• Início
  • Economia
  • Resumo semanal: PEC da Transição é apresentada ao Congresso

Leitura de 9 min

Resumo semanal: PEC da Transição é apresentada ao Congresso

Confira as principais notícias da semana, segundo a avaliação da equipe econômica do C6 Bank

Atualizado em

Confira as principais notícias da semana (14/11-18/11), segundo a avaliação da equipe econômica do C6 Bank. Leia a íntegra do relatório.

Internacional

Estados Unidos: setor imobiliário segue em contração

O setor imobiliário segue em queda livre. Os índices de construção de novas moradias e de permissão para construir tiveram retração de 4,2% e 2,4%, respectivamente, em outubro frente ao mês anterior, segundo o Departamento de Comércio. O índice de confiança das construtoras (NAHB Housing Market Index) apresentou queda de 5 pontos em novembro, chegando ao menor nível em uma década, excluindo o período da pandemia. Taxas de hipotecas mais elevadas têm pesado sobre a atividade imobiliária.

Os indicadores regionais de atividade industrial do Federal Reserve (Fed) da Filadélfia, do Kansas e de Nova York, apresentaram sinais mistos em novembro. Em comum, podemos destacar um enfraquecimento da demanda, preços ainda elevados e um mercado de trabalho aquecido.

As vendas no varejo seguem firmes. O índice subiu 1,3% em outubro frente ao mês anterior, segundo o Departamento de Comércio. A expansão foi maior que a esperada.

O mercado de trabalho continua forte. Em relatório semanal, os pedidos iniciais de seguro-desemprego continuam em níveis baixos para padrões históricos, em 222 mil na semana encerrada no dia 12 de novembro, 4 mil abaixo da semana anterior.

A inflação ao produtor moderou. O índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) subiu 0,2% em outubro frente ao mês anterior com forte aumento no preço de energia. Alimentos subiram levemente e o núcleo permaneceu estável. Dentro do núcleo, houve queda no preço de bens e moderação em serviços. Nos últimos 12 meses, o PPI desacelerou e acumula alta de 8%.

Europa: Reino Unido anuncia novo pacote fiscal

O conflito entre Rússia e Ucrânia se estende e está no nono mês. Bombardeios russos se intensificaram com mísseis de longo alcance direcionados principalmente para infraestruturas de energia, enquanto tropas russas têm dificuldades de avançar por terra. Várias regiões do país, inclusive a capital, seguem com falha no abastecimento de energia. Tropas russas deixaram Kherson, primeira grande cidade tomada durante a invasão, um sinal positivo para Ucrânia. Durante a semana, preocupações quanto a uma possível escalada no conflito – depois que mísseis atingiram vilarejo na Polônia – diminuíram com investigações sinalizando que explosões foram provocadas acidentalmente pela defesa aérea ucraniana e não por ataques russos. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, segue defendendo que um acordo de paz só poderá ser negociado depois que a Criméia (tomada por russos em 2014) e a região de Donbas forem devolvidas à Ucrânia.

Os preços das commodities seguem com alta volatilidade. Entre os dias 11 e 17 de novembro, o preço do petróleo recuou, refletindo um cenário global de desaceleração da atividade econômica. O gás natural subiu levemente em meio a estoques elevados no continente europeu e previsão de temperatura amena.

A produção industrial (excluindo construção) cresceu 0,9% em setembro frente ao mês anterior, com forte aumento na Irlanda, que costuma ter dados mais voláteis. Dentre as principais economias do bloco houve contração na produção da França (-0,7%), Itália (-1,8%) e Espanha (-0,4%) e expansão moderada na Alemanha (0,8%). Empresas intensivas em energia continuam sendo impactadas pelo alto preço do insumo.

O Reino Unido anunciou novo pacote fiscal, desta vez sem surpresas para investidores. O plano, que prevê um aperto de £55 bilhões (quase 2% do PIB) até 2027-2028 com corte de gastos públicos e maior arrecadação, tem a maior parte do ajuste depois de eleições gerais em 2024-2025. Dentre as medidas para aumentar a arrecadação estão aumento de impostos sobre alta renda, sobre dividendos e ganhos de capital, além de aumento significativo no imposto sobre lucro de empresas de energia. Para aliviar o elevado custo de vida, o governo irá limitar o aumento na conta de energia típica a £3.000 (antes £3.500) por ano para todos, a partir de março de 2023 por 1 ano, enquanto os mais vulneráveis terão ajuda extra. O salário mínimo e outros benefícios também serão aumentados. O Gabinete de Responsabilidade Orçamentária (OBR, na sigla em inglês), entidade independente do governo, prevê um encolhimento da economia em 2023 de 1,4% e redução da razão dívida pública-PIB apenas em 5 anos (antes eram 3 anos).

O mercado de trabalho segue apertado no Reino Unido. Segundo o Departamento de Estatísticas Nacional, houve leve aumento na taxa de desemprego, que passou de 3,5%, menor nível em quase 50 anos, para 3,6% nos três meses até setembro com a participação na força de trabalho continuando abaixo do nível pré-pandemia (62,9%); já as contratações subiram e os salários (excluindo bônus) aceleraram para 5,7% no mesmo período. O número de vagas em aberto por desempregado continuou elevado, próximo ao máximo da série.

As vendas do varejo (excluindo automóveis) subiram moderadamente (0,3%) em outubro frente ao mês anterior, mas vieram abaixo do esperado. Desde o início do ano, as vendas têm seguido uma trajetória de enfraquecimento.

A inflação ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) subiu 2% em outubro frente ao mês anterior, com forte aumento no preço de energia (24,7%), enquanto alimentos continuaram subindo (2%). O núcleo (exclui alimentos e energia) acelerou 0,7%. Em 12 meses, a inflação acumula alta de 11,1%, maior aumento em 41 anos, e o núcleo de 6,5%. A inflação ao produtor (PPI, na sigla em inglês) também subiu no período, sugerindo pressão sobre preços de bens à frente.

China: casos de Covid sobem significativamente

O número de casos de Covid-19 continuou subindo e alcançou nível elevado, não visto desde março deste ano, chegando a mais de 25.000. O número de áreas de alto risco também subiu fortemente, o que significa que restrições à mobilidade aumentaram em várias áreas. Os casos estão principalmente concentrados em duas províncias, Guangdong e Chongqing. A cidade de Guangzhou, de 19 milhões de habitantes, capital de Guangdong e importante centro industrial, tem adotado lockdowns por distritos, evitando um confinamento mais abrangente, mas o número de casos diários já é mais que o dobro do observado em Xangai quando houve o lockdown em março. Governos locais têm tido dificuldade em implementar as novas orientações de Pequim, como menor tempo de quarentena, lockdown restrito a áreas e não cidades, e ainda assim conter o avanço do vírus. Os casos estão subindo em dois terços das províncias.

A atividade continuou perdendo força em outubro, segundo dados do Escritório Nacional de Estatística (NBS, na sigla em inglês). A produção industrial desacelerou, expandindo 5% frente ao mesmo mês do ano anterior, refletindo menores exportações. As vendas no varejo contraíram 0,5%, ficando abaixo do esperado, com menor mobilidade interna associada a surtos de Covid-19. A taxa de desemprego urbano permaneceu em 5,5% e segue elevada entre jovens (17,9% na faixa de 16 a 24 anos).

O investimento em ativos fixos (FAI, na sigla em inglês) desacelerou para 5,8% nos dez primeiros meses do ano frente ao mesmo período do ano anterior. Os investimentos em infraestrutura e em manufaturas seguem fortes, porém mais moderados. No entanto, investimentos imobiliários continuam contraindo em razão de dificuldades enfrentadas pelo setor. As vendas de imóveis residenciais tiveram queda de 28,2% no período. O preço médio de casas novas em 70 cidades chinesas continuou cedendo, diminuindo 0,4% em outubro frente ao mês anterior e completando pouco mais de 1 ano de quedas consecutivas do índice.

Brasil

Focus: expectativa de inflação para 2024 permanece estável

A projeção para o IPCA apresentou alta para 2022 (de 5,63% para 5,82%) e ficou estável tanto para 2023 (em 4,94%) quanto para 2024 (em 3,5%). O número esperado para o Produto Interno Bruto (PIB) registrou leve alta para 2022 (passou de 2,76% para 2,77%) e ficou estável para 2023 (em 0,70%). A taxa Selic ficou estável em 13,75% para o final deste ano, em 11,25% para 2023 e em 8% para 2024. As projeções estão no Boletim Focus, relatório do Banco Central que reúne a expectativa das instituições financeiras em relação aos principais indicadores econômicos do país.

Inflação: preços no atacado de bens industriais ficaram estáveis na prévia de novembro

O IGP-10 registrou deflação de 0,59% em novembro e acumula alta de 5,6% em 12 meses. A composição dos índices de atacado mostrou o IPA agrícola com queda de 1,44% frente à queda de 1,33% no mês anterior. O núcleo do IPA industrial – que inclui apenas os itens relacionados à inflação de bens industriais do IPCA, excluindo alimentos, combustíveis e minério de ferro – ficou de lado (0,02%) ante queda de 0,76% em outubro. No acumulado em 12 meses, ambos indicadores seguem desacelerando, o núcleo dos bens industriais está em 7,49% e o IPA agrícola em 4,75%. À frente, esperamos que o núcleo do IPA industrial siga desacelerando no acumulado em 12 meses, enquanto o IPA agrícola pode apresentar volatilidade.

Fiscal: PEC da Transição é apresentada ao Congresso

O governo eleito entregou ao Congresso Nacional nesta quarta-feira (16) a primeira versão da Proposta de Emenda à Constituição (PEC), a chamada PEC de Transição, que deixa fora do teto de gastos as despesas relacionadas ao Auxílio Brasil. O valor total dos benefícios deve ser de R$ 175 bilhões para 2023. O texto não explicita um prazo para esta excepcionalidade. Além disso, a proposta fala em excluir do teto de gastos investimentos que seriam feitos com arrecadação extraordinária, no limite de R$ 23 bi por ano. Com isso, a equipe de transição tenta resolver o impasse do orçamento de 2023, no qual não cabem todas as promessas feitas na campanha sem que outras despesas sejam cortadas. A PEC deve começar a tramitar na semana que vem no Senado. A expectativa é que o texto seja negociando e que ocorram modificações.

Equipe Econômica C6 Bank

Felipe Salles Head
Claudia Moreno Head Brasil
Claudia Rodrigues Head Internacional
Felipe Mecchi Internacional
Heliezer Jacob Brasil

Este relatório foi preparado pelo Banco C6 S.A.

Os números contidos nos gráficos de desempenho referem-se ao passado; o desempenho passado não é garantia de resultados futuros.

Cada analista de Macro Research é o principal responsável pelo conteúdo deste relatório e atesta que:

(i) todas as opiniões expressas refletem com precisão suas opiniões pessoais e eventual recomendação foi elaborada de forma independente, inclusive em relação ao Banco C6 S.A. e / ou suas afiliadas;

(ii) nenhuma parte de sua remuneração foi, está ou estará, direta ou indiretamente, relacionada a quaisquer recomendações específicas realizadas pelo analista.

Parte da remuneração do analista vem dos lucros do Banco C6 S.A. e / ou de suas afiliadas e, consequentemente, as receitas decorrem de transações mantidas pelo Banco C6 S.A. e / ou suas coligadas.

Este relatório foi preparado pelo Banco C6 S.A., uma instituição regulada por autoridades brasileiras.

O Banco C6 S.A. é responsável pela distribuição deste relatório no Brasil.