Embora parte dos ganhos seja isenta da tributos, o contribuinte deve inserir todos os ativos que tinha na carteira
Atualizado em
Para declarar os seus investimentos no Imposto de Renda 2022 é preciso estar atento às particularidades de cada ativo. Em alguns produtos financeiros, como CDB e Tesouro Direto, o tributo é retido direto na fonte.
Ao contrário do que acontece com as ações, em que cabe ao investidor calcular os ganhos e pagar o que deve.
Títulos de renda fixa, fundos de investimentos, ações, fundos imobiliários, saldo de conta poupança, ETFs, investimentos no exterior e até valores em criptomoedas devem ser discriminados em campos específicos da declaração.
Relacionadas:
Se você se enquadra em alguma das regras de obrigatoriedade da declaração – teve rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 ou valores não tributáveis acima de R$ 40 mil ou operou qualquer valor na Bolsa – todos os investimentos, independentemente de classe ou valor aplicado, devem estar na declaração de Imposto de Renda.
Embora parte dos ganhos seja isenta da incidência de tributos, o contribuinte deve inserir todos os investimentos que tinha na carteira em 2021.
Se você se enquadra em um ou mais dos requisitos abaixo, a declaração do IR é obrigatória:
Use o informe para declarar no Imposto de Renda os valores consolidados na sua conta em 2021. Como acessar o informe de rendimentos do C6 Bank:
Importante: este texto é uma forma de te ajudar na sua busca por informações. Em caso de dúvidas, procure um contador ou profissional qualificado para auxiliar na sua declaração.
Leia também: Tem novos planos para o futuro? Aprenda a realocar seus investimentos
Índice
Compartilhar