Leitura de 9 min

Resumo semanal: mercado de trabalho nos EUA segue sólido

Confira as principais notícias da semana, segundo a avaliação da equipe econômica do C6 Bank

Atualizado em

Confira as principais notícias da semana (2/10-6/10), segundo a avaliação da equipe econômica do C6 Bank. Leia a íntegra do relatório.

C6 Bank Felipe Salles. Foto: Germano Lüders

Internacional

Estados Unidos: criação de empregos surpreende

O mercado de trabalho volta a mostrar robustez. O Departamento de Trabalho publicou dados referentes ao mês de setembro. De acordo com o Establishment Survey, houve criação de 336 mil empregos no período, bem acima da expectativa do mercado, e revisão aumentando criação de vagas de meses anteriores em 119 mil vagas. A criação de empregos tem diminuído gradualmente, mas continua forte – segue acima da média pré-pandemia de 163 mil vagas por mês. O ganho médio por hora trabalhada subiu 0,2% contra o mês anterior. O Household Survey mostrou que a taxa de desemprego se manteve baixa, em 3,8%, com a taxa de participação se mantendo em 62,8%. Outro relatório do Departamento de Trabalho, o Jolts, mostrou forte aumento do número de vagas de emprego em aberto no mês de agosto, com o total de 9,6 milhões de vagas não preenchidas no mês. A proporção de vagas disponíveis por desempregado se mantém em 1,5 e segue elevada, porém está no menor nível desde meados de 2021. Em relatório semanal, os pedidos iniciais de seguro-desemprego continuam em níveis baixos para padrões históricos, em 207 mil na semana encerrada em 30 de setembro, 2 mil acima da semana anterior revisada.

Em nossa visão, o mercado de trabalho segue resiliente, mantendo a pressão dos salários sobre a inflação. Nossa expectativa é que o banco central americano (Federal Reserve – Fed) optará por mais uma alta de juros este ano, levando o intervalo dos juros para 5,5% a 5,75% ao ano. Mantemos nossa visão de que os juros permanecerão elevados por um longo tempo. Não prevemos cortes de juros antes do fim de 2024.

O setor de serviços segue sólido. O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) do Instituto ISM registrou queda de 0,9 ponto para 53,6 no mês, mas continua sinalizando expansão no setor. O subíndice de atividade e demanda externa aceleraram, enquanto demanda interna, emprego e importações desaceleraram – todos estes indicadores seguem acima de 50. Preços se mantiveram em patamar elevado.

A atividade na indústria dá sinais de melhora. O índice de gerentes de compras do setor de manufaturas (PMI, na sigla em inglês) do Instituto ISM subiu 1,4 ponto em setembro frente ao mês anterior para 49, ainda em contração, mas com melhora nos últimos três meses. Na composição do índice, a demanda teve forte melhora na margem, mas segue em contração. Produção e emprego aumentaram e estão em expansão.

O índice de pedidos à indústria no mês de agosto, divulgado pelo Departamento do Comércio americano, registrou aumento de 1,4% no núcleo (exclui transporte).

O governo americano evitou entrar em shutdown (paralisação parcial) em outubro, com a aprovação – pouco tempo antes do fim do prazo – de uma extensão do financiamento para o governo até o dia 17 de novembro. A medida proposta foi aprovada por grande maioria dos democratas (209 votos a favor e 1 contra), mas mostrou discordância dentro do partido republicano (126 votos a favor e 90 contra), sendo o estopim para a remoção do deputado republicano e presidente da Câmara Kevin McCarthy em votação proposta pelo deputado Matt Gaetz, também republicano. O cargo de presidente da Câmara foi assumido por um interino e não há substitutos óbvios, o que traz riscos para a votação do orçamento americano em meados de novembro e incertezas sobre o auxílio financeiro à Ucrânia, que não foi contemplado na proposta aprovada.

Europa: desemprego nas mínimas

A guerra entre Rússia e Ucrânia se estende pelo segundo ano. A Rússia tem utilizado drones de fabricação iraniana lançados a partir da Criméia, que foi ocupada pelo país, para atingir as regiões sul e central da Ucrânia. A medida temporária para o orçamento dos Estados Unidos, aprovada pelo congresso neste final de semana, não inclui o auxílio à Ucrânia, gerando preocupações sobre o financiamento do país – Biden assegurou que o auxílio continuará e será discutido em breve. O presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, compareceu a uma reunião de líderes europeus. A União Europeia tem prometido auxílio de médio-prazo ao país. O conflito segue sem perspectiva de fim próximo.

O mercado de trabalho continua robusto. A taxa de desemprego permaneceu no mínimo histórico, em 6,4% em agosto, e deve manter pressão sobre salários. O desemprego entre jovens segue baixo para padrões históricos, em 13,8%. O índice divulgado pelo Eurostat mostra heterogeneidade entre as economias do bloco. O desemprego permanece baixo na Alemanha (3%), mas alto na Espanha (11,5%).

As vendas no varejo diminuíram em agosto frente ao mês anterior, segundo o Eurostat. O dado teve pouca variação no ano e segue abaixo da tendência pré-pandemia.

Os preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) aumentaram 0,6% em agosto frente ao mês anterior, após sete quedas consecutivas nos meses anteriores, segundo dados do Eurostat. Em 12 meses, o PPI apresenta deflação de 11,5%, o que deve ajudar a diminuir a pressão sobre os preços ao consumidor.

China: medidas do governo dão fôlego à economia

A atividade segue moderada em setembro, segundo os índices de gerentes de compras (PMIs, na sigla em inglês), calculados pelo Escritório Nacional de Estatísticas chinês (NBS, na sigla em inglês). O PMI composto, que considera o setor de manufaturas, construção e serviços, teve leve aumento para 52 pontos, sinalizando crescimento moderado no 3T. Houve melhora nos setores de manufaturas e de serviços – ambos estão pouco acima dos 50 pontos. A melhora recente na atividade do país reflete medidas atuais de suporte do governo.

Commodities: preços de energia mais baixos

Os preços das commodities dão alívio na semana. Entre os dias 28 de setembro e 5 de outubro, o preço futuro do petróleo (Brent) caiu 11,9%, terminando o período pouco acima de 84 dólares o barril. O preço futuro do gás natural na Europa caiu quase 9% no mesmo período, mas continuou com alta volatilidade durante a semana. Notícias nesta semana incluem a menor demanda e maior estoque de combustíveis nos EUA, além de anúncios de manutenção do patamar atual de produção pelos membros da OPEC+ até o final do ano. Nesta sexta-feira, a Rússia anunciou que voltará a permitir a exportação de diesel, poucas semanas após anunciar o corte de exportações. O preço futuro do gás natural segue menor (menos da metade) que a média de janeiro de 2022 (pré-guerra).

Os preços das commodities agrícolas ficaram voláteis na semana. O preço futuro do trigo, negociado na bolsa de Chicago, apresentou alta volatilidade na semana, em meio a notícias de produção e estoques mais altos e de aumento de demanda externa. No entanto, seguem abaixo da média de 2021, período anterior à invasão russa à Ucrânia, um dos maiores produtores e exportadores da commodity. O preço do milho e da soja subiram levemente na margem.

Brasil

Focus: projeções inalteradas

As projeções para o IPCA ficaram estáveis para 2023 (4,86%), para 2024 (de 3,86% para 3,87%), para 2025 (3,5%) e para 2026 (3,5%). O número esperado para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) não teve alterações para 2023 (2,92%) e 2024 (1,5%). A taxa Selic está em 11,75% para 2023, em 9% para 2024 e em 8,5% para 2025 e 2026. As projeções estão no Boletim Focus, relatório do Banco Central que reúne a expectativa das instituições financeiras em relação aos principais indicadores econômicos do país.

Atividade: produção industrial de agosto corrobora cenário de estagnação

A produção industrial de agosto expandiu 0,4% frente ao mês anterior. O resultado veio em linha com as projeções do mercado (0,5%). A indústria de transformação e a indústria extrativa registraram variações de 1% e -2,7%, respectivamente. O destaque positivo foi a alta registrada no segmento de bens de consumo (1,4%). Bens de capital – categoria ligada a investimentos em máquinas e equipamentos – subiram 4,3%. Entretanto, esta alta não compensa a queda de 7,4% registrada em julho e o setor continua apontando claramente para uma trajetória negativa. À frente, nossa expectativa é que a indústria feche o ano próximo da estabilidade. A política monetária apertada e a desaceleração global contribuem para esta tendência. Projetamos crescimento do PIB de 3% neste ano e de 1,5% para 2024.

Inflação: IGP-DI sobe acima do consenso

A inflação medida pelo IGP-DI registrou alta de 0,45% em setembro, acima da mediana das projeções do mercado (0,26%). Em 12 meses, o índice está em -5,3%, acima do mês anterior (-6,9%). A composição dos índices de atacado mostrou o IPA agrícola com retração de 2,2% frente à contração de 0,6% no mês anterior. O núcleo do IPA industrial – que inclui apenas os itens relacionados à inflação de bens industriais do IPCA, excluindo alimentos, combustíveis e minério de ferro – subiu 0,1%. Em 12 meses, o IPA agrícola está em -17,9% e o núcleo do IPA industrial em -3,2%.

Equipe Econômica C6 Bank

Felipe Salles Head
Claudia Moreno Head Brasil
Claudia Rodrigues Head Internacional
Felipe Mecchi Internacional
Heliezer Jacob Brasil

Este relatório foi preparado pelo Banco C6 S.A.

Os números contidos nos gráficos de desempenho referem-se ao passado; o desempenho passado não é garantia de resultados futuros.

Cada analista de Macro Research é o principal responsável pelo conteúdo deste relatório e atesta que:

(i) todas as opiniões expressas refletem com precisão suas opiniões pessoais e eventual recomendação foi elaborada de forma independente, inclusive em relação ao Banco C6 S.A. e / ou suas afiliadas;

(ii) nenhuma parte de sua remuneração foi, está ou estará, direta ou indiretamente, relacionada a quaisquer recomendações específicas realizadas pelo analista.

Parte da remuneração do analista vem dos lucros do Banco C6 S.A. e / ou de suas afiliadas e, consequentemente, as receitas decorrem de transações mantidas pelo Banco C6 S.A. e / ou suas coligadas.

Este relatório foi preparado pelo Banco C6 S.A., uma instituição regulada por autoridades brasileiras.

O Banco C6 S.A. é responsável pela distribuição deste relatório no Brasil.