Alta de preços fez com que consumidores tirassem do carrinho produtos como muçarela, iogurte, leite e óleo de soja
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A inflação obrigou sete em cada dez brasileiros a mudar os hábitos de consumo e a cortar itens do carrinho de compras. Pesquisa C6 Bank/Ipec mostra que 72% dos brasileiros das classes ABC com acesso à internet eliminaram algum item da lista de compras do mercado nos últimos seis meses por causa da alta de preços.
Para uma parcela da população, a alta de preços significou a interrupção total do consumo de carne bovina – 72% deixaram de comprar cortes considerados de primeira e 28% interromperam as compras de carne de segunda. Outros tipos de carne também desapareceram da lista de compras: 15% dos entrevistados não colocam mais no carrinho carne suína, de frango ou peixe e 26% deixaram de levar para casa carnes processadas como linguiça e salsicha.
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Segundo o levantamento do C6 Bank/Ipec, 46% dos entrevistados que cortaram gastos por causa da inflação estão comendo carne bovina menos de uma vez por semana. Apenas 7% desses brasileiros consomem bovina de cinco a sete vezes por semana, 38% incluem o produto nas refeições de uma a quatro vezes por semana e 9% das pessoas ouvidas não comem nunca o produto.
A inflação foi a razão apontada por 82% dos entrevistados para o baixo consumo. Por outro lado, 3% atribuem o baixo consumo à identificação com o estilo de alimentação adotado por vegetarianos e veganos e 4% consomem carne bovina com pouca frequência porque acham que isso é bom para saúde ou para meio ambiente.
Outros itens também foram afetados pela mudança de comportamento dos brasileiros diante da inflação. Os entrevistados também pararam de comprar muçarela (54%), iogurte (44%), leite (37%) e óleo de soja (18%). A pesquisa ouviu 2000 brasileiros com mais de 16 anos em todas as regiões do país entre os dias 14 e 20 de julho de 2022. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
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