Como a reserva de emergência pode ajudar a sua vida financeira em momentos de dificuldade
Atualizado em
Superar uma perda financeira é um processo que demanda tempo, planejamento e muita disciplina. Mas existe um recurso que pode te ajudar a evitar esse problema como um todo: a reserva de emergência.
Esse fundo pode contribuir muito para a segurança e estabilidade financeira da sua família no caso de imprevistos, acidentes ou outros tipos de problemas. Assim, é possível diminuir a perda financeira nessas situações, e estar protegido em momentos de necessidade.
Relacionadas:
Uma perda financeira pode acontecer por conta de um imprevisto, acidente ou outro tipo de problema que causou um prejuízo para o orçamento da família. Alguns exemplos são reparos na casa ou no carro, despesas hospitalares, desemprego, entre outros.
Essas situações podem trazer problemas para a vida financeira, fazendo com que as pessoas recorram a empréstimos ou ao cheque especial.
Superar uma perda financeira é algo que exige um planejamento financeiro, além de atitudes assertivas para economizar e poupar dinheiro.
Nesse sentido, uma reeducação financeira também pode ajudar. Aqui, um importante passo é fazer um registro com todos as despesas e gastos da família, o que possibilita a reavaliação dos hábitos de consumo.
Dessa forma você consegue encontrar gastos supérfluos que podem ser cortados. E com isso será possível guardar dinheiro para reorganizar as suas finanças e retomar a sua estabilidade.
A reserva de emergência é um fundo que deve ser guardado para lidar com emergências, problemas e imprevistos, além da perda financeira. Alguns exemplos são problemas de saúde, desemprego, reparos no carro ou em casa, falecimentos, entre outros.
Manter uma reserva de emergência adequada pode ajudar muito a vida financeira em momentos de necessidade. Caso você fique desempregado, por exemplo, a reserva pode ajudar com as despesas da família durante a busca por um novo emprego, atenuando a perda financeira nesse momento.
Além disso, a reserva de emergência também pode ajudar a evitar a contração de dívidas durante esses períodos, o que pode contribuir com as finanças da família no longo prazo.
É importante lembrar que, quando utilizada, a reserva de emergência deve ser reposta o mais rápido possível. Além disso, uma boa reserva de emergência deve ser suficiente para cobrir os gastos mensais da família por pelo menos alguns meses.
A primeira dica importante para montar uma reserva de emergência é não deixar esse dinheiro na conta corrente. Além desse dinheiro não render e se desvalorizar com o tempo, misturar a reserva com o dinheiro do dia a dia pode fazer com que você gaste a sua reserva sem querer e acabe não repondo.
Portanto, o ideal é deixar o dinheiro aplicado em um produto de investimento. Nesse caso, é importante que a reserva possa ser resgatada de forma rápida; por isso, é importante que o dinheiro seja mantido em um produto de alta liquidez.
Além disso, a reserva de emergência não pode estar sujeita a riscos e oscilações do mercado, por isso, invista em um produto com baixo risco. Com isso em mente, os produtos que são melhor indicados para a reserva de emergência são CDBs de liquidez diária, títulos públicos e fundos DI.
Leia também: Como fazer reserva de oportunidade?
Índice
Compartilhar