Leitura de 5 min

Calendário B3: Quando a bolsa de valores fecha em 2023?

Veja como está o calendário da B3 2023 para planejar suas operações.

Atualizado em

Números da bolsa para refletir o calendário B3 2023
Este ano o funcionamento da B3 não será interrompido pelos feriados estaduais e municipais.

O calendário da B3 2023 é um assunto de grande importância para investidores. Afinal, o funcionamento da bolsa de valores precisa ser acompanhado em tempo real para que se saiba o momento certo de investir.

Para facilitar sua vida, o C6 Bank desenvolveu este post para informar os dias de funcionamento e em quais feriados a B3irá fechar. Além disso, um grande facilitador é nosso C6 Invest, em apenas um app você consegue fazer a compra e venda de ações. Veja o que você vai encontrar por aqui:

  • Calendário da B3 em 2023
  • Meses de funcionamento sem interrupção:
  • Meses com pausa no funcionamento:
  • Qual o horário de funcionamento da B3?
  • Como investir na B3 com o C6 Invest?

Gostaria de ver mais conteúdos relacionados a bolsa de valores brasileira? Leia o que separamos para você:

Calendário da B3 em 2023

Este ano o funcionamento da B3 não será interrompido pelos feriados estaduais e municipais. Sendo assim, segundo o calendário da bolsa de valores brasileira, ao decorrer do ano vão ocorrer 12 pausas, que os feriados nacionais. Para não ter erro, vamos apontar como será.

Vale lembrar que a bolsa de valores não funciona aos finais de semana e que os feriados não serão prolongados.  Veja abaixo o calendário da B3 de 2023.

Computador com ações na tela para refletir o calendário da B3
Veja a seguir os meses de funcionamento sem interrupção da B3.

Meses de funcionamento sem interrupção:

O funcionamento da B3 seguirá normalmente em todos os dias úteis nos seguintes meses:

  • Janeiro;
  • Março;
  • Julho;
  • Agosto;

Meses com pausa no funcionamento:

O calendário de negociações da B3 será interrompido nestas datas:

Fevereiro:

Neste mês, não ocorrerá expediente nos dias 20 e 21 (Carnaval). Já no dia 22 (Quarta-Feira de Cinzas), o funcionamento do mercado de renda variável se inicia às 13h e vai até 17h55, com pré-abertura das 12h45 às 13h.

A pré-abertura acontece antes do início das negociações e serve para realizar os cancelamentos feitos fora do horário de expediente e para fazer ofertas.

Abril:

A bolsa vai parar nos dias 7 (Paixão de Cristo) e 21 (Tiradentes).

Maio:

O mês de maio se inicia com uma pausa no dia 1 (Dia do Trabalho).

Junho:

No dia 8 (Corpus Christi) a B3 não tem expediente.

Setembro:

Em setembro a bolsa de valores vai parar no dia 7 (Dia da Independência do Brasil).

Outubro:

No dia 12 (Dia de Nossa Senhora Aparecida) não terá expediente.

Novembro:

Haverá duas pausas, no dia 2 (Dia dos Finados) e 15 (Proclamação da República)

Dezembro:

Nos dias 25 e 29 (Natal e Expediente Interno nas Instituições Bancárias, respectivamente) não haverá funcionamento.

Qual o horário de funcionamento da B3?

O funcionamento da B3 segue as bolsas de valores de Nova York, que varia de acordo com o horário de verão dos Estados Unidos. Desde o dia 7/11/22 as negociações do mercado à vista começaram a abrir às 10h e vão até 17h55, mas a partir do dia 17 de março haverá uma alteração e a B3 começara a fechar 17h.  

Como investir na B3 com o C6 Invest?

Com o app do C6 Bank é possível investir nos ativos negociados na B3 sem precisar pagar taxas de custódia e corretagem. O C6 Invest possibilita a compra de diversas ações e papéis. Descubra abaixo o passo de como investir:

  • Abra o seu app, localize e toque no ícone do C6 Invest que fica no canto inferior. Após isso você encontrará uma aba escrito “Renda Variável”, onde será realizada uma pesquisa rápida para entender qual é o seu perfil de investidor;
  • Escolha o ativo que deseja comprar e decida se será ação ordinária ou preferencial;
  • Por fim, você será direcionado a uma tela que vai mostrar a análise do último valor negociado e do dia. Depois é só clicar em comprar. Vale ressaltar que, a compra de ações, ETFs e FIIs costuma ser feita por lotes, porém é possível escolher a quantidade que deseja adquirir.

Agora você já sabe como será o calendário de negociação da B3, o horário de funcionamento e como investir através do C6 Invest.  Assim, fica mais fácil de começar a investir neste ano.

Caso tenha ficado interessando sobre as pautas citadas acimas, leia também essas matérias:

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.