• Início
  • Press
  • C6 Bank e Mastercard patrocinam livro “Amazônia das Crianças”, de Araquém Alcântara

Leitura de 5 min

C6 Bank e Mastercard patrocinam livro “Amazônia das Crianças”, de Araquém Alcântara

Banco vai distribuir exemplares na região e disponibilizar obra para download gratuito no próprio site

Atualizado em

Foto: Araquém Alcântara

O C6 Bank e a Mastercard apresentam o livro “Amazônia das Crianças”, do fotógrafo Araquém Alcântara, um dos precursores da fotografia de natureza no Brasil. Em seu primeiro livro infantil, ele retrata e dá voz a 15 meninos e meninas que vivem na maior floresta tropical do mundo. O pré-lançamento do “Amazônia das Crianças” ocorrerá no dia 23 de novembro, durante uma exposição fotográfica na abertura da Virada Sustentável de Belém (PA). O livro também ficará disponível para download gratuito no site do banco.

Na obra, são as próprias crianças que contam, em primeira pessoa, como é viver a infância na imensidão do bioma amazônico, em relatos inspirados no cotidiano e nas lendas da região. Além das imagens de Araquém Alcântara – que tem mais de 60 livros publicados sobre temas ambientais – a obra traz textos do jornalista Morris Kachani e ilustrações do artista Angelo Abu. As personagens são crianças indígenas, ribeirinhas, extrativistas, quilombolas, urbanas e beiradeiras, que representam a diversidade da Amazônia, nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará e Roraima.

Relacionadas:

Além de apoiar Araquém Alcântara desde a concepção do projeto que originou o “Amazônia das Crianças”, com patrocínio direto e sem incentivos públicos, o C6 Bank e a Mastercard querem deixar um legado para as comunidades da região e fazer com que a Amazônia retratada no livro, em fotos e histórias, seja conhecida no país inteiro. Em parceria com a Associação Vaga Lume, presente em 22 municípios da Amazônia Legal e responsável pela implantação e fomento de 95 bibliotecas comunitárias, o banco fará uma ação de incentivo à leitura em comunidades de seis estados da região. Cerca de 2 mil livros serão distribuídos a escolas públicas. Escolas das comunidades envolvidas no projeto receberão a nova publicação de Araquém além de um acervo com 120 outros títulos.

“Acreditamos que a educação tem o potencial de transformar as próximas gerações. Patrocinar este livro e incentivar a leitura é uma forma de apresentar às crianças a diversidade da floresta e a importância de preservá-la, para que se tornem adultos conscientes e atuantes na defesa da Amazônia”, diz Alexandra Pain, chefe de ESG do C6 Bank.

A Vaga Lume também vai realizar encontros de formação de mediação de leitura nas comunidades que participaram do livro “Amazônia das Crianças”. A obra de Araquém Alcântara virá acompanhada de uma edição do livro do professor, com informações e sugestões de atividades que têm o objetivo de ampliar o conceito de sustentabilidade e discutir modelos de sociedades do futuro. Os textos do “Guia de Navegação” são do professor Zysman Neiman e a edição final do jornalista Décio Galina. Os volumes estão reunidos em um box e serão usados na formação dos mediadores. Os dois livros ficarão disponíveis para download gratuito no site do C6 Bank a partir desta quinta-feira (23/11), em formato PDF e para e-books.

“Poucas pessoas conhecem a Amazônia que essas crianças veem. Por isso, o livro dá voz a elas. É uma visão única. O que é muito importante, porque são justamente as crianças que vão liderar a preservação da floresta. O futuro passa pela educação das crianças agora. Para que haja futuro”, diz Araquém Alcântara, que durante o projeto produziu cerca de 10 mil imagens — 300 delas foram publicadas nos dois livros que compõem o box.

A expedição que resultou no livro “Amazônia das Crianças” foi dividida em três etapas e durou 93 dias. Começou no Parque Indígena do Xingu, no Mato Grosso, em que a equipe participou do Quarup, ritual em homenagem aos mortos, e terminou no Oiapoque, a última cidade do Norte do Brasil.

“Nosso grande desafio foi produzir um conteúdo em que as crianças da Amazônia dialogassem com meninos e meninas do mundo”, diz o jornalista Morris Kachani. O livro combina fotografia, ilustração e texto para abordar temas urgentes, como os modos de viver e ser na Amazônia, a urgência de conhecer esse importante manancial verde da humanidade e o despertar de uma consciência de preservação.

Pré-lançamento

O pré-lançamento do livro “Amazônia das Crianças” acontece no dia 23 de novembro, durante a abertura da Virada Sustentável, um dos maiores eventos de sustentabilidade do Brasil, que será realizado pela primeira vez em Belém. Em parceria com os organizadores da Virada Sustentável, o C6 Bank e a Mastercard farão uma exposição fotográfica com imagens da obra de Araquém Alcântara, ao ar livre, no espaço Ver-o-Rio, situado às margens da Baía do Rio Guajará. No dia 30 de dezembro, o livro será lançado em São Paulo, em um evento que reunirá os autores da obra e convidados na sede do banco.

Amazônia das Crianças

  • Fotografia: Araquém Alcântara
  • Texto: Morris Kachani
  • Ilustrações: Angelo Abu
  • Editora TerraBrasil
  • Patrocínio C6 Bank e Mastercard

Amazônia das Crianças — Guia de navegação

  • Fotografia: Araquém Alcântara
  • Coordenação pedagógica e textos: Zysman Neiman
  • Editora TerraBrasil Patrocínio C6 Bank e Mastercard

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Este é um texto de divulgação para jornalistas. As informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank referem-se às condições existentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.