Leitura de 4 min

C6 Bank distribui livros e forma mediadores de leitura na Amazônia

Banco firmou parceria com ONG Vaga Lume para distribuir 2 mil livros nas escolas públicas da região

Atualizado em

Uma imagem mostra diversos coqueiros da Amazônia vistos de baixo. No topo de um dos coqueiros, há uma criança o escalando.

O C6 Bank firmou uma parceria com a Associação Vaga Lume, presente em 22 municípios da Amazônia Legal e responsável pela implantação e fomento de 95 bibliotecas comunitárias, para incentivar a leitura em comunidades de seis estados da região. Cerca de 2 mil livros serão distribuídos a escolas públicas, que também receberão cursos de formação de mediação de leitura.

A parceria marca o lançamento do livro “Amazônia das Crianças”. Patrocinada pelo C6 Bank e pela Mastercard, essa é a primeira publicação infantil de Araquém Alcântara, um dos precursores da fotografia de natureza no Brasil, com mais de 60 livros publicados ao longo de 50 anos de carreira. O livro tem como protagonistas 15 crianças de seis Estados da região amazônica (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará e Roraima) que contam em primeira pessoa suas aventuras cotidianas.

Relacionadas:

“O incentivo à leitura é uma poderosa ferramenta de transformação. Não foi à toa que escolhemos a região amazônica para realizar essa ação, que envolve a distribuição de livros e formação de pessoas que façam essas obras impactarem as crianças. Queremos que elas conheçam a diversidade da floresta e a importância de preservá-la”, diz Alexandra Pain, chefe de ESG do C6 Bank.  

Por meio da Associação Vaga Lume, escolas das comunidades envolvidas no projeto receberão a nova publicação de Araquém além de um acervo de 120 outros títulos complementares. A Vaga Lume também vai realizar encontros de formação de mediação de leitura nas comunidades que participaram do livro “Amazônia das Crianças”. A obra de Araquém Alcântara acompanha uma edição do livro do professor, com informações e sugestões de atividades material que será usado na formação dos mediadores de leitura.  

“A ideia é plantar a semente da mediação de leitura e aprimorar o hábito leitor das crianças dessas comunidades. Para que isso aconteça, a Vaga Lume desenvolveu a articulação com as lideranças locais, os educadores e a curadoria do acervo que irá compor a biblioteca local. Estamos nessa parceria porque temos um sólido trabalho, de mais de 20 anos, no campo da educação, com conhecimento e expertise em mobilização comunitária e na curadoria de acervo infantil considerando a importância da bibliodiversidade”, diz Lia Jamra Tsukumo, diretora da Vaga Lume, organização que está presente em todo o território da Amazônia Legal. 

O livro “Amazônia das Crianças” está disponível para download gratuito no site do C6 Bank. O banco também disponibiliza o download gratuito do guia de navegação para professores. O livro e o guia podem ser baixados em pdf, ePub para Kindle e Google Play Livros.

Doações 

A Associação Vaga Lume está entre as organizações sociais que podem receber doações pelo aplicativo do banco. Criada há 22 anos, a Vaga Lume está presente em 22 municípios, já doou 163 mil livros e formou mais de 5 mil mediadores de leitura voluntários que leem para as crianças. A ONG atua na área de educação, implementando bibliotecas comunitárias na Amazônia Legal e promovendo o acesso à leitura.

As doações podem ser realizadas por débito em conta ou pontos Átomos, acumulados no programa de fidelidade do banco. Para doar, é necessário estar no ambiente do C6+Benefícios, no aplicativo do C6 Bank. Em seguida, basta clicar no ícone ‘Doações’ e selecionar uma das instituições. É possível fazer doações a partir de R$ 10 ou 385 pontos. A doação fica registrada no aplicativo como uma compra. Os valores doados são repassados integralmente à instituição escolhida.

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Este é um texto de divulgação para jornalistas. As informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank referem-se às condições existentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.