• Início
  • Seu Bolso
  • Falsa Central: o que você precisa saber para se proteger contra este golpe

Leitura de 4 min

Falsa Central: o que você precisa saber para se proteger contra este golpe

Crime tem como objetivo obter informações financeiras sensíveis das pessoas; saiba mais

Atualizado em

Mulher com cabelo moreno olhando para o celular e verificando se não caiu no golpe da Falsa Central
Descubra abaixo algumas dicas para não cair no golpe da Falsa Central.

Com a popularização dos meios digitais, realizar transações financeiras on-line tornou-se algo rotineiro para muitas pessoas. Porém, por outro lado, surgiram muitos criminosos que buscam se aproveitar desta situação e aplicar golpes, como caso da Falsa Central.

Ela é uma tática utilizada pelos golpistas para obter acesso a informações confidenciais e roubar dinheiro de vítimas desprevenidas. Porém, há algumas estratégias que você pode seguir para evitar cair nesta armadilha.

Para explicar como funciona o golpe da Falsa Central, o C6 Bank preparou este post. Nele, você vai encontrar as respostas para as seguintes perguntas:

  • O que é a Falsa Central?
  • Como funciona o golpe da Falsa Central?
  • Como se proteger do golpe da Falsa Central?

Quer ter ainda mais conhecimento sobre segurança digital? Explore o que separamos para você:

O que é a Falsa Central?

Falsa Central é o nome dado a uma estratégia enganosa utilizada por golpistas com o objetivo de obter informações financeiras sensíveis. Os alvos dela, geralmente, são as pessoas que realizam transações bancárias ou acessam serviços relacionados à conta corrente pela internet.

Neste tipo de golpe, os criminosos se passam por funcionários da central de atendimento de uma instituição financeira ou empresa de serviços e entram em contato com as vítimas por telefone, e-mail ou mensagem.

As consequências da Falsa Central são diversas. Os golpistas podem acessar a conta bancária da vítima, realizar transações fraudulentas, roubar identidade e causar prejuízos financeiros significativos.

Como funciona o golpe da Falsa Central?

  1. Os golpistas ligam para as vítimas em busca de suas informações financeiras;
  2. Para ganhar a confiança, fornecem informações pessoais, como nome completo, número de telefone e até mesmo alguns dados bancários parciais. Em alguns casos, os criminosos até criam uma sensação de urgência ou medo, alegando que há uma atividade suspeita na conta da vítima ou que ela corre o risco de ter seu acesso bloqueado.
  3. Na sequência, após os clientes sentirem-se pressionados, eles solicitam senhas, números de cartão de crédito, códigos de segurança e outros dados confidenciais.

Como se proteger do golpe da Falsa Central?

Há algumas práticas de segurança que podem ser seguidas para se proteger do golpe da Falsa Central. Descubra a seguir quais são:

  • Esteja ciente que instituições financeiras legítimas nunca solicitarão informações pessoais ou bancárias por telefone, e-mail ou mensagens;
  • Nunca compartilhe senhas, códigos de segurança ou dados confidenciais;
  • Não clique em links suspeitos ou faça download de arquivos de fontes desconhecidas. Isso pode ser uma maneira para os criminosos invadirem o seu celular e, assim, instalarem um aplicativo para obter acesso aos dados;
  • Sempre verifique a autenticidade das chamadas ou mensagens que receber. Caso tenha dúvidas, procure pelos canais de comunicação oficiais listados no site. Os canais do C6 Bank são os seguintes:
    • Atendimento: (11) 2832-6088 (WhatsApp);
    • SAC: 0800 660 0060;
    • Central de Relacionamento: 3003 6116 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 660 6116 (demais localidades);
    • Ouvidoria: 0800 660 6060.
  • Mantenha-se atualizado sobre os tipos de golpes e táticas utilizadas pelos criminosos. O C6 Bank, por exemplo, tem o costume de alertar seus clientes sobre possíveis ameaças de segurança. Portanto, fique de olho nas notificações dentro do nosso app.

Agora você já sabe tudo sobre o golpe da Falsa Central. Além de entender mais como ele funciona, pode descobrir quais são as dicas para evitar que criminosos tenham acesso a seus dados bancários e pessoais.

Leia também: Limite Pix e limite de saque: dicas para um app ainda mais seguro

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.