Quatro anos após os impactos da guerra entre Rússia e Ucrânia, a Europa volta a enfrentar pressões no abastecimento de energia em meio à escalada dos conflitos no Oriente Médio.
Atualizado em


Julya Rios
Tempo de leitura · 1 min
Publicado em
8 de junho de 2026
A Europa mal teve tempo de esquecer a última crise de energia que abalou sua economia.
Quatro anos depois de ter seu fornecimento de petróleo e gás natural afetado pela guerra entre Rússia e Ucrânia, os europeus sentem agora as restrições de oferta provocadas pelo conflito no Oriente Médio.
A nova crise de energia deve frear mais uma vez o crescimento econômico europeu? O que esperar da inflação e dos juros por lá? Para entender o cenário, confira o episódio dessa semana do Podcast Macro Review:
O podcast também está disponível nas plataformas Amazon Music, Apple Podcasts, Pocket Casts, iHeartRadio e Deezer.
Quer aprender mais sobre macroeconomia? Confira os episódios mais recentes:

Tags relacionadas