Confira algumas perguntas e respostas que o professor Liao Yu Chieh preparou para você
Atualizado em
Quantas chaves PIX posso ter? As chaves PIX são seguras? Posso cadastrar a mesma chave PIX em bancos diferentes? Se você ainda tem dúvidas sobre o PIX, confira algumas perguntas e respostas que o professor Liao Yu Chieh, educador financeiro do C6 Bank, preparou para você. Confira:
A chave PIX é um apelido para seus dados bancários. Em vez de informar nome, CPF, banco, agência ou conta quando for receber dinheiro de alguém, você simplesmente informa esse apelido da conta.
Uma pessoa física pode ter até 5 chaves PIX. Já as pessoas jurídicas, como MEIs e empresas de todos os tamanhos, podem ter até 20 chaves.
Pessoas físicas podem usar até 4 tipos diferentes de número do PIX: o número do CPF, um número de telefone celular, um endereço de e-mail ou mesmo uma chave aleatória gerada pelo app da instituição onde você quer usar o apelido.
Exceto no caso do CPF, você pode usar mais de uma chave PIX do mesmo tipo. Por exemplo: suas 5 chaves podem ser 2 números de celular e 3 e-mails diferentes.
Relacionadas:
Não precisa. Você pode escolher usar todas as 5 chaves em uma única conta, de um mesmo banco, ou então cadastrar cada chave em uma instituição diferente. É você quem vai decidir quantas chaves você quer usar e em quais instituições.
Resumindo, cada conta sua pode ter um apelido, vários apelidos ou nenhum.
Primeiro, é importante lembrar que cada chave só pode ser associada a uma conta. Caso você tenha contas em mais de uma instituição, você deve cadastrar chaves diferentes em cada uma delas.
Vamos supor que você tenha conta em três bancos. Nesse caso, para usar o PIX em todos os bancos, você pode alocar 2 chaves para a primeira conta, outras 2 para a segunda conta e uma para a terceira conta. Essa distribuição é um exemplo e cada pessoa pode cadastrar da forma que preferir.
Sim. As suas chaves serão usadas apenas para que outras pessoas mandem dinheiro para você. Por isso, não existe risco em fornecer as chaves para alguém. Pense que você já passa seus dados bancários para quem vai te pagar.
Mas você pode ficar desconfortável de passar o seu CPF, telefone ou e-mail para uma pessoa desconhecida. Nesse caso, pode usar uma chave aleatória ou passar seus dados bancários da forma tradicional.
Leia também: Pix entre empresas aumenta mais de 40 vezes e motiva busca por taxas competitivas
Índice
Compartilhar