• Início
  • Press
  • C6 Bank e Globo lançam projeto em conjunto sobre educação financeira

Leitura de 4 min

C6 Bank e Globo lançam projeto em conjunto sobre educação financeira

Projeto começou com lançamento de filmes na semana passada e primeiro episódio da série vai ao ar em 6 de maio, no intervalo do Jornal das Dez

Atualizado em

Imagem de um homem oriental com uma camiseta branca de manga comprida em um fundo preto com luzes

Com o objetivo de ajudar os brasileiros a se organizarem financeiramente, o C6 Bank, a Globo e a Tech and Soul desenvolveram o projeto de conteúdo Sua Vida Financeira com Prof. Liao. A iniciativa começou em 8 de abril com o lançamento, na GloboNews, de dois filmes (incluindo um filme-manifesto) que apresentam detalhes do projeto e reforçam o posicionamento do banco sobre a importância da educação financeira. Já a série de programetes será exibida semanalmente a partir do dia 6 de maio, às quintas-feiras, nos intervalos do Jornal das Dez, da GloboNews, e apresentada pelo head de educação do C6 Bank, Liao Yu Chieh.

Os quadros, veiculados ao longo dos próximos dez meses, foram produzidos pela área de Negócios da Globo em parceria com o C6 Institute, braço de impacto social do C6 Bank. Após a entrada na programação, os vídeos ficarão disponíveis em uma editoria especial no G1 — Sua Vida Financeira — e também nas redes sociais do banco.

“É a maior ação de educação financeira já realizada pelo C6 Bank, que tem entre as suas missões disseminar esse conhecimento e oferecer ferramentas para que as pessoas tenham uma vida financeira saudável”, diz Alexandra Pain, chefe de marketing e impacto social do C6 Bank. “Acreditamos que a educação financeira pode transformar uma sociedade.”

Desde o seu lançamento, em 2019, o banco já desenvolveu uma série de iniciativas com o intuito de ajudar as pessoas a alcançarem a inteligência financeira. Além de distribuir conteúdo gratuitamente em diversos formatos e plataformas, o banco também aposta na realização de workshops e cursos para levar informação de qualidade à população de baixa renda.

No ano passado, uma pesquisa do Ibope encomendada pelo C6 Bank mostrou que apenas 21% dos entrevistados tiveram acesso a conceitos de finanças pessoais quando eram pequenos. O levantamento, no entanto, indica uma mudança de comportamento nas famílias brasileiras: 77% dos participantes da pesquisa que têm criança em casa dizem conversar com os filhos quando estão em dificuldade financeira. “Já é um começo, mas ainda temos um longo caminho a percorrer”, diz Liao.

Nos últimos meses, a crise provocada pela pandemia desorganizou as finanças dos brasileiros. O endividamento das famílias bateu recorde e atingiu 51% da renda acumulada em novembro, segundo dados divulgados pelo Banco Central. O programa com o professor Liao exibido nos intervalos da GloboNews pode ajudar, especialmente neste momento, quem perdeu renda e viu as dívidas aumentarem, mas também quem conseguiu poupar e não sabe o que fazer com o dinheiro.

“Educação financeira não se trata de fazer contas e dominar conceitos complexos. É um processo de aprendizado relativamente simples, mas que exige disciplina e leva a uma mudança de comportamento que faz com que as pessoas tomem decisões de forma mais consciente e inteligente”, diz Liao.

Sobre o projeto

A série Sua Vida Financeira com Prof. Liao será dividida em duas etapas. A primeira fase conta com seis episódios — entre eles o ‘Jovem Investidor’ e o ‘Aprendendo com o Erro’  que vão abordar os primeiros passos para se fazer um planejamento financeiro, como desenvolver hábitos saudáveis e melhorar a relação com o dinheiro. Em cada programete, Liao vai ouvir as experiências de convidados e, a partir dos relatos, dará dicas de organização financeira.

A segunda etapa terá rodas de conversa com especialistas e influenciadores, que tentarão desmistificar alguns dos conceitos mais comuns no dia a dia dos investidores, além de dicas relevantes do Liao no quadro ‘Fique por Dentro com Liao. Ao longo da programação da GloboNews também serão exibidas pílulas de conteúdo em que o executivo vai descomplicar temas e expressões recorrentes no universo dos investimentos.

Pautando a educação financeira como caminho para se alcançar objetivos, sonhos e uma vida mais equilibrada, os filmes e programetes visam sensibilizar o público sobre o tema e estimular mudanças de hábitos, através da informação responsável e de histórias inspiradoras.