Entenda como você pode fazer a diferença e impactar mais pessoas.
Atualizado em
O empreendedorismo sustentável tem como premissas cuidar do meio ambiente, apoiar iniciativas locais e usar materiais facilmente recicláveis. Mas o conceito não para por aí.
O conceito defende uma atuação com propósito, com foco no mundo que vamos deixar para essa e para as próximas gerações. Quer saber como incorporar tudo isso no dia a dia de seu negócio? É o que contamos por aqui.
Leia outros conteúdos relacionados ao tema:
Empreendedorismo sustentável significa ter um negócio que incorpore inovações capazes de gerar benefícios para a sociedade de modo geral, segundo a Springer Nature, editora alemã de publicações acadêmicas.
É possível fazer isso por meio de produtos, serviços, processos de produção, técnicas e modelos organizacionais voltados à redução de impactos sociais e ambientais.
Ou seja, trata-se de uma preocupação que vai muito além do lucro. Praticar o empreendedorismo sustentável é atuar em linha com princípios ESG, sigla de Environmental, Social and Governance (ambiental, social e governança).
Seguir as premissas de um conceito chamado Triple Bottom Line (TBL), “Tripé da Sustentabilidade” na tradução para o português, também faz parte dessa abordagem empresarial.
Neste cenário, a ideia é avaliar o sucesso de um negócio identificando ações realizadas nos seguintes pilares:
Pilar | Principais Elementos |
---|---|
Pessoas | Respeito aos Direitos Humanos; Diversidade e inclusão; Comunidade; Geração de empregos. |
Planeta | Investimento em produtos ecológicos; Economia circular; Redução de emissões e resíduos; Respeito ao meio ambiente a partir do uso de recursos naturais; Descarte adequado. |
Lucro | Rentabilidade com responsabilidade socioambiental; Inovação sustentável; Negócios de impacto. |
Como é possível observar, o conceito é muito mais abrangente do que somente reciclagem ou diminuição do tempo gasto no chuveiro, embora essas ações causem impactos positivos no âmbito individual. O empreendedorismo sustentável, contudo, não é feito de ações isoladas, mas, sim, de um conjunto delas. Sempre com foco em criar soluções para proteger o meio ambiente, as pessoas e o nosso futuro de modo geral.
Sendo assim, para atuar em linha com esses princípios, é preciso mergulhar neles. Mudar a mentalidade. Negócios com impacto social e ambientalmente responsáveis são fundamentais nesse momento.
Empreendedorismo e sustentabilidade: essa relação é um verdadeiro “ganha-ganha”. Os motivos? Há muitas consequências positivas quando as empresas têm responsabilidade socioambiental. Alguns exemplos:
As pessoas buscam, cada vez mais, comprar de marcas que apoiam causas e se preocupam com o meio ambiente e com a sociedade de modo geral. Estudo feito pela McKinsey e NielselQ mostra que 60% dos consumidores entrevistados pagariam mais por um produto com embalagem sustentável, por exemplo. Assim, esta também é uma estratégia que pode trazer mais clientes e aumentar a visibilidade do seu negócio;
A Geração Z, sobretudo, é uma das que mais se preocupa com essa questão. Segundo uma Pesquisa da Consumoteca, 50% dos jovens entrevistados consideram importante comprar de empresas que têm responsabilidade ambiental como um compromisso de negócio.
Assim, você tem espaço para divulgar as ações realizadas e criar uma conexão genuína com o público.
Adotar técnicas sustentáveis de produção, por exemplo, pode ajudar a combater o desperdício e garantir maior eficiência. Em outras palavras: busque produzir mais com menos. Para isso, é necessário identificar oportunidades de otimização que tragam ganhos econômicos e ecológicos de forma integrada.
Com medidas relativamente simples, você evita a degradação do meio ambiente e, consequentemente, ajuda a minimizar mudanças climáticas e muito mais. Além disso, suas ações hoje criam um mundo mais equilibrado e habitável, isso permite que a construção de um legado ambiental que vai muito além de seu negócio.
No setor financeiro, o C6 Bank aplica a sustentabilidade na prática ao disponibilizar cartões biodegradáveis, compensar as emissões de carbono e ter a sua estratégia alinhada às pautas de ESG, entre diversos outros compromissos e projetos. Conheça todas nossas iniciativas sobre o tema aqui.
Combinamos propósito e impacto, a partir de ações concretas que colocam o meio ambiente e as pessoas em primeiro lugar.
A nossa dica é ter sempre essa consciência ativa. Insira o cuidado com o meio ambiente e com a sociedade em seu dia a dia. Repense suas ações para entender quais pontos pode evoluir. Algumas sugestões práticas:
Você pode começar a jornada da sustentabilidade hoje mesmo. Reavalie processos, busque conhecimento e promova o diálogo interno para evoluir continuamente.
O planeta e a sociedade pedem mudanças. Nesse cenário, empreendedores podem ser grandes agentes dessa mudança.
Que tal começar investindo em matérias-primas facilmente recicláveis, por exemplo? Aproveite para ler também outros conteúdos voltados ao seu negócio:
Índice
Compartilhar