O INCC é um índice muito utilizado por empresas de construção civil na hora de tomar decisões e se planejar
Atualizado em
O INCC é um dos índices mais importantes no campo da construção civil. Ele auxilia empresas ligadas a esse setor a tomar decisões com mais segurança e planejamento.
Neste post, entenda melhor o que é esse índice e como ele funciona. Confira mais informações a seguir.
Relacionadas:
O Índice Nacional de Custo de Construção, comumente chamado de INCC, é um índice originado do ICC, criado em 1950 para acompanhar o custo no mercado de construção do Rio de Janeiro, na época capital do Brasil.
Com o tempo, no entanto, foi se expandindo, até ser substituído pelo INCC em 1985. Hoje em dia, monitora a evolução dos preços de materiais, serviços e mão de obra utilizados na construção de residências no Brasil, a partir de uma medição feita em 7 capitais.
Ele também é parte do Índice Geral de Preços, indicador usado como medida do movimento de preços, desde matérias-primas até os produtos finais. Corresponde a 10% da composição do IGP.
O INCC é usado, por exemplo, em cenários de financiamento de imóvel em construção. Ao financiar um empreendimento na planta, o valor cobrado será a soma do apartamento com os reajustes que envolvem a sua construção, como inflação dos preços dos insumos.
Além disso, esse índice também pode ser utilizado na cobrança de parcelas de empreendimentos, com o objetivo de manter o poder de compra do valor acordado com o cliente.
Ele é divulgado em três diferentes modalidades: INCC-M, INCC-10 e INCC-DI.
A diferença entre cada uma delas está no período de referência: o INCC-M (M significando mercado) é pesquisado entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês de referência. Essa modalidade compõe 10% do IGP-M.
Já o INCC-10, entre os dias 11 do mês anterior e 10 do mês de referência. Compõe 10% do IGP-10.
O INCC-DI (DI significando Disponibilidade Interna), por fim, entre o primeiro e o último dia do mês de referência, compondo 10% do IGP-DI. Juntas, essa modalidades proporcionam uma estatística contínua, que é o INCC acumulado.
O cálculo é feito através de uma média aritmética dos dados coletados nas 7 capitais utilizadas na análise do índice (Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo).
Para o cálculo, são levados em conta um sistema de preço, que apresenta valores baseados em serviços, mão de obra, materiais e equipamentos, e um sistema de peso, que considera as variações de custos entre as cidades analisadas e o tamanho dos seus mercados de construção civil.
Leia também: Capitânia: fundos imobiliários prometem bom desempenho em 2022
Compartilhar