Leitura de 7 min

Resumo semanal: China e Reino Unido escolhem seus líderes

Confira as principais notícias da semana, segundo a avaliação da equipe econômica do C6 Bank

Atualizado em

Confira as principais notícias da semana (17/10-21/10), segundo a avaliação da equipe econômica do C6 Bank. Leia a íntegra do relatório.

Internacional

Estados Unidos: setor imobiliário segue perdendo fôlego

O setor imobiliário continua enfraquecendo. O índice de construção de novas moradias contraiu 8,1% em setembro, segundo o Departamento de Comércio. O índice de permissão para construir novas unidades subiu levemente (1,4%) no mesmo período, mas depois de forte queda no mês anterior. A venda de casas usadas diminuiu 1,5%, segundo a Associação Nacional de Corretores de Imóveis (NAR, na sigla em inglês). Este foi o oitavo mês consecutivo de queda e o nível de vendas está no menor patamar em 2 anos. Os estoques de casas disponíveis para venda têm aumentado na margem, mas seguem baixos e ainda pressionam preços. A confiança das construtoras (NAHB Housing Market Index) teve queda de 8 pontos, recuando para 38 em outubro. Desde o início do ano, o setor tem perdido força, indicando que taxas de hipotecas mais altas têm pesado sobre vendas, construções e otimismo das empresas.

Os indicadores regionais de atividade industrial do Federal Reserve (Fed) continuaram fracos em outubro e vieram menores que o esperado. O índice do Fed de Nova York diminuiu 7,6 pontos, com piora na produção e menor emprego enquanto a demanda permaneceu estável. O índice do Fed da Filadélfia aumentou 1,2 ponto, com aumento no emprego, mas demanda fraca. Em ambos os índices, os preços pagos subiram a partir de níveis ainda elevados e o tempo de entrega de mercadorias permaneceu próximo à média histórica da série, indicando que já não há pressões de ruptura de cadeias de produção.

O mercado de trabalho segue aquecido. Em relatório semanal, os pedidos iniciais de seguro-desemprego seguem em níveis baixos para padrões históricos, em 214 mil na semana encerrada em 15 de outubro, 12 mil abaixo da semana anterior.

Europa: Reino Unido terá novo primeiro-ministro

O conflito entre Rússia e Ucrânia se estende e está próximo do oitavo mês. Bombardeios russos mirando infraestrutura de energia ucraniana continuaram durante a semana e já destruíram aproximadamente 30% das estações elétricas nos últimos 10 dias. Apagões têm ocorrido no país, inclusive na capital, Kiev. Contraofensivas ucranianas continuam na tentativa de afastar russos de parte de territórios anexados no leste do país. Ajuda militar e financeira à Ucrânia continua por parte dos países aliados. O conflito entre Rússia e Ucrânia se estende por mais tempo do que era previsto.

Os preços das commodities seguem com alta volatilidade. Entre os dias 14 e 20 de outubro, o preço do petróleo ficou praticamente estável, mas abaixo da semana anterior, refletindo preocupações com uma desaceleração global. O gás natural diminuiu significativamente em meio a contínua formação de estoques no continente europeu e chegada de mais gás natural liquefeito. No fim da semana, houve acordo entre líderes da União Europeia para limitar temporariamente o preço do gás natural a fim de conter preço de energia. Os grãos seguem pressionados por um possível fim do acordo de exportação entre Rússia e Ucrânia em meados de novembro.

No Reino Unido, a primeira-ministra, Liz Truss, renunciou ao cargo depois de forte pressão do próprio partido conservador em meio a turbulências causadas pelo anúncio do plano fiscal em 23 de setembro. O plano que previa corte de impostos e aumento de gastos do governo foi recebido com desconfiança por investidores, que recearam a sustentabilidade da dívida. A reação negativa ao plano levou à intervenção do Banco Central da Inglaterra e, no fim da semana passada, ao afastamento do ministro de finanças. Mesmo com um recuou anunciado no início desta semana em quase metade das medidas do plano, a primeira-ministra não conseguiu restaurar sua credibilidade. Um novo primeiro-ministro deve ser apontado na próxima semana.

As vendas do varejo inglês contraíram 1,4% em setembro frente ao mês anterior, bem abaixo do esperado, seguindo uma tendência de queda iniciada no fim do ano passado. A inflação ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) subiu 0,5% no mesmo período, com aumento no preço de alimentos (1,1%), enquanto combustíveis continuaram cedendo e preços de serviços permaneceram firmes. O núcleo (exclui alimentos e energia) seguiu elevado. Em 12 meses, a inflação acelerou e acumula alta de 10,1% e o núcleo de 6,5%. A inflação ao produtor (PPI, na sigla em inglês) também subiu no período, sugerindo pressão sobre preços de bens à frente.

China: líderes políticos serão definidos no fim de semana

O XX Congresso Nacional do partido comunista, evento quinquenal que define os líderes políticos do país para os próximos 5 anos ou mais, termina este fim de semana. Em discurso de abertura, o presidente Xi Jinping enfatizou segurança nacional e crescimento econômico para os próximos anos. Além disso, destacou a política de Covid zero como importante para saúde da população e exaltou objetivos de redução da pobreza e iniciativas anticorrupção. O relatório do Congresso, apresentado como parte do evento, reforçou também uma continuidade de visão sobre o mercado imobiliário (“casas são para morar e não para especular”) e aumentou a relevância da educação, tecnologia e inovação para promover crescimento sustentável no longo prazo.  Nenhuma grande mudança de políticas públicas é esperada imediatamente após o Congresso. No domingo (23), a nova liderança do país deve ser anunciada e o presidente Xi Jinping deve ser confirmado para um terceiro mandato.

O quadro de Covid-19 teve melhora esta semana, com redução do número de casos diários para em torno de 1.000, abaixo da média da semana anterior. O número de áreas de risco, no entanto, segue elevado, o que significa que restrições à mobilidade continuam em várias áreas. A política de Covid zero adotada pelo país mantém um controle rigoroso sobre a circulação de pessoas quando casos aumentam, o que traz dificuldades para a economia. Um confinamento parcial foi anunciado em Xian, cidade de 13 milhões de habitantes, por pelo menos uma semana.

O Departamento Nacional de Estatísticas da China (NBS, na sigla em inglês) adiou a divulgação de dados econômicos que seriam publicados esta semana. O motivo e a nova data de publicação não foram especificados.

O Banco Central da China (PBOC, na sigla em inglês) manteve inalteradas as taxas de juros de curto prazo (LPR 1 ano) e de longo prazo (LPR 5 anos), conforme esperado. A LPR 1 ano permaneceu em 3,65% e a LPR 5 anos em 4,30%. Na semana passada, o PBOC já tinha deixado inalterada a taxa de médio prazo em meio a pressão sobre a moeda chinesa que tem se desvalorizado com a desaceleração da economia e aumento de juros nos Estados Unidos.

Brasil

Focus: expectativa de inflação para 2024 registrou queda

A projeção para o IPCA apresentou queda em todos os horizontes: para 2022 (de 5,71% para 5,62%), para 2023 (de 5% para 4,97%) e para 2024 (de 3,47% para 3,43%). O número esperado para o Produto Interno Bruto (PIB) registrou leve alta tanto para 2022 (de 2,7% para 2,71%) quanto para 2023 (de 0,54% para 0,59%). A taxa Selic ficou estável em 13,75% para o final deste ano, em 11,25% para 2023 e em 8% para 2024. As projeções estão no Boletim Focus, relatório do Banco Central que reúne a expectativa das instituições financeiras em relação aos principais indicadores econômicos do país.

Inflação: preços no atacado em retração

O IGP-10 registrou deflação de 1,04% em outubro e acumula alta de 7,4% em 12 meses. A composição dos índices de atacado mostrou o IPA agrícola com queda de 1,33% frente à queda de 0,39% no mês anterior. O núcleo do IPA industrial – que inclui apenas os itens relacionados à inflação de bens industriais do IPCA, excluindo alimentos, combustíveis e minério de ferro – registrou retração de 0,77% ante queda de 0,22% em setembro. No acumulado em 12 meses, ambos indicadores seguem desacelerando, o núcleo dos bens industriais está em 10% e o IPA agrícola em 4,79%. À frente, esperamos que o núcleo do IPA industrial siga desacelerando no acumulado em 12 meses, enquanto o IPA agrícola pode apresentar volatilidade.

Equipe Econômica C6 Bank

Felipe Salles Head
Claudia Moreno Head Brasil
Claudia Rodrigues Head Internacional
Felipe Mecchi Internacional
Heliezer Jacob Brasil

Este relatório foi preparado pelo Banco C6 S.A.

Os números contidos nos gráficos de desempenho referem-se ao passado; o desempenho passado não é garantia de resultados futuros.

Cada analista de Macro Research é o principal responsável pelo conteúdo deste relatório e atesta que:

(i) todas as opiniões expressas refletem com precisão suas opiniões pessoais e eventual recomendação foi elaborada de forma independente, inclusive em relação ao Banco C6 S.A. e / ou suas afiliadas;

(ii) nenhuma parte de sua remuneração foi, está ou estará, direta ou indiretamente, relacionada a quaisquer recomendações específicas realizadas pelo analista.

Parte da remuneração do analista vem dos lucros do Banco C6 S.A. e / ou de suas afiliadas e, consequentemente, as receitas decorrem de transações mantidas pelo Banco C6 S.A. e / ou suas coligadas.

Este relatório foi preparado pelo Banco C6 S.A., uma instituição regulada por autoridades brasileiras.

O Banco C6 S.A. é responsável pela distribuição deste relatório no Brasil.