O recurso tem uma camada extra de segurança, ideal para usar no mundo digital.
Atualizado em
Uma das maneiras mais seguras de fazer compras online é usar o cartão virtual. Essa é uma versão digital do tradicional cartão físico que você já carrega na carteira. Além da segurança, essa é uma opção mais prática para o dia a dia.
Isso porque não é necessário memorizar os dados nem buscar o cartão físico sempre que for comprar algo: tudo pode ser acessado rapidamente pelo app.
Entenda nesse texto como o cartão virtual funciona na prática, quando usar e se é possível passar o cartão virtual na maquininha?
Aproveite para ler também:
O cartão virtual é uma extensão digital do cartão físico (crédito ou débito). Ele foi criado para garantir mais praticidade e segurança as compras, ao adicionar camadas específicas de segurança que reduzem a exposição dos dados originais e tornam cada transação mais controlada, como:
O cartão virtual funciona de forma semelhante ao cartão físico. Em uma compra on-line, você insere os dados normalmente, como número, data de validade e o CVC.
A diferença está no formato: ele é gerado exclusivamente pelo app do banco e possui dados próprios:
Essas características fazem do cartão virtual uma solução mais segura para transações digitais, reduzindo o comprometimento de dados ou uso indevido.
Além das compras em sites e aplicativos, o cartão virtual também pode ser cadastrado em carteiras digitais como Apple Pay, Google Pay ou Samsung Wallet, o que permite o uso em maquininhas com pagamento por aproximação.
Cartões físicos e virtuais têm funções semelhantes, mas se diferenciam principalmente pela forma de uso e flexibilidade no ambiente digital.
O cartão físico pode ser utilizado tanto em compras presenciais quanto online, bastando inserir manualmente seus dados. Já o cartão virtual é gerado pelo app do banco e pensado para facilitar pagamentos em sites, aplicativos e carteiras digitais.
Uma das vantagens do cartão virtual é que o CVC muda diariamente, o que reduz o risco de uso indevido em caso de vazamento de dados.
A seguir, você confere uma tabela com o resumo dessas características:
Cartão físico | Cartão virtual | |
|---|---|---|
Uso | Lojas físicas e virtuais | Lojas físicas e virtuais |
CVC | Fixo | Dinâmico |
Número | Fixo | Fixo |
Pagar com o cartão virtual é simples. Após gerar o cartão no app do seu banco, basta copiar o número, o CVC e a data de validade e inseri-los nos campos indicados na tela de pagamento.
Esse processo é idêntico ao uso de um cartão físico, com a diferença de que os dados vêm diretamente do ambiente digital — sem depender do plástico físico.
Para compras pela internet, o cartão virtual é uma escolha comum. Como ele pode ter dados temporários ou renováveis, oferece mais tranquilidade em transações em sites e apps.
É possível usar o cartão virtual em maquininhas , quando ele é adicionado a uma carteira digital no celular ou smartwatch.
Se você é cliente C6 Bank, siga o passo a passo:
Depois de configurado, é só aproximar o celular ou relógio da maquininha com NFC para concluir o pagamento.
Para solicitar o cartão virtual do C6 Bank, basta seguir as etapas listadas a seguir:
Pronto! É só usar.
A maior vantagem é a segurança adicional. Com a alteração dos dados do cartão virtual, o vazamento de dados é dificulto. Além disso, vale destacar outros benefícios, tais como:
1. O cartão virtual é seguro?
Sim. Ao finalizar uma compra online, muitos cartões virtuais deixam de ser válidos com aqueles mesmos dados. Isso significa que mesmo se alguém tiver acesso às informações após o uso, não conseguirá reutilizá-las. Essa dinâmica ajuda a evitar fraudes em ambientes digitais.
2. Como consultar a fatura do cartão digital?
As despesas do cartão virtual estão disponíveis na mesma fatura do cartão físico, uma vez que compartilham o mesmo limite. Sendo assim, não há nada separado. É como se fosse o mesmo cartão, mas com uma versão física e outra digital.
3. O cartão virtual tem custo?
Na maioria dos casos, não há cobrança específica para o uso do cartão virtual. Mas é importante verificar as condições da instituição financeira.
No C6 Bank, o cartão virtual não tem custo adicional e ainda oferece mais proteção para compras online, com CVC dinâmico e a possibilidade de gerar um novo sempre que quiser.
Mais segurança para suas compras on-line
O cartão virtual é uma solução prática e acessível para quem busca mais agilidade no dia a dia e mais controle sobre os dados em compras digitais. Como vimos, ele pode ser usado em sites, aplicativos e até mesmo em maquininhas, por meio de carteiras digitais.
No app do C6 Bank, tudo é feito em poucos toques,desde a geração do cartão até integração com carteiras digitais.
Quer continuar aprendendo sobre soluções digitais e como simplificar sua rotina financeira? Acompanhe nosso blog.
Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.
Índice