Estudo do Ibope mostra que a maior parte das pessoas das classes ABC com acesso à internet recebe informações insuficientes dos bancos
Atualizado em
Mais da metade dos brasileiros com acesso à internet não sabe ao certo quanto gasta com tarifas e taxas bancárias. Segundo estudo do Ibope Inteligência encomendado pelo C6 Bank, 51% dos entrevistados desconhecem o valor exato que pagam aos bancos ou apenas têm ideia de quanto despendem com esses serviços. O instituto de pesquisa ouviu 1.613 brasileiros das classes ABC conectados à internet, com 16 anos ou mais e que possuem conta corrente, conta pagamento ou conta de investimento.
Encomendamos essa pesquisa porque transparência é um dos nossos principais valores — e, aqui, queremos que você sempre saiba quanto paga por cada coisa.
O estudo do Ibope tem outras conclusões interessantes. A pesquisa também mostra que faltam informações claras aos clientes de bancos. De acordo com o levantamento, 37% dos entrevistados afirmam receber dos bancos todas as informações necessárias, de forma clara. Por outro lado, 40% das pessoas ouvidas pelo Ibope Inteligência dizem que recebem todas as informações necessárias, mas nem sempre de forma clara, 13% acham que recebem informações incompletas e 10% relatam que não recebem as informações necessárias das instituições em que têm conta.
Outra conclusão da pesquisa é que os brasileiros com acesso à internet das classes ABC que possuem algum tipo de conta (investimento, salário ou pagamento) têm, em média, 3,7 contas em banco. Os entrevistados da classe A chegam a ter, em média, 5,6 contas em instituições financeiras. Na classe C, a média é 3,4. Conta corrente e poupança são as modalidades de conta mais comuns entre os entrevistados.
A pesquisa foi realizada entre os dias 14 e 17 de maio. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Compartilhar