O que é PNAD: entenda a importância dessa pesquisa do IBGE

Entenda o que significa PNAD, pesquisa do IBGE que foi substituída em 2016 pela PNAD Contínua

Atualizado em

Tempo de leitura · 5 min

Publicado em

Entenda o que é PNAD e seus objetivos.

Os números relacionados a PNAD marcam presença na vida de quem lida com o mercado financeiro. Se você acompanha com uma certa frequência os índices divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), já deve ter visto o termo em alguma leitura.

Porém, qual o significado dessa sigla que foi encerrada em 2016 e substituída pela PNAD Contínua? Pensando em explicar isso, o C6 Bank preparou este texto. Nele, você encontrará as respostas para as seguintes questões:

  • O que é PNAD?
  • Qual o objetivo da PNAD Contínua?
  • Como a pesquisa é feita?
  • Como é calculada a PNAD Contínua?
  • Qual a diferença entre a PNAD e a PNAD Contínua?
  • Qual a PNAD Contínua atual?
  • Como acompanhar as flutuações da taxa?
  • Qual a importância da PNAD para a economia?

Relacionadas:

O que é PNAD?

PNAD é a sigla para Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. Criada em 1967, ela produzia resultados para Brasil, grandes regiões, Unidades da Federação e nove regiões metropolitanas (Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre).

De forma permanente, a PNAD IBGE pesquisava características gerais da população, como educação, trabalho, rendimento e habitação. Além disso, com periodicidade variável, ela também analisava temas de acordo com a necessidade de informação do país.  

Após 49 anos de existência, a pesquisa foi encerrada em 2016 e substituída pela PNAD Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua). Esta, por sua vez, possui uma cobertura territorial mais abrangente e disponibiliza informações trimestrais acerca da força de trabalho.

Qual o objetivo da PNAD Contínua?

O objetivo da PNAD Contínua é de, prioritariamente, atender a demandas dos usuários e suprir necessidades para a formulação e gestão de políticas públicas.

Dessa forma, a pesquisa auxilia a minimizar lacunas existentes na produção nacional de estatísticas.

Como a pesquisa é feita?

Devido à pandemia de Covid-19, a PNAD Contínua mudou de forma em relação à coleta de informações.

Antes feita de forma presencial com um entrevistador do IBGE a domicílio, ela passou a ser realizado por telefone.

Como é calculada a PNAD Contínua?

cálculo da PNAD Contínua fica por conta do IBGE. Para isso, ele leva em consideração dois grupos: maiores de 14 anos aptos a trabalhar e menores de 14 anos considerados não aptos.

Gráfico que sinaliza a PNAD

O IBGE é responsável pelo cálculo da PNAD Contínua

Além disso, há uma divisão dentro do primeiro grupo de acordo com os seguintes dados: pessoas na força de trabalho e pessoas fora da força de trabalho.

Por fim, pessoas dentro deste primeiro grupo são divididas em desocupadas e empregadas. Deste dado é possível extrair a taxa de desemprego, obtida através do cálculo do número de desocupados dividido pelo total de pessoas na força de trabalho.

Qual a diferença entre a PNAD e a PNAD Contínua?

A principal diferença entre as duas pesquisas é a metodologia. Isso porque a atual PNAD acompanha as flutuações, a evolução da força de trabalho e outras informações relevantes para o estudo do desenvolvimento econômico do Brasil.

A PNAD Contínua, portanto, reúne dados de indicadores gerais mensais e trimestrais.

Qual a PNAD Contínua atual?

A taxa de desemprego da PNAD Contínua no trimestre terminado em julho veio em 6,8%. Este é o menor valor registrado para um trimestre encerrado em julho desde o início da série histórica em 2012. 

Como acompanhar as flutuações da taxa?

É possível acompanhar as flutuações da taxa no site do IBGE. Lá você encontra os principais resultados, tabelas, quadros sintéticos, conceitos, métodos e publicações.

Além disso, também é possível verificar os números atualizados da PNAD nos relatórios macroeconômicos produzidos pelos nossos economistas. Clique aqui para conferir o valor divulgado no início do mês de novembro.  

Qual a importância da PNAD para a economia?

Os dados obtidos através da PNAD são essenciais para o governo brasileiro tomar decisões macroeconômicas, pensando no bem-estar e crescimento de toda a sociedade.

Além disso, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios serve também como um termômetro para analisar o comportamento da economia no curto, médio e longo prazo.

Agora você sabe melhor o que significa PNAD, como ela funciona e é calculada, qual sua importância para a economia e até mesmo como é possível acompanhar as atualizações.

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Leia também: