Leitura de 4 min

FI-Infra: conheça as vantagens desse tipo de fundo

Os FI-Infra são um investimento relativamente novo no mercado, mas têm atraído cada vez mais investidores

Atualizado em

Os FI-Infra são uma modalidade de fundo de investimento relativamente nova no mercado, e que muitas pessoas ainda não conhecem. Neste post, vamos explicar um pouco do que se trata esse produto que está conquistando muitos pequenos investidores. A seguir, você aprenderá:

  • O que é FI-Infra?
  • Quais as vantagens dos fundos de infraestrutura?
  • Quais as diferenças entre FI-Infra e FIIs?
  • Quais os fundos de infraestrutura listados na B3?

Tem interesse em investimentos? Então separe alguns minutos para ler também as seguintes publicações:

O que é FI-Infra?

O FI-Infra, também chamado de Fundo Incentivado de Investimento em Infraestrutura é uma modalidade de fundo, na qual o patrimônio dos cotistas é destinado à aplicação em ativos relacionados à captação de recursos para aplicação em infraestrutura. Na prática, os aportes são feitos em debêntures incentivadas – isto é, isentas de Imposto de Renda – de empresas do setor de concessões.

Esse produto foi regulamentado há poucos anos, em 2019. Foi pensado como uma forma de abrir o campo de aplicações financeiras nesse setor, tendo em vista os pequenos investidores que desejam se expor mais à renda fixa por meio de projetos da categoria com o benefício da isenção fiscal.

Quais as vantagens dos fundos de infraestrutura?

Apesar do alto risco, em função de se tratar de projetos de longo prazo e com debêntures sem high rating, os FI-Infra têm como vantagem o potencial de retornos atrativos, acima da inflação, bem como baixa aplicação inicial.

Outro ponto positivo – especialmente para quem tem horizontes maiores de tempo – é que o fundo distribui seus rendimentos e ganhos de capital de maneira recorrente. Como mencionamos anteriormente, os FI-Infra estão no campo do longo prazo: seus títulos contam com um prazo médio de 15 a 20 anos, com meta de retorno de IMA-B (Índice de Mercado Anbima Série B, indicador referência para alguns produtos de renda fixa) + 2%

No caso de ultrapassagem desse percentual, deve-se levar em consideração uma taxa de performance que é provisionada diariamente, mas cobrada somente a cada 4 anos.

Quais as diferenças entre FI-Infra x FIIs?

Algumas diferenças são, por exemplo, que fundos de investimento imobiliário (FIIs) têm prazo mais curto de retorno. Além disso, os FI-Infra são totalmente isentos do Imposto de Renda, seja nos rendimentos ou no ganho de capital. Nos FIIs, por outro lado, os rendimentos são isentos, mas o ganho de capital não.

Além disso, há distinções na distribuição dos dividendos. Nos fundos imobiliários, os proventos são distribuídos, muitas vezes, em periodicidade mensal. Os FI-Infra, por sua vez, podem fazer o pagamento de maneira semestral ou anual, o que talvez seja um ponto negativo para quem pensa em investir neles como forma de criar uma renda passiva.

Apesar dessas diferenças, é bom ficar atento: na Bolsa, os tickers das duas modalidades podem se confundir, pois ambos terminam com o número 11.

Quais os fundos de infraestrutura listados na B3?

Em dezembro de 2022, existem 10 fundos de infraestrutura no Brasil sendo negociados na B3:

  • BODB;
  • BDIF;
  • CPTI;
  • BIDB;
  • IFRA;
  • KDIF;
  • RBIF;
  • JURO;
  • XPID;
  • OGIN.

Sempre bom lembrar: antes de investir em qualquer ativo, reflita se faz sentido de acordo com sua estratégia e objetivos, perfil de investidor e preferências pessoais – liquidez, risco, entre outros pontos.

No caso dos FI-Infra, não adianta ter pressa para ver os retornos, considerando o prazo mais longo da aplicação. Você, como investidor, deve pensar sobre o peso que esse ativo terá na sua carteira.

Entretanto, se já estiver decidido quanto a incluir esses produtos na sua carteira, a boa notícia é que você encontra todos os FI-Infra mencionados acima no C6 Invest, a plataforma de investimentos do C6 Bank. Para isso, basta abrir a página inicial do app, tocar em “C6 Invest”, “Renda variável” e digitar o ticker do ativo desejado.

E se quiser um acompanhamento especializado para se assegurar de que está fazendo uma boa escolha para a sua carteira, você também pode abrir uma conta conosco e, caso tenha R$ 15 mil de renda ou R$ 150 mil investidos no C6 Bank, terá direito a um Carbon Partner, profissional dedicado a cuidar da sua vida financeira, patrimônio e negócios no banco.

Chegamos ao fim deste texto. Esperamos que você tenha gostado de conhecer e aprender mais sobre os FI-Infra. Caso queira ler mais textos como esse, não deixe de olhar também:

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.