OPEN BANKING

Bem-vindo ao mundo sem fronteiras para suas finanças

O Open Banking permite que você compartilhe seus dados bancários e tenha acesso a melhores taxas, produtos e serviços.

SAIBA MAIS

Como hoje é feita a análise de perfil?

O banco no qual você tem conta conhece seu histórico de movimentações, seus pagamentos realizados, sua renda e seus investimentos.

Por isso, consegue oferecer produtos e serviços personalizados de acordo com a sua necessidade e com a sua capacidade financeira. Já os concorrentes, sem acesso a essas informações, tem mais dificuldade para propor soluções atraentes para você. E isso limita a competição entre as instituições financeiras.

E como fica com o Open Banking?

A competição no setor vai aumentar. Os bancos e corretoras que fizerem parte do Open Banking podem se conectar diretamente às plataformas de outras instituições e ter acesso aos seus dados financeiros. Com isso, conseguem desenhar ofertas mais interessantes para atrair novos clientes.

E a segurança?

O compartilhamento de informações só acontece com a sua autorização. Esse processo é feito em um ambiente seguro, e a permissão poderá ser cancelada a qualquer momento.


Segurança em primeiro lugar

Segurança é um tema fundamental para o C6 Bank, e com o Open Banking não é diferente. Para garantir a proteção dos seus dados, lembre-se de algumas regras básicas de segurança digital.

  • 01

    Faça operações apenas em sites oficiais de bancos e em lojas que você confia.

  • 02

    Antes de confirmar a transação, verifique a identidade das fontes recebedoras e pagadoras.

  • 03

    Cuidado com links falsos.

  • 04

    Não compartilhe suas senhas com ninguém

Vantagens do Open Banking

  • Você no controle

    Decida com quem você gostaria de compartilhar os seus dados

  • Segurança total

    Apenas as instituições autorizadas podem ter acesso às informações.

  • Personalização

    Use seu histórico financeiro para destravar taxas, serviços e produtos

  • Maior competição

    Os bancos farão propostas para atrair novos clientes. E quem ganha com isso é você.

Ficou com alguma dúvida? Vamos te ajudar

O Open Banking, ou sistema financeiro aberto, é o nome dado à possibilidade que usuários do sistema financeiro compartilhem suas informações entre diferentes instituições autorizadas pelo Banco Central.

Ao compartilhar suas informações com outras instituições financeiras, o cliente pode receber propostas de produtos e serviços mais adequados ao ser perfil, o que estimula a concorrência no setor.

Somente as instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central podem participar do Open Banking. Entre esse universo de instituições, no entanto, a regulamentação prevê participantes obrigatórios e voluntários, a depender do porte da instituição e do dado ou serviço que está sendo compartilhado. Os maiores bancos, por exemplo, são participantes obrigatórios do Open Banking para o compartilhamento de dados.

Os dados compartilhados variam de operação para operação. É dever da instituição financeira prestar informações claras, objetivas e adequadas sobre quais informações serão compartilhadas, bem como qual a finalidade desse compartilhamento.

Sim. O cliente de instituição financeira pode interromper o compartilhamento de dados a qualquer momento.