 26% possuem papéis de 6 a 10 companhias e só 13% detêm ações de mais de 10 empresas. Outros 5% não sabem quantas empresas possuem em sua carteira de ações.
Outro sinal de alerta é que mais de um terço desse público concorda que é possível fazer apostas de curto prazo na Bolsa baseadas em intuição e sorte.
A pesquisa também mostra que a maior parte dos brasileiros não tem o hábito de poupar. Somente 39% dos entrevistados têm o costume de investir, segundo o levantamento.
Entre os que costumam investir, o movimento de alta da taxa Selic já influencia na decisão de alocação de recursos. Segundo a pesquisa, 60% disseram que já pararam para analisar seus investimentos desde que os juros começaram a subir para verificar se escolheram a melhor opção disponível no mercado.
O levantamento indica que os influenciadores da área de investimentos têm pouca participação na hora de o investidor decidir em quais empresas investir na Bolsa de Valores. Só 23% responderam que já compraram uma determinada ação depois da recomendação de um influencer.
A pesquisa mostrou que o brasileiro também confia pouco nas recomendações de investimento feitas por gerentes de banco e assessores de investimento. Setenta por cento não acreditam que esses profissionais fazem suas indicações pensando apenas no que é melhor para o cliente. Para evitar conflitos de interesse na área de investimentos, o C6 Bank optou por contratar diretamente seus assessores de investimento, que são remunerados pelo banco e não recebem comissão por indicação de nenhum tipo de aplicação. A pesquisa C6Bank/Ipec foi realizada entre os dias 17 e 23 de fevereiro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
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