• Início
  • Seu Bolso
  • Descubra lugares para viajar no outono e comece a planejar suas férias

Leitura de 8 min

Descubra lugares para viajar no outono e comece a planejar suas férias

De lugares frios e românticos no Brasil, como a Serra Gaúcha, a noites agitadas em Buenos Aires, descubra o que fazer no outono

Atualizado em

Lugares para viajar no outono não faltam, mas para acertar seu destino é necessário entender que tipo de viajante você é e qual experiência quer viver.

viajar no outono | empresas listadas | paris em um dia de outono, céu cinza, lago e torre eiffel
Conheça lugares para visitar durante o outono.

Tanto a opção de pegar uma praia em Porto Seguro, quanto a de aproveitar um clima frio e intimista no outono europeu estão disponíveis. A dica é escolher o cenário perfeito para as suas férias.

E ainda é necessário avaliar seu orçamento antes de embarcar no avião – ou colocar o pé na estrada. Durante essa estação é possível encontrar passagens e hospedagens mais baratas devido à baixa a temporada na maioria das regiões. Contudo, dependendo do país, o contrário também pode acontecer.

Para garantir que você acerte o destino de sua viagem de outono, o C6 Bank preparou este pequeno guia. Nele, serão respondidas as seguintes questões:

  • O que esperar de uma viagem no outono?
  • 6 destinos internacionais para conhecer no outono
  • Dicas para economizar no outono europeu
  • Lugares para viajar no outono no Brasil

Quer adquirir mais conhecimentos para suas próximas férias? Leia os conteúdos que separamos para você:

O que esperar de uma viagem no outono?

As viagens durante o outono, seja no Hemisfério Norte ou Sul, têm vantagens climáticas e financeiras. Essa época marca um momento de transição, que antecede o inverno. Normalmente apresenta manhãs e noites com temperaturas amenas e tardes ensolaradas.

o que esperar viagem de outono | grupo de viajantes fazendo uma trilha em um área verde com montanhas, flores e pinheiros
Trilhas são ótimas para viagens de outono.

No outono brasileiro, certas regiões podem ter um clima mais úmido e dias chuvosos. Na Europa, as folhas amarelas e jardins floridos são característicos do período.

Por fim, outro ponto positivo é que muitos destinos estão em época de baixa temporada. Isso significa viagens mais em conta, com oportunidades para economizar nas passagens, e cidades mais vazias, ótimas para caminhar, visitar pontos turísticos e andar de bicicleta.

6 destinos internacionais para conhecer no outono

Você sabe onde o outono é mais bonito lá fora? As estações do ano no exterior são mais demarcadas. Nos países europeus e cidades da américa do norte, esse é um bom momento para observar folhas secas no chão e viver em temperaturas mais baixas, que só perdem quando comparadas ao inverno. Mas aproveitar dias ensolarados e agradáveis também é muito possível.

viagem de outono internacional | céu nublado em paris focando em toda cidade, torre eiffel ao longe
Escolha o destino internacional perfeito para sua viagem no outono.

Na lista a seguir, selecionamos os lugares que ficam muito bonitos e aconchegantes no outono:

1. Alemanha

Esta é uma época que o sul da Alemanha fica mais convidativo, principalmente Baden-Württemberg e Baviera. É possível conhecer as cidades históricas com calma, aproveitando parques, praças e museus mais vazios devido à baixa temporada.

2. Argentina

O outono na Argentina não é muito diferente do encontrado no Brasil. Viajar para Buenos Aires nos meses de março a junho é uma escolha certeira para as férias. A dica é usar as manhãs e as tardes para passeios pela cidade. Já que a noite é ideal para aproveitar a gastronomia local com uma taça de vinho.

3. Espanha

Embora a Espanha também viva seu período de baixa temporada no outono, não deixa de ser um destino agitado. Durante os três meses da estação, eventos culturais povoam o país. Um bom exemplo é o Festival La Mercè, que acontece todos os anos em Barcelona desde 1902.

Ainda é possível aproveitar paisagens naturais em uma viagem para as Ilhas Canárias, um arquipélago espanhol composto por sete ilhas.

4. França

Assim como outros países europeus, a França também oferece paisagens coloridas e um clima intimista. Uma viagem com foco em conhecer a arquitetura e gastronomia é o mais recomendado para o outono.

Paris, o destino do sonho de muitos turistas, vive um momento de eventos culturais, na expectativa de todos conseguirem aproveitar a cidade antes do inverno começar.

5. Grécia

Visitar a Grécia no outono é uma boa escolha. Nesta época, a chuva dá uma pausa, o que possibilita passeios ao ar livre. As temperaturas costumam ser um pouco instáveis, o que pede uma bagagem completa, com shorts, blusas e casacos. Entre os principais destinos: Atenas, Creta e Santorini.

6. Itália

Viver as férias no outono italiano promete ao turista paisagens naturais coloridas, vinho tinto e boa gastronomia. A bagagem, neste caso, precisa ter peças que o protejam do frio da manhã e da noite, sem deixar de contar com roupas mais leves para aproveitar as tardes.

A Toscana, principalmente a capital Florença, é uma opção bastante romântica, ideal para passeios mais intimistas. Além disso, a região é grande representante da arquitetura renascentista.

Dicas para economizar no outono europeu

Viajar para Europa exige planejamento financeiro, isso porque enquanto estiver fora do país é necessário pagar as compras com a moeda estrangeira.

Neste caso, uma das soluções mais práticas é fazer uso de uma conta internacional. Dessa forma, você pode economizar com taxas de câmbio e algumas outras tarifas.

Nós, do C6 Bank, temos a C6 Conta Global Euro, que dá suporte para clientes que desejam levar o dinheiro para Europa com facilidade. Para que você entenda melhor como tudo funciona, leia os conteúdos abaixo:

Lugares para viajar no outono no Brasil

Embora grande parte do norte e nordeste brasileiro apresente um clima quente neste período, é comum que as cidades do sul e do sudeste recebam seus visitantes com céu nublado, garoa e baixa temperatura ao final de maio.

Aqui vai uma dica para acertar a data da viagem:

  • Março é o mês de temperaturas altas, resquício do verão, e um bom momento para visitar cidades litorâneas. No entanto, em algumas regiões esse é um momento de maior incidência de chuva;
  • Em abril o clima costuma ser mais ameno, mas ainda é possível aproveitar praias e cachoeiras. Contudo, as noites, principalmente nas últimas semanas, podem ser um pouco frias, o que exige um casaco na mala de viagem;
  • Para quem está com o dinheiro limitado, maio é o melhor mês para viajar por ser um período de baixa temporada.

Onde aproveitar a praia no outono?

Apesar de temperaturas mais amenas, ainda é possível desfrutar o mar brasileiro. Com a vantagem de pagar muito mais barato nas atrações, passagens e hospedagens.

Abaixo, algumas das regiões que podem garantir ótimas férias de outono:

1. Alagoas

Maragogi é o destino de muitas pessoas, devido a belezas naturais e praias paradisíacas. Em março, visitantes ainda conseguem aproveitar essa pequena região do nordeste brasileiro, tomar banho de mar e fazer passeios de barco.

2. Ceará

No outono, as águas em Jericoacoara estão mais agradáveis, perfeitas para tomar banho. As temperaturas estão elevadas, o que não dispensa as pancadas de chuva.

3. Espírito Santo

Espírito Santo no outono é para viajantes que gostam da natureza e do oceano. Mesmo com o fim do verão é possível pegar praia em Vila Velha, Guarapari ou Vitória, mas a recomendação é viajar preferencialmente no começo de março.

4. Rio de Janeiro

Rio de Janeiro é a escolha de quem quer praia, sendo que a Região dos Lagos pode oferecer mais de uma opção, sendo Búzios uma das favoritas. A capital, além das praias de Copacabana, Ipanema e Leblon, conta com museus e teatros para conhecer.

E ainda é possível unir um passeio histórico a paisagens naturais, caso você opte por visitar Paraty, por exemplo.

5. Pernambuco

Em março e abril a chuva não atrapalha tanto os turistas em Pernambuco. É possível tomar banho nas praias de Recife e admirar os dias ensolarados. Além disso, as areias da praia costumam estar mais vazias durante a baixa temporada.

Para viver o frio no outono brasileiro

Se você é o tipo de viajante que quer começar a se preparar para o inverno, existem regiões mais adequadas para as suas férias.

1. Bahia

Além das praias, o nordeste brasileiro tem uma porção de outras paisagens a oferecer. A Chapada Diamantina, com certeza, é um bom exemplo de local onde a natureza é representada por montanhas e uma densa neblina.

2. Minas Gerais

Minas Gerais guarda bons destinos para turistas que buscam cidades cheias de pontos turísticos, com museus, cafés e bons restaurantes.As principais escolhas costumam ser: Capitólio, Monte Verde e São Thomé das Letras.

3. Rio Grande do Sul

Rio Grande do Sul é ideal para viajantes em busca do frio de outono. Diferentes das cidades no topo do mapa, a região costuma ser bastante gelada. Gramado e a Serra Gaúcha vivem a alta temporada entre os meses junho e julho, então, aproveitar para visitá-las antes desse período possibilita uma viagem mais tranquila.

4. São Paulo

São Paulo é um bom destino para aproveitar o frio. É possível fazer um tour pelos inúmeros cafés da metrópole – inclusive, os que ficam dentro de museus e livrarias. Visitar monumentos históricos e pontos turísticos famosos também é uma opção para quem escolher ficar na capital do estado. No interior, é possível aproveitar ainda mais o frio se hospedando em Campos do Jordão. A desvantagem é que é comum alguns dias de chuva e garoa durante essa época.

E agora que você tem em mãos muitas alternativas para de destino para férias outono, separamos alguns conteúdos que podem ajudar no planejamento.

Conheça a ⁠C6 Conta Global, nossa conta internacional em dólar e euro com menos tarifas, câmbio com cotação comercial, envios e recebimentos para todos os países e cartão de débito para viajar com tranquilidade.

Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.