Ibovespa: o que é, como funciona e por que acompanhar 

O índice é atualizado todo quadrimestre, mas sua função de indicador de referência do mercado brasileiro nunca é alterada.

Atualizado em

Tempo de leitura · 6 min

Publicado em

Ibovespa: o que é na prática? Esse nome representa o principal índice da bolsa de valores brasileira, a B3. Ele funciona como um termômetro do mercado acionário no Brasil. Ou seja, com base nele é possível identificar o desempenho das ações mais negociadas no mercado

Sendo assim, essa cesta de ações é uma das principais referências para investidores, analistas, empresas e até meios de comunicação.  

Neste conteúdo, trazemos mais detalhes sobre o índice Ibovespa, como analisá-lo e outros aspectos relevantes. Fique por aqui para entender tudo na prática, de um jeito descomplicado. 

Aproveite para ler também: 

O que é o Ibovespa e qual sua função na bolsa 

Primeiro, vamos destrinchar o termo em si. Ibovespa não é exatamente uma sigla, mas serve como sinônimo de Índice da Bolsa de Valores de São Paulo

Criado em 1968, representa o desempenho de uma carteira teórica de ações, atualizada quadrimestralmente. Vale destacar que, na B3, a bolsa de valores brasileira, investidores podem negociar ações de aproximadamente 500 empresas diferentes.  

Por isso, um indicador que represente de forma eficiente o comportamento do mercado se faz necessário – e o Ibovespa cumpre essa função há mais de 50 anos. 

Como funciona o cálculo do Ibovespa 

O cálculo do Ibovespa é feito com base em uma carteira teórica de ativos. Isso significa que é feita uma seleção com base nas ações que são mais negociadas na B3. Ou seja, aquelas com maior volume de compra e venda e, consequentemente, liquidez. Não é uma carteira real, mas sim uma simulação que reflete o mercado

Os ativos que integram essa carteira têm características específicas, como presença em pelo menos 95% dos pregões no último ano, figurar entre os ativos mais negociados e não ter a classificação de penny stock – que são aquelas ações com valores unitários baixos, na casa dos centavos. 

Importa destacar também que nessa compilação de ações as que têm um peso maior no cálculo são aquelas com os papéis mais negociados. 

Outro detalhe: essa carteira é revisada a cada quatro meses para garantir que o índice esteja sempre de acordo com a tendência do mercado. Dessa forma, o indicador mantém sua relevância

Composição do Ibovespa: quais ações fazem parte? 

Todas as ações e units que integram o Ibovespa devem atender a alguns requisitos. São eles: 

  • Fazer parte dos ativos elegíveis que, no total e dentro do período de um ano, representem 85% do índice de negociabilidade; 
  • Ter 95% de presença em pregões no último ano; 
  • Ter participação de volume financeiro a partir de 0,1% no mercado à vista 
  • Não ser penny stock, que são aquelas ações que possuem cotações abaixo de R$ 1. 

Composição Ibovespa 

Critérios de inclusão de ações 

  • Ações mais negociadas da B3; 
  • Ter participado de, pelo menos, 95% dos pregões dos últimos 12 meses; 
  • Possuir volume financeiro significativo; 
  • Não ser classificada como penny stock. 

Atualização do índice 

Revisão é realizada quadrimestralmente: em janeiro, maio e setembro. 

Setores mais representados 

  • Financeiro  
  • Energia  
  • Commodities 
  • Varejo e consumo 
  • Siderurgia e metalurgia  
  • Tecnologia  

Você pode verificar de forma atualizada as ações que compõem o Ibovespa no site da B3

Cotação do Ibovespa: o que interfere no índice 

Medido em pontos, o índice pode variar de acordo com as ações que o integram.  É comum tais ativos terem quedas e altas motivadas por diferentes fatores externos e internos, como decisões de política monetária, oscilação na taxa de juros, eventos políticos, crises e até mesmo eventos climáticos. 

Ibovespa Futuro: o que é e como funciona 

O Ibovespa Futuro, por sua vez, possibilita a negociação de contratos que representam uma expectativa de mercado – e não o valor real, praticado no momento da negociação. É usado por investidores para dois objetivos específicos: proteção (hedge) ou especulação. 

Já o Ibovespa à vista representa os valores atuais. Pelo C6 Invest, plataforma de investimentos do C6 Bank, é possível para acompanhar facilmente a cotação do Ibovespa Futuro em tempo real. E o melhor: você consegue usar essa informação como apoio para tomar as melhores decisões. 

Característica 
Ibovespa (à vista) 
Ibovespa Futuro 
O que é? 
Reflete o desempenho médio das ações mais negociadas da B3. 
Contrato negociado na B3 com base em uma projeção do valor futuro do índice. 
Base de cálculo 
Valor atual das ações da carteira teórica. 
Expectativas de mercado. 
Objetivo principal 
Acompanhamento do mercado em tempo real. 
Operações de hedge ou especulação. 
Liquidação 
É possível acompanhar a carteira através de ETFs. 
Há contratos específicos. 
Público  
Investidores de variados graus de experiência. 
Traders, investidores institucionais e pessoas físicas com perfil arrojado. 
C6 Invest 
Você consegue acompanhar em tempo real. 
Você consegue fazer cotações dos contratos futuros diretamente pelo app. 

Saiba mais: conheça as principais bolsas de valores do mundo 

Comparação com outros índices da B3 

O Ibovespa é amplamente conhecido no Brasil e no mundo – é o mais famoso representante nacional, inclusive. Mas não se trata do único. Há também outros índices relevantes e que possuem objetivos distintos. Exemplos: 

  • IBrX: considera as 100 ações mais negociadas na bolsa; 
  • ISE: representa papéis de companhias que têm boas práticas ambientais, sociais e de governança;  
  • Índice de Dividendos: foco em ativos de companhias com relevância na distribuição de lucros. 

Uma vez que cada um tem objetivos bem específicos, também são capazes de atender a perfis variados de investidores. 

Saiba mais: entenda quais investimentos têm juros compostos 

Histórico do Ibovespa: evolução ao longo dos anos 

O Ibovespa já passou por diferentes fases, entre crises, estabilizações monetárias, reformas e muito mais. Todas essas passagens deixam marcas no índice, que tem ficado mais consistente com o passar dos anos

É possível consultar o histórico completo no site da B3 - você pode fazer, inclusive, pesquisas por períodos. 

Dúvidas frequentes sobre o Ibovespa  

É comum haver dúvidas sobre o tema. Por isso, respondemos, abaixo, as mais frequentes. 

1. O que é uma ação do Ibovespa? 

São as ações que integram a carteira teórica do índice. Relembrando: esses ativos representam as empresas com maior volume de negociação e de liquidez na B3. 

2. Como investir em ações do Ibovespa? 

É possível comprar ações diretamente ou então por meio de fundos e ETFs. No C6 Invest, por exemplo, você consegue ter fácil acesso a produtos que estão atrelados à bolsa. 

3. O Ibovespa paga dividendos? 

Não. O Ibovespa não paga dividendos porque se trata de uma média ponderada. Quem investe nos papéis ou fundos atrelados às empresas pode receber dividendos, conforme a política de cada companhia. 

4. Qual a diferença entre Ibovespa e Ibovespa Futuro? 

Ibovespa Futuro é uma projeção com base em possíveis movimentações de mercado. O Ibovespa real refere-se ao presente. Ou seja, o indicador que está sendo praticado agora. 

Como acompanhar o Ibovespa pelo C6 Invest 

O C6 Invest é a plataforma de investimentos do C6 Bank. Nela, você pode escolher os produtos nos quais pretende alocar seu patrimônio por conta própria, desde CDBs até fundos internacionais ou mercados futuros, entre muitas outras categorias. 

Lá, também é possível comprar ações, ordinárias ou preferenciais. Ao selecionar uma, você poderá saber o último valor negociado e a variação do dia, onde entra o Ibovespa.  

Se decidir pela compra, pode enviar sua ordem de compra para a B3. Assim, quando algum vendedor aceitar vender suas ações pelas condições que você propôs, a ordem será executada e a ação entra para a sua carteira, tudo por meio do próprio C6 Invest. Confira nosso aplicativo para mais informações! 

Gostou de saber mais sobre o Ibovespa? Então, aproveite para ler outros conteúdos que preparamos para você: 

Abra a sua conta digital C6 Bank para ter acesso à plataforma de investimentos C6 Invest. Você pode ficar por dentro de todas as movimentações da bolsa e ainda diversificar a sua carteira com facilidade, transparência e segurança. 

Compartilhar