Leitura de 4 min

Qual a diferença entre fechamento e vencimento de fatura?

As datas de fechamento e vencimento de fatura estão relacionadas, mas não significam a mesma coisa

Atualizado em

mulher vestindo blusa em tom pastel segurando papel na mão esquerda e usando a mão direita para pesquisar a diferença entre fechamento e vencimento de fatura no computador

Fechamento e vencimento de fatura são dois termos que podem gerar certa confusão. Ambos dizem respeito ao uso do cartão de crédito, mas não se referem à mesma coisa. A data de fechamento representa o período em que as suas compras são contabilizadas, enquanto a de vencimento determina o dia limite para pagamento da sua fatura.

Neste post, vamos falar de maneira mais aprofundada sobre o fechamento e vencimento da sua fatura. Você encontrará respostas para as seguintes dúvidas:

  • O que é data de vencimento?
  • O que é data de fechamento da fatura?
  • Posso comprar no dia do fechamento da fatura?
  • Posso pagar a fatura antes do fechamento?
  • Como saber a data de fechamento da fatura?
  • Posso comprar no dia do vencimento da fatura?
  • Qual o melhor dia para o vencimento da fatura?

Quer ler outros conteúdos sobre cartões? Separamos duas opções para você escolher:

O que é vencimento da fatura?

A data de vencimento é o dia para o pagamento da fatura. Após essa data, há a incidência de juros sobre a conta e o cliente passa a entrar em atraso no pagamento desta pendência.

O que é data de fechamento da fatura?

A data de fechamento da fatura é o dia em que o seu cartão “vira” e as compras feitas no crédito passam a ser computadas na fatura do mês seguinte. Também é conhecida como “melhor dia para compras” por esse mesmo motivo.

Pense da seguinte forma: se a data de fechamento da sua fatura é no dia 23 para pagamento no dia 30, uma compra feita no dia 22 precisará ser paga em curto prazo. Por outro lado, se você esperar até o dia 23, o prazo para o pagamento dessa compra será de mais de 30 dias, uma vez que ela será contabilizada apenas na fatura do próximo mês. 

Posso comprar no dia do fechamento da fatura?

Sim. No entanto, tenha em mente que, se o dia seguinte ao fechamento é o melhor para compras, a data em si é a pior. Isso porque, nesse caso, você terá apenas 6 dias até o vencimento para pagar o valor. Caso contrário, essa despesa sofrerá a incidência de juros, o que pode levar a uma situação financeira delicada e prejudicar o seu planejamento financeiro.

Posso pagar a fatura antes do fechamento?

Sim, pode. Nada impede o usuário de antecipar o pagamento da fatura, e muitas pessoas até preferem fazer isso para evitar ver grandes valores ao final do mês, ou apenas para liberar o limite do cartão com antecedência.

Como saber a data de fechamento da fatura?

Comumente a data de fechamento da fatura acontece de sete a dez dias corridos antes do vencimento na maioria das instituições financeiras. Contudo, o mais recomendado é fazer a verificação junto ao seu banco.  

No C6 Bank, por exemplo, o fechamento ocorre sete dias corridos antes do vencimento, E você pode fazer a confirmação o direto no app, basta seguir os passos abaixo:

  1. Abra o app do C6 Bank;
  2. Na página inicial, acesse a aba “Cartões”;
  3. Em seguida, procure pela informação “Melhor dia de compra”.

Posso comprar no dia do vencimento da fatura?

Sim. No entanto, por mais que essa transação só seja contabilizada para a fatura do mês seguinte, o recomendado é priorizar a quitação da dívida anterior antes de fazer novas compras, a fim de manter uma boa saúde financeira e evitar a incidência de juros sobre a quantia acumulada.

Qual o melhor dia para o vencimento da fatura?

Depende. De forma geral, o ideal é que a data de vencimento da sua fatura seja posterior às datas em que haverá maior entrada de dinheiro na sua conta. Por exemplo: se você recebe seu salário no dia 30, é uma boa ideia ajustar o vencimento para os dias 5 ou 10. Dessa forma, você evita correr o risco de não conseguir pagar a fatura a tempo.

No C6 Bank, você pode escolher a data de vencimento mais conveniente entre os dias 5, 10 e 15. Além disso, você também consegue alterar a sua data de vencimento em nosso app.

Esperamos ter conseguido responder suas dúvidas sobre as datas de fechamento e vencimento de fatura. Conhecer as características de cada uma delas é muito importante para manter o equilíbrio das suas finanças. Caso tenha gostado desse post e queira ler outras relacionadas, aproveite para conferir também:

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.