Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade

Extrato de Carbono: o planeta está falando. Vamos ouvir?

O C6 Bank é o 1º banco no Brasil a lançar uma ferramenta que possibilita acompanhar e compensar emissões de CO₂ pelo app

Abrir minha conta

Como funciona o Extrato de Carbono

Conheça sua pegada

Acompanhe a estimativa de emissões de CO₂ de suas transações direto no app. O Extrato de Carbono está disponível para quem tem conta C6, C6 MEI e C6 Empresas.

Faça a diferença

Descubra formas de fazer escolhas mais conscientes no dia a dia. Com pequenas mudanças é possível reduzir suas emissões.

Compense

Se desejar, compense suas emissões comprando créditos de carbono pelo app de forma simples. O C6 Bank repassa o valor integralmente ao gerador do crédito e você recebe um certificado em até 8 dias.

Como acessar o Extrato de Carbono

1
Celular com app C6 Bank aberto na tela inicial com opção do menu “todos” selecionada

No app do C6 Bank, toque em “Todos”

2
Celular com app C6 Bank aberto na tela de menu com a opção “Pegada de Carbono” selecionada

Em “Produtos e Contas”, toque em “Extrato de Carbono”

3
Celular com app C6 Bank aberto na tela de Pegada de Carbono

Siga o passo a passo e pronto! Você verá o seu saldo mensal de CO₂e e poderá comprar créditos de carbono tocando no botão “Compensar” sempre que quiser

Abrir minha conta

Um convite para quem acredita em um futuro mais sustentável

Com pequenas mudanças no dia a dia é possível reduzir emissões. Conheça algumas dicas:

No dia a dia

  • Priorize marcas que trabalhem para reduzir emissões
  • Economize energia em casa
  • Procure reduzir quantidade de resíduos e reciclar o que você usa
  • Neutralize sua pegada no app do C6 Bank
  • Se você é empresário ou empreendedor

  • Incentive uma cultura de sustentabilidade junto a seus colaboradores e clientes
  • Priorize e incentive o transporte sustentável
  • Busque reduzir a quantidade de resíduos
  • Neutralize sua pegada no app do C6 Bank
  • Iniciativas de sustentabilidade do C6 Bank

    Floresta e montanhas vistas de cima

    Plataforma de doações

    O C6 Bank também possibilita que seus clientes façam doações a instituições de preservação ambiental por meio da C6 Store.
    Mostrando 4 de 5

    Blog do C6 Bank: tudo que você precisa saber sobre nossos seguros 

    Pessoas caminhando em frente ao prédio do C6 Bank
    CONHEÇA

    Descubra todas as iniciativas de impacto socioambiental do C6 Bank

    Ficou com alguma dúvida?
    Vamos te ajudar

    Para incentivar clientes a terem um consumo mais sustentável, criamos o Extrato de Carbono, uma ferramenta que calcula a pegada de carbono estimada de cada transação realizada no cartão de débito, crédito e Pix. Com isso, você tem acesso ao impacto do seu consumo no meio ambiente, com dicas para redução da pegada e a possibilidade de compensá- la com a compra de créditos de carbono.

    As emissões de CO₂e estimadas são calculadas a partir de transações financeiras em alguns produtos, como cartão de débito, crédito e Pix. A quantidade depende de alguns fatores, como valor, moeda, lojista, entre outros.

    A pegada de carbono estimada de cada transação é calculada através da metodologia criada pelo nosso parceiro Deep ESG. A estimativa é feita com base nos princípios do GHG Protocol, no setor de atuação da empresa que a compra foi realizada e valores de referência do mercado brasileiro. Para cartão de débito e crédito, nosso parceiro utiliza o código de classificação de lojista. Com isso, determina o fator de impacto. No caso de Pix, o cálculo é feito a partir do CNPJ do lojista e dos seus CNAEs (Classificação Nacional de Atividades Econômicas). A atualização pode ser realizada em ciclos diários, mensais e anuais.

    O C6 Bank tem 3 principais parceiros: DEEP Esg, responsável pela metodologia do cálculo da pegada de carbono das transações; Ambify (grupo Ambipar), que disponibiliza os créditos de carbono para venda e Biofílica (grupo Ambipar), que gera os créditos de carbono.

    Para comprar créditos de carbono, siga os passos:

    1. Na área de Extrato de Carbono, verifique seu saldo mensal e toque em “Compensar”;

    2. Escolha a quantidade de créditos de carbono que você deseja comprar e toque em “Continuar”;

    3. Assim que finalizar, seus créditos de carbono irão aparecer no seu Extrato de Carbono e após 8 dias você receberá um certificado de compensação, contendo seu nome, quantidade de créditos de carbono utilizados e outras informações.

    Atuamos como uma plataforma facilitadora, conectando pessoas interessadas em compensar suas pegadas de carbono com parceiros de projetos de carbono para preservação florestal (REDD+). Esses projetos são recompensados pelos resultados da redução das emissões causadas pelo desmatamento e degradação florestal. Ao comprar seus créditos de carbono, o valor é repassado integralmente para esses parceiros.

    Não. Apesar do saldo ser apresentado em vermelho e com o sinal negativo, não há nenhum impacto na sua conta corrente ou em seu score de crédito.

    Sim. O prazo para solicitar o cancelamento é de até 7 dias corridos. Para cancelar, acesse o chat do app e digite “Extrato de Carbono” e depois toque em “Crédito de carbono”.

    O cálculo é baseado em estudos de florestas da América do Sul e realizado pelo IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima). Com isso, considera-se que uma árvore nativa em fase adulta captura aproximadamente 87,88 kg de CO₂e durante 20 anos. Lembrando que é uma estimativa e pode variar de acordo com a espécie, localização e condições da árvore.

    O saldo do Extrato de Carbono será zerado todo início de mês para que você possa acompanhar sua pegada de carbono mensalmente. Você poderá acessar o histórico dos meses anteriores e acessar a visão consolidada junto com os créditos de carbono utilizados em “Saldo por mês” na área de Extrato de Carbono.

    Para comprar créditos de carbono, siga os passos:

    1. Na tela inicial do app, toque no ícone de perfil;

    2. Toque na aba “Configurações”;

    3. Em “Configurações de conta”, toque em “Sobre o Extrato de Carbono”;

    4. Toque em “Desativar Extrato de Carbono”, confirme e pronto!

    A pegada de carbono é um cálculo da emissão de gases de efeito estufa e é medida em quilos ou toneladas de carbono equivalente (CO₂e). A partir da quantidade de gases de efeito estufa (GEE), esse cálculo inclui emissões causadas por pessoas, atividades, eventos, empresas, organizações ou governos.

    CO₂e ou dióxido de carbono equivalente representa todos os gases de efeito estufa, como metano (CH4) e óxido nitroso (N2O), em uma única unidade de medida.

    Um crédito de carbono representa uma tonelada de carbono equivalente (CO₂e), que deixou de ser emitida ou foi retirada da atmosfera. Esse crédito é gerado por meio de projetos de carbono que evitam ou sequestram gases de efeito estufa (GEE), como projetos de conservação de áreas florestais. Os créditos de carbono fazem parte de uma estratégia de economia de baixo carbono, que é um sistema econômico de menor impacto no meio ambiente, através da eliminação, redução e compensação das emissões de gases de efeito estufa (GEE). Lembrando que os créditos de carbono comprados são para compensação da sua pegada, o que significa que não podem ser vendidos ou transferidos para outra pessoa.

    Ao compensar sua pegada de carbono, você neutraliza o seu impacto no meio ambiente. No Extrato de Carbono, você pode compensar parcialmente, totalmente ou comprar créditos extras de carbono. Você pode visualizar e compensar a pegada de carbono das suas compras direto no Extrato de Carbono.