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Quais são as datas comerciais mais relevantes para ampliar suas vendas? 

Conheças as dicas de como explorar o máximo de ganhos em vendas da sua empresa.

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Tempo de leitura · 7 min

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Prepare seu negócio para as vendas através das datas comerciais mais importantes e potencialize os resultados financeiros de seu negócio. Para ajudar você nesse planejamento, o time do C6 Bank preparou este conteúdo completo sobre o tema. 

Durante a sua leitura, você encontrará os seguintes tópicos: 

  • O que são datas comerciais? 
  • Quais são as datas comerciais mais relevantes? 
  • Checklist: como maximizar o potencial de vendas nessas datas 
  • Quanto de vendas as datas comerciais representam? 
  • Como o C6 Bank pode ajudar suas vendas; 
  • Passo a passo para criar um calendário de vendas; 

Se você se interessa por esse tipo de conteúdo, aproveite para ler também: 

O que são datas comerciais? 

As datas comerciais são os dias que possuem relevância específica para o comércio e para a economia. Usualmente, estão relacionadas a eventos que impulsionam as vendas e o consumo.  A partir delas você consegue criar um calendário comercial para sua empresa, e se preparar para acompanhar o comportamento dos seus clientes ao longo do ano.  

Quais são as datas comerciais mais relevantes? 

Existem algumas datas comerciais padrões que podem estar em seu calendário de vendas. Entenda: 

Feriados e datas comemorativas 

Os principais feriados e datas comemorativas a serem considerados ao fazer o seu calendário de vendas são:  

  • Carnaval (entre fevereiro e março); 
  • Dia da Mulher (8 de março); 
  • Dia do Consumidor (15 de março); 
  • Dia do Frete Grátis (18 de abril); 
  • Dia das Mães (segundo domingo de maio); 
  • Festa Junina (junho e julho); 
  • Dia dos Namorados (12 de junho); 
  • Dia dos Pais (segundo domingo de agosto); 
  • Dia do Cliente (15 de setembro); 
  • Dia das Crianças (12 de outubro); 
  • Halloween (31 de outubro); 
  • Cyber Monday (2 de dezembro); 
  • Festas de fim de ano (25 e 31 de dezembro).  

Checklist: como maximizar o potencial de vendas nessas datas 

Separamos algumas dicas que podem ajudar você a aumentar os resultados das suas vendas: 

  • Atente-se ao calendário para sempre pensar alguns meses à frente. Se você quer aumentar suas vendas no Dia das Crianças, comece a se planejar entre os meses de junho de julho; 
  • Prepare seu estoque com antecedência para garantir que você terá a quantidade de mercadoria necessária e não perderá vendas; 
  • Amplie suas formas de recebimento, pois quanto mais opções de pagamento o seu negócio oferecer aos clientes, maiores são as chances de você concluir vendas físicas e online; 
  • Invista em estratégias de promoção e vendas; 
  • Faça uma avaliação de preços e garanta que sua oferta esteja competitiva; 
  • Prepare a sua equipe e analise a necessidade de contratar mão de obra extra; 
  • Cheque a necessidade de planejar um capital de giro para fazer os investimentos necessários para o seu negócio. 

Aplicar essas dicas no seu planejamento pode potencializar suas vendas e fidelizar seus clientes. 

Quanto de vendas as datas comerciais representam? 

Nas datas comerciais importantes, as vendas geralmente alcançam níveis elevados. Abaixo, descubra oportunidades que podem ser aproveitadas ainda este ano e planeje-se para cobrir a demanda: 

Dia das Crianças 

O Dia das Crianças ocupa a terceira posição no calendário de eventos mais relevantes para o varejo nacional em termos de volume de vendas. O varejo brasileiro cresceu 1,6% em outubro de 2023, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), e movimentou mais de R$ 8 bilhões em vendas.  

Halloween  

Embora o Halloween ainda seja uma data menor no Brasil em comparação com o Dia das Crianças, de acordo com a ABCasa, associação que representa os setores de artigos para casa, decoração e presentes, as vendas de produtos ligados a data crescem 30% ao ano. 

Black Friday 

Segundo a Neotrust e ClearSale, em 2023, o faturamento da Black Friday no e-commerce ficou em mais de R$ 5 bilhões. Adicionalmente, o levantamento também mostrou um aumento de 1,7% no ticket médio. 

Festas de Final de Ano 

O dia 25 de dezembro continua sendo a principal data comercial no Brasil. Em 2023, de acordo com dados da Nuvemshop, mais de R$ 4 milhões de produtos foram vendidos, com aumento de 33,5% das vendas em plataformas digitais.  

Como o C6 Bank pode ajudar suas vendas 

Agora que você já sabe o que é, como montar e conhece os benefícios do calendário de vendas, convidamos você para conhecer as contas PJ e MEI do C6 Bank.  

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Passos a passo para criar um calendário de vendas 

Se você ainda não tem um calendário de vendas, leia as dicas abaixo para dar início a sua estratégia.  

1. Identifique datas sazonais 

O primeiro passo é identificar quais são as datas sazonais que fazem sentido para o seu público. Isso porque quanto mais próximo você estiver do consumidor, mais altas são as chances de ele vir adquirir seu produto ou serviço.  

Além disso, considere:  

  • Clima: as tendências de consumo costumam mudar de acordo com as estações do ano; 
  • Turismo: comércios de cidades turísticas precisam se preparar para o aumento da demanda em momentos de alta temporada, seja pelo clima ou por eventos da região; 
  • Eventos esportivos de nível mundial: devido a exibição dos jogos, há um aumento nas vendas de camisetas, álbuns e até mesmo no fluxo de pessoas em bares e restaurantes; 
  • Shows e festivais: eventos como shows e festivais também aumentam o fluxo de pessoas nas cidades. A venda de merchandising, acessórios, roupas e itens de conveniência crescem consideravelmente. 

A dica é: entenda o mercado e o perfil dos seus clientes para estabelecer um calendário promocional para o ano inteiro, de modo que suas ofertas sempre acompanhem esses eventos. 

2. Planeje suas campanhas de marketing com antecedência 

Defina quais são as datas comemorativas que você irá abordar e crie um cronograma de ação. Nesse caso, avalie: 

  • Objetivos dessa ação; 
  • Mídia que será utilizada; 
  • Possíveis resultados. 

Faça o planejamento com antecedência para que você consiga montar suas campanhas com qualidade e passar a mensagem correta para seus clientes.  

3. Ajuste o estoque e a logística para a demanda sazonal 

Aqui, é importante organizar a operação para o aumento dos pedidos. Nesse planejamento, considere investimentos para ampliar estoques, capacidade logística e atendimento. Tenha cuidado para não exagerar na compra de itens que terão uma redução na procura após aquela data específica.  

Com essas informações, você conseguirá selecionar as datas mais estratégicas para inserir em seu calendário de vendas. 

Para mais conteúdos como esse, acompanhe o nosso blog. Leia também: 

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Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.