Leitura de 5 min

O que é DDA? Como funciona?

O DDA é um recurso que permite que você acesse contas de forma eletrônica.

Atualizado em

Mulher negra mexendo no aplicativo do banco em seu celular e verificando as contas em DDA
Entenda como o DDA pode facilitar a sua organização financeira.

DDA, Débito Direto Autorizado, é uma ferramenta que possibilita o recebimento de cobranças diretamente na conta. Dessa forma, é possível centralizar e simplificar ainda mais os pagamentos, concentrando todos os boletos emitidos no seu CPF ou CNPJ em um só lugar.

Entre uma vasta oferta de meios de pagamento, é comum que a gente não conheça todas as possibilidades que algumas proporcionam. O Boleto Digital – DDA tem se tornado mais popular principalmente nos bancos digitais, que oferecem uma plataforma otimizada para esses pagamentos.

Nesse texto, o C6 Bank elucidou alguns pontos principais sobre a ferramenta:

  • O que é DDA?
  • Boleto DDA: como funciona?
  • Como pagar boleto DDA
    • Como aderir ao DDA no app do C6 Bank?
    • Como aderir se não for correntista
  • A diferença entre DDA e débito automático
  • Vantagens de usar o DDA
  • Devo aderir ao pagamento DDA?

Quer ler mais sobre boletos DDA? Veja outros textos sobre o assunto que separamos para você:

O que é DDA?

O DDA é um recurso que substitui as contas em papel e elimina a necessidade de escanear o código de barras. Pagar com DDA pode trazer várias vantagens individuais e coletivas. A forma de pagamento tem sido adotada pela conveniência e por contribuir ao seu planejamento financeiro.

Com maior praticidade na gestão e controle dos seus boletos, o recurso proporciona maior segurança para ambas as partes. Principalmente para quem recebe os pagamentos, o DDA reduz os riscos de inadimplência e fraudes.

Outro ponto positivo é que, associado à digitalização, a redução no número de boletos impressos é um bônus para o meio ambiente. Pensando no lado do cliente, para contas MEI e CNPJ, os boletos continuam sendo uma vantagem pois atraem os não adeptos do cartão de crédito.

Boleto DDA: como funciona?

Ao aderir ao DDA, você se cadastra como “sacado eletrônico” e os cedentes, também conhecidos como empresas cobradoras, registram suas contas nos bancos com que operam. 

Após o cadastro é possível visualizar digitalmente todos os seus boletos registrados.

Diferente do débito automático, o débito do DDA precisa ser liberado. Ou seja, ele apresenta eletronicamente seus boletos de cobrança e você é quem decide como e quando efetuar o pagamento

Como pagar boleto do DDA – Passo a passo

Agora que você já sabe o que significa e como funciona esse tipo de débito, vamos explicar as etapas de como pagar boleto do DDA, através do app do C6 Bank.

Como aderir ao DDA no app do C6 Bank?

  1. Acesse a sua conta corrente do C6 Bank;
  2. No botão “Pagar”, clique na opção “Boleto Digital – DDA”;
  3. Aceite os termos de adesão;
  4. Agora, você já pode acessar o seu Boleto Digital;
  5. Cadastre os boletos que deseja pagar com DDA;
  6. Para pagar, é só arrastar para o lado esquerdo cada um dos boletos de cobrança e clicar em “Pagar”;
  7. Pronto, seus boletos estão pagos.

Lembrando que a adesão ao boleto digital pode demorar alguns instantes. Caso a adesão seja realizada após as 22h ou em finais de semana, os boletos só ficarão disponíveis no dia útil seguinte. 

Posteriormente, para consultar os boletos digitais no aplicativo, é preciso seguir o mesmo passo a passo. Vale lembrar que o débito do DDA não realiza pagamentos automaticamente. Ele apenas lista os seus boletos e o pagador deve acessar a área para efetuar o pagamento.

Débito automático e DDA são a mesma coisa? 

O débito automático e o débito direto autorizado, apesar de parecidos no nome, são recursos diferentes. Enquanto o primeiro apresenta a função de debitar o valor automaticamente, o DDA precisa da sua liberação.  

Além disso, não são todos os boletos que podem ser pagos com DDA. Contas de serviços públicos e recolhimento de tributos, por exemplo, não se enquadram nesse tipo de pagamento. Por outro lado, muitas contas de serviços privados poderão ser pagas normalmente.  

Agora, no débito automático é possível informar o código de barras da sua conta de água ou serviços de tributos e realizar o pagamento de forma automática.

Tipos de contas visíveis no DDA

As contas a serem pagas no DDA abrangem, no geral, cobranças de empresas privadas. Alguns exemplos são:

  • Planos de saúde; 
  • Mensalidade escolar; 
  • Taxa de condomínio; 
  • Financiamento de casa. 

É possível excluir um boleto do DDA?

Quando um boleto é emitido em favor de um CPF, o DDA irá demonstrar o mesmo na conta do cliente. Caso o cliente não reconheça aquele boleto, o que o banco faz é não apresentar pontualmente aquela cobrança.

O cancelamento do serviço do DDA pode ser realizado pelo próprio aplicativo do banco. A interrupção será imediata, sem burocracia, mas pode levar alguns dias até o usuário deixar de ser notificado do serviço.

Por que aderir ao DDA? 

A facilidade na hora de fechar as contas não é a única vantagem que esse método de pagamento apresenta. Conheça outros prós de pagar com boleto DDA:

  • Melhora na organização e administração das contas; 
  • Mais segurança ao realizar transações; 
  • Contribuição ao meio ambiente, uma vez que você pode ajudar a diminuir a quantidade de boletos impressos; 
  • Rapidez e certeza na entrega ou recebimento da cobrança. 

Veja como pagar com DDA pelo C6 Bank

Nesse texto, deu para você ficar mais inteiro das funcionalidades do DDA e como ele pode auxiliar na administração de suas finanças. Além disso, por meio da sua plataforma bancária, é possível garantir mais segurança e ainda pagar as contas de um modo sustentável.

Para aproveitar esse serviço, vale a pena dar uma conferida no aplicativo do C6 Bank. Por lá, o cliente pode consultar todos os boletos de cobrança emitidos em seu CPF ou CNPJ (no caso de conta pessoas jurídicas), além de efetuar e agendar pagamentos.

Para habilitar a função, é só acessar a sua conta no C6 Bank e começar a usufruir de todos os benefícios de um banco digital.

Você ainda pode conferir mais conteúdos para aprimorar sua organização financeira com o C6 Bank:

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.