Leitura de 4 min

Como investir em bonds sem complicação?

Os bonds são um tipo de produto semelhante às debêntures e são mais uma forma de diversificar seus investimentos; saiba mais

Atualizado em

Pessoa segurando um celular em frente a uma tela do computador que mostra como investir em bonds
Descubra neste post como investir em bonds.

Antes de entrar no mercado de renda fixa no exterior, é preciso saber como investir em bonds e quais são suas principais características. Isso porque esse é um produto que pode permitir ao investidor a oportunidade de diversificar sua carteira já que estamos falando do dólar, uma moeda forte e com menos oscilações.

Para explicar como investir em bonds no exterior, o C6 Bank preparou esse texto. Nele, você vai encontrar as respostas para as seguintes perguntas:

  • O que são bonds?
  • Como esse tipo de investimento funciona?
  • Como investir em bonds?
  • 1. Investir com corretoras: passo a passo
  • 2. Investir em ETFs ou BDRs
  • Quais as vantagens de investir no exterior?

Gostaria de ler outras matérias relacionadas a investimentos internacionais? Explore o que separamos para você:

O que são bonds?

Os bonds são títulos de renda fixa internacional emitidos por empresas e governos em moeda estrangeira e negociados no mercado externo. Eles são semelhantes às debêntures, conhecidas aqui no Brasil.

Este tipo de investimento tem condições predefinidas, como por exemplo a taxa de remuneração e os prazos de vencimento. Além disso, ele pode ser emitido por uma variedade de empresas de diferentes setores. Apesar de serem títulos em dólar, empresas brasileiras podem emitir bonds caso desejem captar recursos no mercado exterior com este veículo.

Como esse tipo de investimento funciona?

O funcionamento dos bonds é muito semelhante ao das debêntures. Ou seja, o investidor ao optar por este ativo, empresta dinheiro à organização emissora e em troca receberá, na data de vencimento, juros acrescidos do aporte inicial.

Como mencionado anteriormente, esses títulos de renda fixa no exterior estão disponíveis em uma grande variedade, com prazos e taxas diversos. Além disso, a rentabilidade depende diretamente do risco de crédito do emissor, que é a possibilidade de não honrar com o pagamento.

Por fim, vale ressaltar que os bonds também são negociados em mercados secundários. Ou seja, os investidores contam com a possibilidade de negociá-los antes de seu vencimento.

Como investir em bonds?

Há duas maneiras de investir em bonds. Descubra abaixo quais são:

1. Investir através de corretoras/plataformas: passo a passo

Investir em títulos de renda fixa com corretoras é uma opção de investimento direto no exterior. Ou seja, através de contas internacionais ou de plataformas você pode negociar os ativos nas bolsas dos Estados Unidos.

Atualmente, no C6 Bank só é possível investir em bonds ao entrar em contato com um assessor de investimentos direto no aplicativo.

2. Investir em ETFs ou BDRs

Os Exchange Traded Funds (ETFs, na sigla em inglês) são fundos de índices negociados em bolsa. Na B3, a Bolsa de Valores brasileira, há dois fundos listados que promovem exposição ao mercado de bonds: o BNDX11 e USDB11. Essa é uma possibilidade de acessar este tipo de aplicação sem tirar o dinheiro do país.

Há também a possibilidade de investir em Brazilian Depositary Receipts (BDRs, na sigla em inglês) de ETFs. Eles são recibos negociados na B3 de cotas de ETFs listados no exterior. No Brasil, estão disponíveis mais de 20 opções que podem ser compradas em corretoras ou bancos da mesma forma que as ações.

Quais as vantagens em investir no exterior?

Investir no exterior traz diversas vantagens. A primeira delas é a diversificação, uma vez que é possível estar exposto a diferentes mercados e países ao aplicar seu dinheiro fora do Brasil.

Além disso, ao optar pelos bonds você pode acessar um mercado de renda fixa mais maduro e consolidado que o doméstico.

No C6 Global Invest, nosso serviço de intermediação no exterior, você encontra ativos disponíveis com aporte mínimo de US$ 100. Dessa forma, você pode ter acesso a ativos de renda variável e renda fixa no exterior.

Agora você já sabe o que são os bonds, como eles funcionam e como você pode investir neles. Vale lembrar que no C6 Global Invest, disponível no mesmo app da sua conta brasileira, você encontra várias opções desse tipo de investimento para dolarizar a sua carteira.

Leia também: Assessor de investimentos: quais as vantagens de poder contar com um?

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.