• Início
  • Empresas
  • Sustentabilidade nos negócios: por onde começar a mudar? 

Sustentabilidade nos negócios: por onde começar a mudar? 

Entenda como você pode fazer a diferença e impactar mais pessoas.

Atualizado em

Tempo de leitura · 5 min

Publicado em

O empreendedorismo sustentável tem como premissas cuidar do meio ambiente, apoiar iniciativas locais e usar materiais facilmente recicláveis. Mas o conceito não para por aí. 

O conceito defende uma atuação com propósito, com foco no mundo que vamos deixar para essa e para as próximas gerações. Quer saber como incorporar tudo isso no dia a dia de seu negócio? É o que contamos por aqui.  

Leia outros conteúdos relacionados ao tema: 

  • Dicas simples de sustentabilidade para aplicar no dia a dia 
  • Longevidade: como ter um negócio duradouro? 

O que é empreendedorismo sustentável? 

Empreendedorismo sustentável significa ter um negócio que incorpore inovações capazes de gerar benefícios para a sociedade de modo geral, segundo a Springer Nature, editora alemã de publicações acadêmicas.  

É possível fazer isso por meio de produtos, serviços, processos de produção, técnicas e modelos organizacionais voltados à redução de impactos sociais e ambientais

Ou seja, trata-se de uma preocupação que vai muito além do lucro. Praticar o empreendedorismo sustentável é atuar em linha com princípios ESG, sigla de Environmental, Social and Governance (ambiental, social e governança).  

Tripé da sustentabilidade 

Seguir as premissas de um conceito chamado Triple Bottom Line (TBL), “Tripé da Sustentabilidade” na tradução para o português, também faz parte dessa abordagem empresarial.  

Neste cenário, a ideia é avaliar o sucesso de um negócio identificando ações realizadas nos seguintes pilares:  

  1. Pessoas; 
  1. Planeta; e  
  1. Lucro. 
Pilar 
Principais Elementos 
Pessoas 
Respeito aos Direitos Humanos; Diversidade e inclusão; Comunidade; Geração de empregos. 
Planeta 
Investimento em produtos ecológicos; Economia circular; Redução de emissões e resíduos; Respeito ao meio ambiente a partir do uso de recursos naturais; Descarte adequado. 
Lucro 
Rentabilidade com responsabilidade socioambiental; Inovação sustentável; Negócios de impacto. 

Como é possível observar, o conceito é muito mais abrangente do que somente reciclagem ou diminuição do tempo gasto no chuveiro, embora essas ações causem impactos positivos no âmbito individual. O empreendedorismo sustentável, contudo, não é feito de ações isoladas, mas, sim, de um conjunto delas. Sempre com foco em criar soluções para proteger o meio ambiente, as pessoas e o nosso futuro de modo geral.  

Sendo assim, para atuar em linha com esses princípios, é preciso mergulhar neles. Mudar a mentalidade. Negócios com impacto social e ambientalmente responsáveis são fundamentais nesse momento. 

Qual a importância do empreendedorismo sustentável? 

Empreendedorismo e sustentabilidade: essa relação é um verdadeiro “ganha-ganha”. Os motivos? Há muitas consequências positivas quando as empresas têm responsabilidade socioambiental. Alguns exemplos: 

1. Reputação de marca 

As pessoas buscam, cada vez mais, comprar de marcas que apoiam causas e se preocupam com o meio ambiente e com a sociedade de modo geral. Estudo feito pela McKinsey e NielselQ mostra que 60% dos consumidores entrevistados pagariam mais por um produto com embalagem sustentável, por exemplo. Assim, esta também é uma estratégia que pode trazer mais clientes e aumentar a visibilidade do seu negócio; 

2. Conexão com o novo consumidor 

A Geração Z, sobretudo, é uma das que mais se preocupa com essa questão. Segundo uma Pesquisa da Consumoteca, 50% dos jovens entrevistados consideram importante comprar de empresas que têm responsabilidade ambiental como um compromisso de negócio.   

Assim, você tem espaço para divulgar as ações realizadas e criar uma conexão genuína com o público. 

3. Eficiência operacional  

Adotar técnicas sustentáveis de produção, por exemplo, pode ajudar a combater o desperdício e garantir maior eficiência. Em outras palavras: busque produzir mais com menos. Para isso, é necessário identificar oportunidades de otimização que tragam ganhos econômicos e ecológicos de forma integrada. 

4. Contribuição para o futuro do planeta 

Com medidas relativamente simples, você evita a degradação do meio ambiente e, consequentemente, ajuda a minimizar mudanças climáticas e muito mais. Além disso, suas ações hoje criam um mundo mais equilibrado e habitável, isso permite que a construção de um legado ambiental que vai muito além de seu negócio. 

Como o C6 Bank atua na prática 

No setor financeiro, o C6 Bank aplica a sustentabilidade na prática ao disponibilizar cartões biodegradáveis, compensar as emissões de carbono e ter a sua estratégia alinhada às pautas de ESG, entre diversos outros compromissos e projetos. Conheça todas nossas iniciativas sobre o tema aqui. 

Combinamos propósito e impacto, a partir de ações concretas que colocam o meio ambiente e as pessoas em primeiro lugar

ESG na prática: o impacto do C6 Bank

Conheça as ações concretas do C6 Bank na neutralização de carbono desde 2020, no plantio de milhões de árvores, na promoção da inclusão social e na governança transparente que impulsionam um futuro sustentável.

Como ser um empreendedor sustentável na prática? 

A nossa dica é ter sempre essa consciência ativa. Insira o cuidado com o meio ambiente e com a sociedade em seu dia a dia. Repense suas ações para entender quais pontos pode evoluir. Algumas sugestões práticas: 

  • Faça um diagnóstico a sua situação atual: entenda o que você já faz nessa esfera e avalie se consegue evoluir tais iniciativas; 
  • Faça um planejamento sustentável: trace uma estratégia nesse sentido. Procure compreender o que você pode incorporar à sua operação; 
  • Parcerias: procure fazer negócio com fornecedores que também têm essa preocupação com sustentabilidade; 
  • ESG: tenha uma cultura interna com foco em boas práticas ESG. Ou seja, ligadas aos aspectos de meio ambiente, social e governança. 

Ações sustentáveis aplicáveis no dia a dia 

Você pode começar a jornada da sustentabilidade hoje mesmo. Reavalie processos, busque conhecimento e promova o diálogo interno para evoluir continuamente. 

  • Invista em materiais recicláveis: considere substituir matérias-primas que você usa por opções que são facilmente recicláveis. Dessa forma, alimenta-se a Economia Circular; 
  • Reduza o consumo de energia: aproveite ao máximo a luz natural, substitua equipamentos antigos e faça manutenções preventivas. Instale sensores de presença para cortar gastos em áreas pouco utilizadas; 
  • Digitalize processos: transforme contratos, faturas e formulários em arquivos digitais para eliminar o consumo de papel e agilizar fluxos internos; 
  • Crie produtos duráveis ou reutilizáveis: projete itens com vida útil estendida ou com sistema de refil, reduzindo resíduos e agregando valor ao cliente; 
  • Comunique-se com transparência: publique relatórios simples e regulares sobre seus resultados sustentáveis. Informe claramente a origem dos materiais e as práticas adotadas. Isso constrói confiança e fideliza seu público. 

Sustentabilidade não é tendência. É compromisso. 

O planeta e a sociedade pedem mudanças. Nesse cenário, empreendedores podem ser grandes agentes dessa mudança.  

Que tal começar investindo em matérias-primas facilmente recicláveis, por exemplo? Aproveite para ler também outros conteúdos voltados ao seu negócio: 

  • Vantagens de ter um cartão de crédito empresarial 
  • Aprenda mais sobre educação financeira com o C6 Bank! 

Compartilhar