Leitura de 7 min

Resumo semanal: atividade forte nos EUA, fraca na Europa

Confira as principais notícias da semana, segundo a avaliação da equipe econômica do C6 Bank

Atualizado em

Confira as principais notícias da semana (4/9-8/9), segundo a avaliação da equipe econômica do C6 Bank. Leia a íntegra do relatório.

C6 Bank Felipe Salles Foto: Germano Lüders 04/08/2021

Internacional

Estados Unidos: serviços em expansão

O setor de serviços voltou a acelerar em agosto. O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) do Instituto ISM registrou aumento de 1,8 ponto para 54,5 no mês, sinalizando ritmo de expansão mais elevado. Os subíndices de atividade, demanda e emprego aceleraram e seguem acima de 50 (patamar considerado neutro). Os preços subiram no mês e continuam elevados.

Em relatório semanal, os pedidos iniciais de seguro-desemprego continuam em níveis baixos para padrões históricos, em 216 mil na semana encerrada em 2 de setembro, 13 mil inferior a semana anterior.

Europa: risco de recessão

A guerra entre Rússia e Ucrânia se estende pelo segundo ano. O foco dos bombardeios russos tem sido infraestrutura portuária no Mar Negro e no rio Danúbio, interrompendo o escoamento de grãos ucranianos. O presidente da Turquia, que foi um dos mediadores do acordo de exportação de grãos que expirou em julho, se reuniu com Putin e mostrou otimismo quanto a uma renovação do acordo, mas a Rússia faz exigências que podem dificultar o processo. O conflito segue sem perspectiva de fim próximo.

As vendas no varejo diminuíram levemente em julho frente ao mês anterior, segundo o Eurostat. As vendas estão praticamente estáveis no ano, mas em patamar abaixo da tendência pré-pandemia.

O indicador de atividade, PMI composto, foi revisado para baixo, indicando atividade mais fraca do que o antecipado para o mês de agosto. O índice diminuiu para 46,7 pontos, indicando contração no setor de serviços e manufaturas. Entre as maiores economias do bloco, os PMIs da Alemanha e da França seguem em queda, com o setor de manufaturas e serviços contraindo.

O PIB da área do euro no 2T23 foi revisado para baixo de 0,3% para 0,1% frente ao trimestre anterior, segundo o Eurostat. O fraco desempenho das exportações levaram à correção. O Banco Central Europeu (BCE) divulgou pesquisa mensal de expectativa de inflação do consumidor. Para os próximos doze meses, a expectativa permaneceu em 3,4%, mas para três anos ou mais, subiu de 2,3% para 2,4%. O aumento na expectativa de inflação será mais um elemento a pressionar o BCE na decisão de política monetária na próxima semana.

Os preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) diminuíram 0,5% em julho frente ao mês anterior, segundo o Eurostat. A queda foi a sexta consecutiva. Em 12 meses, o PPI apresenta deflação de 7,6%, o que deve ajudar a diminuir a pressão sobre os preços ao consumidor.

China: maiores cidades anunciam medidas de apoio ao setor imobiliário

As duas maiores cidades chinesas, Xangai e Pequim, seguiram a recomendação do governo central de aliviar condições para a compra de imóveis. A medida era aguardada depois que outras duas grandes cidades anunciaram o mesmo na semana anterior. As vendas de casas existentes em Xangai e Pequim dobraram no fim de semana. O setor imobiliário representa de 20-30% do PIB chinês e por isso o encolhimento do setor é acompanhado pelo governo com preocupação e medidas de apoio. Apesar disso, as medidas têm sido para frear a desaceleração da economia e alcançar a meta de crescimento para o ano “em torno de 5%”, sem promover um forte estímulo.

A balança comercial teve superávit de 68,4 bilhões de dólares em agosto, menor que no mês anterior e abaixo do esperado. No entanto, a contração de exportações e de importações perdeu força no período. Exportações contraíram 8,8%, comparado ao mesmo mês do ano anterior e importações 7,3%. No mês, as exportações melhoraram para os Estados Unidos, mas continuaram contraindo fortemente para Europa e Ásia.

Commodities: Arábia Saudita e Rússia apertam oferta de petróleo

Os preços das commodities energéticas estão em alta. Entre os dias 31 de agosto e 7 de setembro, o preço futuro do petróleo (Brent) subiu 4%, girando próximo dos 90 dólares por barril no fim do período. A Arábia Saudita decidiu manter os cortes de 1 milhão de barris por dia na produção até o fim de dezembro, medida que começou a ser utilizada em julho e justificada como necessária para apoiar a estabilidade no mercado da commodity. A Rússia também irá estender cortes na produção de 300 mil barris de petróleo por dia. O preço futuro do gás natural na Europa seguiu com alta volatilidade em meio às negociações de trabalhadores de empresas exportadoras de gás natural liquefeito na Austrália, onde uma paralisação parcial foi anunciada. Apesar do aumento recente, o preço futuro do gás natural continua bem abaixo (menos da metade) da média de janeiro de 2022 (pré-guerra).

Os preços das commodities agrícolas ficaram praticamente estáveis. O preço futuro do trigo negociado na bolsa de Chicago ficou estável no período, apesar da interrupção frequente de navios cargueiros no Mar Negro depois do fim do acordo de exportação de grãos entre Rússia e Ucrânia. Apesar disso, as exportações ucranianas continuam pelo rio Danúbio. A Ucrânia é um dos maiores produtores e exportadores da commodity. O preço do milho subiu 2%, devolvendo queda da semana anterior, e o da soja permaneceu estável.

Brasil

Focus: PIB maior em 2023

As projeções para o IPCA ficaram estáveis para 2023 (de 4,90% para 4,92%), para 2024 (de 3,87% para 3,88%), para 2025 (3,5%) e para 2026 (3,5%). O número esperado para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) registrou alta para 2023 (de 2,31% para 2,56%) e ficou estável para 2024 (de 1,33% para 1,32%). A taxa Selic está em 11,75% para 2023, em 9% para 2024, em 8,5% para 2025 e 2026. As projeções estão no Boletim Focus, relatório do Banco Central que reúne a expectativa das instituições financeiras em relação aos principais indicadores econômicos do país.

Atividade: produção industrial cai em julho

A produção industrial de julho retraiu 0,6% frente ao mês anterior. O resultado veio abaixo das projeções do mercado (-0,3%). A indústria de transformação e a indústria extrativa registraram variações de -0,4% e -1,4%, respectivamente. O destaque negativo foi a forte queda registrada na categoria de bens de capital (-7,4%), setor ligado a investimentos em máquinas e equipamentos. À frente, nossa expectativa é que a indústria fique de lado ou apresente contração. A política monetária apertada, a desaceleração global e a queda dos preços das commodities contribuem para esta tendência. Projetamos crescimento do PIB de 3% neste ano e de 1,5% para 2024.

Inflação: IGP-DI perto da estabilidade em agosto

A inflação medida pelo IGP-DI registrou leve alta de 0,05% em agosto, abaixo da mediana das projeções do mercado (0,13%). Em 12 meses, o índice está em -6,9%, levemente acima do vale de julho deste ano (-7,5%). A composição dos índices de atacado mostrou o IPA agrícola com leve retração de 0,06% frente à contração de 0,55% no mês anterior. O núcleo do IPA industrial – que inclui apenas os itens relacionados à inflação de bens industriais do IPCA, excluindo alimentos, combustíveis e minério de ferro – registrou queda de 0,19%. Em 12 meses, o IPA agrícola está em -15,3% e o núcleo do IPA industrial em -2,9%.

Equipe Econômica C6 Bank

Felipe Salles Head
Claudia Moreno Head Brasil
Claudia Rodrigues Head Internacional
Felipe Mecchi Internacional
Heliezer Jacob Brasil

Este relatório foi preparado pelo Banco C6 S.A.

Os números contidos nos gráficos de desempenho referem-se ao passado; o desempenho passado não é garantia de resultados futuros.

Cada analista de Macro Research é o principal responsável pelo conteúdo deste relatório e atesta que:

(i) todas as opiniões expressas refletem com precisão suas opiniões pessoais e eventual recomendação foi elaborada de forma independente, inclusive em relação ao Banco C6 S.A. e / ou suas afiliadas;

(ii) nenhuma parte de sua remuneração foi, está ou estará, direta ou indiretamente, relacionada a quaisquer recomendações específicas realizadas pelo analista.

Parte da remuneração do analista vem dos lucros do Banco C6 S.A. e / ou de suas afiliadas e, consequentemente, as receitas decorrem de transações mantidas pelo Banco C6 S.A. e / ou suas coligadas.

Este relatório foi preparado pelo Banco C6 S.A., uma instituição regulada por autoridades brasileiras.

O Banco C6 S.A. é responsável pela distribuição deste relatório no Brasil.