Economistas do C6 Bank analisam o quadro da Europa, que vive um quadro de desaceleração da economia e de inflação e juros elevados
Atualizado em
A Europa está vivendo um dilema. Se de um lado a inflação segue acima da meta do Banco Central Europeu (que elevou os juros na semana passada), de outro a economia da região dá sinais claros de fraqueza.
No 76º episódio do Podcast Macro Review, os economistas do C6 Bank explicam se há risco de recessão e até quando a autoridade monetária local deixará os juros em seu nível recorde.
Descubra a seguir outros conteúdos relacionados:
Pela décima vez consecutiva, o Banco Central Europeu (BCE) elevou os juros da zona do euro. A taxa de depósito está agora em 4% ao ano, recorde histórico. Não muito tempo atrás, em julho de 2022, ela estava em nível negativo (-0,5%).
O aperto encontra justificativa na inflação resistente. Os preços na zona do euro registraram alta de 5,3% em agosto, no acumulado de 12 meses. É um alívio diante do pico inflacionário visto em outubro de 2022 (10,6%), mas também um sinal de que ainda há um bom caminho a ser percorrido até chegar à meta do BCE (2%).
Além disso, neste episódio você também vai saber mais sobre:
Para ouvir as análises, basta buscar Macro Review no Spotify ou clicar aqui: Sinais de recessão na Europa? O podcast também está disponível no YouTube e nas plataformas Google Podcasts, Apple Podcasts, Pocket Casts e Deezer.
Sintonizados nos fatos que movem a economia, a equipe de economistas do C6 Bank ajuda o ouvinte a entender em profundidade os dados e as tendências no cenário econômico nacional e internacional.
Escute também os episódios mais recentes:
Compartilhar