Leitura de 2 min

Podcast Macro Review | Um Brasil cada vez mais velho

Economistas do C6 Bank analisam como o Brasil, que está envelhecendo rapidamente, pode continuar a crescer

Atualizado em

C6 Bank Felipe Salles Foto: Germano Lüders 04/08/2021

O Brasil está envelhecendo mais rápido que o esperado. O índice de envelhecimento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostra que a proporção de idosos em relação ao número de crianças e adolescentes quase dobrou entre 2010 e 2022.   

No 86º episódio do Podcast Macro Review, os economistas do C6 Bank explicam se isso é uma questão para o sistema de previdência e para o crescimento do país.

Descubra a seguir outros conteúdos relacionados:

O desafio do envelhecimento

O Brasil está se tornando um país mais envelhecido, a exemplo do que já aconteceu na Europa e no Japão. Segundo dados do IBGE divulgados recentemente, 11 em cada 100 brasileiros têm mais de 65 anos – os números são do Censo de 2022. Na década passada, em 2010, os idosos representavam 7,4% do total da população.

Esse fenômeno é resultado de dois fatores: queda na taxa de natalidade e aumento da expectativa de vida. Os brasileiros estão tendo menos filhos, e a população está, em média, vivendo mais tempo.

Neste episódio, além de entender um pouco mais a consequência do envelhecimento para a economia, você também vai refletir sobre:

  • Novo governo na Argentina afetará comércio com Brasil?
  • Quando caem os juros na Europa?

Onde ouvir o podcast Macro Review?

Para ouvir as análises, basta buscar Macro Review no Spotify ou clicar aqui: Um Brasil cada vez mais velho. O podcast também está disponível no YouTube e nas plataformas Google PodcastsAmazon Music, Apple PodcastsPocket Casts, iHeartRadio e Deezer.

Sintonizados nos fatos que movem a economia, a equipe de economistas do C6 Bank ajuda o ouvinte a entender em profundidade os dados e as tendências no cenário econômico nacional e internacional.

Escute também os episódios mais recentes:

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.