O Simei ajuda no recolhimento mensal do ICMS, ISS e contribuição previdenciária
Atualizado em
O Simei é um sistema de pagamento de tributos unificados em valores fixos mensais, por parte de microempreendedores individuais (MEI).
A seguir, veja mais informações sobre os tributos inclusos nesse sistema, bem como os valores de cada um.
Relacionadas:
O MEI optante pelo Simei paga, por meio do DAS, os seguintes tributos:
Assim como acontece com a opção pelo Simples Nacional, a opção pelo Simei não exclui a incidência de outros tributos, como por exemplo:
Os usuários do Simei são isentos de alguns tributos. São eles:
Como mencionado, o Simei é uma plataforma de recolhimento dos tributos do MEI abrangidos pelo Simples Nacional, em valores fixos e mensais. Foi estabelecido pela Lei Complementar n° 123, em dezembro de 2006.
A inscrição no sistema pode ser feita de duas formas: para novos empreendedores, o procedimento é feito por meio do Portal do Empreendedor. Já para empreendedores formalizados, é possível fazer a adesão em janeiro de cada ano, no Portal do Simples Nacional.
Há três maneiras de fazer o pagamento: presencialmente, on-line ou por débito automático.
É possível pagar os impostos na rede bancária ou em uma agência lotérica. Para isso, é preciso emitir o documento de arrecadação (DASMEI) por meio do PGMEI, do app do MEI para celular ou do Totem Sebrae.
É uma forma de pagamento via débito em conta-corrente dos DAS do Simples Nacional, inclusive o DASMEI. Pode ser utilizada dentro do PGMEI.
No portal do Simples Nacional, o MEI pode optar pelo serviço “Débito Automático”, permitindo o pagamento dos valores mensais de forma automática, debitando da conta corrente PF ou PJ.
Leia também: DASN MEI 2022: o que é?
Compartilhar