• Início
  • Economia
  • Podcast Macro Review: commodities em queda – alívio para a inflação?

Leitura de 3 min

Podcast Macro Review: commodities em queda – alívio para a inflação?

Economistas do C6 Bank explicam o que a queda dos preços de matérias-primas significa para a inflação e mais

Atualizado em

Equipe de economistas do C6 Bank que integra o Podcast Macro Review

Está no ar o 21º episódio do Macro Review, o podcast semanal dos economistas do C6 Bank. Esta semana, nossa equipe explica o motivo da queda substancial no preço das commodities e seus efeitos sobre a inflação.

Como diz Claudia Rodrigues, head de internacional da equipe econômica do C6 Bank, o recuo no preço das matérias-primas traz algum alívio, já que diminui o custo de produção das empresas e o custo de vida das famílias. Porém, mesmo assim, a alta de preços é uma situação desafiadora em nível global.  Por quê?

Existem três fatores que podem mexer com a oferta de commodities e contribuir para aumentar a inflação:

  1. A guerra na Ucrânia ainda não chegou ao fim;
  2. Os principais produtores de petróleo do mundo estão próximos do limite da capacidade de produção;
  3. As sanções europeias mais duras contra o petróleo russo entram em vigor no fim do ano.

No Brasil, além desses desafios, há duas outras questões que fazem a inflação demorar a cair:

  • Inércia inflacionária: no Brasil, a inflação passada afeta os preços presentes e futuros. Estabelecimentos como escolas, academias e consultórios médicos remarcam seus preços de acordo com a variação anterior;

O episódio desta semana também analisa os resultados dos seguintes indicadores: IPCA de julho, Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) de junho, Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) de junho e CPI (inflação nos EUA) de julho.   

Para entender isso e muito mais, basta buscar por Macro Review no Spotify ou clicar aqui: O que a queda das commodities significa para a inflação global. O podcast também está disponível no YouTube e nas plataformas Google Podcasts e Pocket Casts.

Sintonizados nos acontecimentos e indicadores que movem a economia – como os ligados a inflação, indústria, comércio, serviços e muitos outros –, os economistas do banco ajudam o ouvinte ou o leitor a compreender as estatísticas e entender como todas elas se encaixam na sociedade.

Veja também:

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.