Leitura de 10 min

Resumo semanal: aprovada reforma tributária na Câmara

Confira as principais notícias da semana, segundo a avaliação da equipe econômica do C6 Bank

Atualizado em

C6 Bank Felipe Salles. Foto: Germano Lüders

Confira as principais notícias da semana (3/7-7/7), segundo a avaliação da equipe econômica do C6 Bank. Leia a íntegra do relatório.

Internacional

Estados Unidos: contratações diminuem, mas mercado de trabalho segue robusto

O mercado de trabalho segue aquecido. O Departamento de Trabalho publicou dados referentes ao mês de junho. De acordo com o Establishment Survey, houve criação de 209 mil empregos no período, abaixo do mês anterior e da expectativa de mercado, mas acima da média pré-pandemia de 163 mil em 2019. O ganho médio por hora trabalhada subiu 0,4% em relação ao mês anterior e nos últimos doze meses acumula alta de 4,4%, mesma de maio, indicando que a pressão de salários sobre a inflação continua. Outra pesquisa, o Household Survey, mostrou que a taxa de desemprego diminuiu de 3,7% para 3,6% com a participação da força de trabalho se mantendo em 62,6%. A redução no número de contratações não necessariamente mostra uma desaceleração da economia americana, mas sim uma escassez de trabalhadores no mercado de trabalho. Outro relatório do Departamento de Trabalho, o Jolts, também mostrou diminuição do número de vagas de emprego em aberto no mês de maio, com o total de 9,8 milhões de vagas não preenchidas. Apesar do menor número de vagas disponíveis, a proporção de vagas abertas por desempregado segue elevada, em 1,6, o que mantém salários em alta, pressionando a inflação. Em relatório semanal, os pedidos iniciais de seguro-desemprego subiram levemente, mas continuam em níveis baixos para padrões históricos, em 248 mil, com ajuste sazonal na semana encerrada em 1 de julho. Apesar de baixos, os pedidos estão acima do patamar observado desde o início de 2022 e indicam um lento desaquecimento no mercado de trabalho, que permanece robusto.

A atividade no setor de serviços e manufaturas voltou a divergir. O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) do setor de serviços subiu 3,6 pontos para 53,9 em junho, de acordo com pesquisa mensal do Instituto ISM, sinalizando expansão. Já o PMI-ISM do setor de manufaturas caiu 0,9 ponto no mesmo período, para 46, permanecendo abaixo de 50 (nível neutro) pelo oitavo mês consecutivo. Nossa expectativa é que a atividade do setor de manufaturas continue fraca em razão do aperto monetário que encarece o crédito e afeta mais esse setor, enquanto o setor de serviços deve continuar se beneficiando de um consumo robusto sustentado pelo mercado de trabalho forte.

O índice de pedidos à indústria no mês de maio, divulgado pelo Departamento do Comércio americano, registrou queda de 0,5% no núcleo (exclui transporte), com menor demanda para indústria.

A ata da reunião de junho do banco central americano (Federal Reserve – Fed) mostrou alguma dissidência entre os membros do comitê de política monetária (FOMC, na sigla em inglês).  Durante a reunião, alguns membros preferiam subir juros em 25 pontos-base, em razão do mercado de trabalho aquecido, atividade mais forte do que o esperado e poucos sinais claros de que a inflação estaria retornando à meta. A decisão final, por manutenção da taxa entre 5% e 5,25% ao ano, considerou que seria importante dar um tempo para se observar os efeitos da política monetária já implementada sobre a economia. Os membros do FOMC também reforçaram o compromisso em levar a inflação para a meta e todos continuaram antecipando que a política monetária precisa continuar restritiva. Em nossa visão, a inflação deve demorar a ceder em razão do mercado de trabalho aquecido. Acreditamos que o Fed manterá os juros elevados por um longo tempo. Não esperamos cortes nos juros antes de meados de 2024. Acreditamos que a economia americana crescerá abaixo do potencial em 2023, mas que não deve haver recessão.

Europa: consumo estável

As vendas no varejo permaneceram estáveis em maio frente ao mês anterior, segundo o Eurostat. Houve queda na venda de alimentos pelo quarto mês seguido. A tendência de queda nas vendas no varejo desde meados de 2022 parece ter arrefecido. O maior consumo de serviços com a reabertura pós-Covid pode ajudar a explicar parte da queda do consumo de bens.

A inflação ao produtor (PPI, na sigla em inglês) caiu 1,9% no mês de maio frente ao mês anterior, segundo o Eurostat. A queda foi a quinta consecutiva, puxada novamente por menor preço de energia (-5%). Em 12 meses, o PPI contraiu 1,5%, o que deve ajudar a diminuir pressão sobre os preços ao consumidor.

A presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, voltou a falar que a política monetária ainda tem um caminho a percorrer para controlar a inflação. O vice-presidente do Banco, Luis Guindos, disse que a indicação é de alta de 25 pontosbase nos juros na reunião de julho, mas que para setembro a decisão está em aberto e será dependente de dados.

A indústria na Alemanha segue fraca. Apesar do aumento nos pedidos à indústria, que subiram 6,4% em maio em relação ao mês anterior, segundo o banco central alemão, e vendas maiores da indústria, a produção segue fraca e diminuiu 0,2% no período.

A guerra entre Rússia e Ucrânia se estende pelo segundo ano. Depois do motim do grupo mercenário Wagner, aliado de Putin, e a subsequente diminuição do contingente de mercenários na linha de frente, a Ucrânia reportou avanços em Bakhmut. O motim do grupo Wagner teve curta duração, mas sugere rachaduras entre russos e confronta a liderança de Putin. O impacto político ainda é nebuloso. Os Estados Unidos devem anunciar hoje novo pacote de ajuda militar à Ucrânia de até 800 milhões de dólares. O pacote inclui o envio de bombas de fragmentação, atendendo a pedidos de Zelensky, mas aumentando a preocupação de aliados europeus com possível escalada da situação.

China: PBoC deve apoiar o crescimento

O Banco do Povo da China (PBoC, na sigla em inglês) divulgou o resumo da reunião do Comitê de Política Monetária. No comunicado, o banco central chinês disse que usará seus instrumentos para apoiar a economia, estabilizar o crescimento econômico, o emprego e a inflação. Mudanças na comunicação do banco, no entanto, sugerem que o alívio monetário para apoiar a economia deve ser modesto e direcionado a alguns setores. No mesmo dia, o PBoC aumentou a quota de empréstimo para pequenas e médias empresas e para o desenvolvimento rural.

O presidente Xi Jinping anunciou Pan Gongsheng como principal autoridade do partido comunista no PBoC. Pan é tecnocrata e provavelmente se tornará presidente do PBoC. A nomeação indica continuidade da política atual, de cautela e parcimônia dos estímulos. 

Commodities: preços de grãos estáveis

Os preços das commodities energéticas seguem baixos. Entre os dias 29 de junho e 6 de julho, o preço futuro do petróleo (Brent) subiu 3%, girando em torno de 75 dólares por barril. O aumento ocorreu depois que a Arábia Saudita anunciou que estenderá o corte de 1 milhão de barris por dia, iniciado em julho, também na produção de agosto.  A Rússia também anunciou que reduzirá suas exportações em 500 mil barris por dia. Em nossa visão, a atividade global fraca, em razão de juros elevados, e a manutenção de um dólar em patamar forte, que tende a reduzir o preço em dólar de produtos cotados na moeda americana, devem evitar pressões adicionais no preço do petróleo.

O preço futuro do gás natural na Europa diminuiu 8% e segue com alta volatilidade, em meio a interrupções prolongadas no fornecimento da Noruega e o aumento da demanda durante o verão. O preço do gás natural continua bem abaixo (menos da metade) da média de janeiro de 2022 (pré-guerra).

O preço futuro de grãos teve leve variação na semana com chuvas aliviando a situação de seca nos Estados Unidos. O país é o maior produtor mundial de milho e segundo maior de soja. Ambos os grãos são usados para alimentar aves e suínos e, portanto, uma redução nos preços ajuda a diminuir a pressão sobre toda a cadeia alimentar. A Rússia tem demonstrado desinteresse na renovação do acordo de exportação de grãos com a Ucrânia – grande produtor mundial de trigo – que permite ao país abastecer navios em portos do Mar Negro. O presidente ucraniano vai à Turquia, país mediador do acordo, nesta sexta-feira (7) para buscar uma renegociação, segundo fontes.

Brasil

Focus: projeções de inflação caem após definição de meta de 2026

As projeções para o IPCA caíram para 2023 (de 5,06% para 4,98%), para 2024 (de 3,98% para 3,92%), para 2025 (de 3,8% para 3,6%) e para 2026 (de 3,72% para 3,5%). Os números esperados para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) praticamente não tiveram alterações para 2023 (de 2,18% para 2,19%) e registraram leve alta para 2024 (de 1,22% para 1,28%). A taxa Selic está em 12% para 2023, em 9,5% para 2024, em 9% para 2025 e em 8,63% para 2026. As projeções estão no Boletim Focus, relatório do Banco Central que reúne a expectativa das instituições financeiras em relação aos principais indicadores econômicos do país.

Atividade: produção industrial estagnada

A produção industrial de maio cresceu 0,3% frente ao mês anterior. O resultado veio levemente acima do esperado pelas projeções do mercado. Apesar do número positivo, a produção industrial está praticamente estável desde o ano passado. A indústria de transformação e a indústria extrativa registraram variações de -0,1% e 1,2%, respectivamente. À frente, nossa expectativa é que a indústria fique de lado ou apresente contração. A política monetária contracionista, a desaceleração global e a queda dos preços das commodities contribuem para esta tendência. Projetamos crescimento do PIB de 2% neste ano, com viés de alta. Para 2024, projetamos alta de 1%.

Inflação: IGP-DI apresenta deflação recorde

A inflação medida pelo IGP-DI caiu 1,45% em junho, abaixo da mediana das projeções do mercado. Em 12 meses, o índice está em -7,4%, o menor nível da série histórica. A composição dos índices de atacado mostrou o IPA agrícola com queda de 3,8% frente à contração de 4,6% no mês anterior. O núcleo do IPA industrial – que inclui apenas os itens relacionados à inflação de bens industriais do IPCA, excluindo alimentos, combustíveis e minério de ferro – registrou contração de 0,5%. Em 12 meses, o IPA agrícola está em -15,1% e o núcleo do IPA industrial em -2,5%.

Reforma tributária é aprovada na Câmara dos Deputados

A Proposta de Emenda à Constituição nº 45 que propõe alterações no sistema tributário nacional foi aprovada na Câmara dos deputados em dois turnos. O texto propõe a substituição dos seguintes tributos: Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI), Contribuição para o Programa de Integração Social (PIS) e Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) pela Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS). E a substituição do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) e do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) pelo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). Além da unificação de tributos, a proposta prevê a alteração da tributação do local de origem para o local de consumo.  A proposta agora segue para o Senado Federal.

Equipe Econômica C6 Bank

Felipe Salles Head
Claudia Moreno Head Brasil
Claudia Rodrigues Head Internacional
Felipe Mecchi Internacional
Heliezer Jacob Brasil

Este relatório foi preparado pelo Banco C6 S.A.

Os números contidos nos gráficos de desempenho referem-se ao passado; o desempenho passado não é garantia de resultados futuros.

Cada analista de Macro Research é o principal responsável pelo conteúdo deste relatório e atesta que:

(i) todas as opiniões expressas refletem com precisão suas opiniões pessoais e eventual recomendação foi elaborada de forma independente, inclusive em relação ao Banco C6 S.A. e / ou suas afiliadas;

(ii) nenhuma parte de sua remuneração foi, está ou estará, direta ou indiretamente, relacionada a quaisquer recomendações específicas realizadas pelo analista.

Parte da remuneração do analista vem dos lucros do Banco C6 S.A. e / ou de suas afiliadas e, consequentemente, as receitas decorrem de transações mantidas pelo Banco C6 S.A. e / ou suas coligadas.

Este relatório foi preparado pelo Banco C6 S.A., uma instituição regulada por autoridades brasileiras.

O Banco C6 S.A. é responsável pela distribuição deste relatório no Brasil.