• Início
  • Economia
  • Podcast Macro Review: o (des)equilíbrio das contas públicas no Brasil

Leitura de 3 min

Podcast Macro Review: o (des)equilíbrio das contas públicas no Brasil

Economistas do C6 Bank explicam por que a dívida pública brasileira pode atingir patamares recordes e o que isso tem a ver com o dólar alto e a credibilidade do Brasil

Atualizado em

Capa do episódio 23 do Podcast Macro Review com os economistas do C6 Bank

Está no ar o 23º episódio do Macro Review, o podcast semanal dos economistas do C6 Bank. Nesta semana, nossa equipe explica por que a dívida pública brasileira pode atingir patamares recordes e a relação disso com o dólar alto e a credibilidade do país.

A dívida líquida pública do Brasil (quantia que o governo brasileiro deve aos credores, descontando o que tem a receber) está em patamar elevado e pode atingir já em 2023 o maior nível da série, iniciada em 2001. Segundo o Boletim Focus, a previsão é que o Brasil feche 2022 com uma dívida líquida de 59% do Produto Interno Bruto (PIB).

O tamanho da dívida, como explicam nossos economistas no programa, não é exatamente o problema. A questão maior é o rumo que ela está tomando. A previsão para 2026 é que a dívida líquida pública alcance o equivalente a 68,9% do PIB.

O episódio explica o custo que isso tem para o país e analisa as soluções. “A saída para o problema da dívida não é só controlar os gastos, mas também melhorar a qualidade dos gastos”, diz Claudia Moreno, head de Brasil da equipe econômica do C6 Bank.

O programa desta semana também analisa: a queda do IPCA-15 em agosto; a desaceleração indicada pelos Índice de Gerentes de Compras (PMI) nos EUA e na zona do euro; e o recuo (ainda insuficiente) da inflação nos EUA.

Para entender isso e muito mais, basta buscar por Macro Review no Spotify ou clicar aqui: O (des)equilíbrio das contas públicas no Brasil. O podcast também está disponível no YouTube e nas plataformas Google PodcastsPocket Casts e Deezer.

Sintonizados nos acontecimentos e indicadores que movem a economia – como os ligados a inflação, indústria, comércio, serviços e muitos outros –, os economistas do banco ajudam o ouvinte ou o leitor a compreender as estatísticas e entender como todas elas se encaixam na sociedade.

Veja também:

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.