Copom deve finalizar ciclo de corte de juros

Confira na íntegra a análise da equipe econômica do C6 Bank sobre o fim do ciclo de corte de juros.

Atualizado em

Tempo de leitura · 3 min

Publicado em

Felipe Salles, Head de Economia do C6 Bank, em pé em uma sala de reunião do banco C6 Bank
Felipe Salles Foto: Germano Lüders

O Banco Central tomará sua decisão de política monetária na próxima quarta-feira (19/6). Na última reunião, em maio, o Comitê de Política Monetária (Copom) reduziu a taxa Selic de 10,75% para 10,50%, uma redução menor do que a previamente sinalizada. No comunicado em que anunciou a decisão, o Copom retirou a sinalização sobre os passos subsequentes. Nossa expectativa é que o BC mantenha a taxa de juros estável em 10,5% na reunião de junho.

Desde a última reunião, aconteceram algumas mudanças nas variáveis que afetaram o cenário prospectivo para a inflação: (i) a projeção de IPCA do Focus passou de 3,76% para 3,90% em 2024 e subiu de 3,66% para 3,78% em 2025; (ii) a taxa de câmbio registrou depreciação (passou de R$5,17 para R$5,30); (iii) a projeção de taxa de juros do Focus passou de 9,75% para 10,25% em 2024 e de 9% para 9,25% em 2025. Os discursos do presidente do Banco Central, logo após a decisão de juros de maio, reforçaram a preocupação do BC com a desancoragem das expectativas de inflação. Diante da contínua piora das expectativas de inflação, ainda que em ritmo lento, e da depreciação recente do câmbio, nossa expectativa é que o BC tenha terminado o ciclo de corte de juros e mantenha a taxa Selic em 10,5%. Na nossa visão, considerando as sensibilidades dos modelos e as projeções de inflação do Banco Central, não há espaço para novos cortes de juros. Não descartamos uma possível elevação dos juros nesse ano, caso o cenário doméstico continue se deteriorando.

Projetamos Selic em 10,5% ao final de 2024 e em 9% ao final de 2025.

Equipe Econômica C6 Bank

Felipe Salles                   Head

Claudia Moreno      Head Brasil

Claudia Rodrigues    Head Internacional

Felipe Mecchi               Internacional

Heliezer Jacob            Brasil

Este relatório foi preparado pelo Banco C6 S.A.

Cada analista de Macro Research é o principal responsável pelo conteúdo deste relatório e atesta que:

Os números contidos nos gráficos de desempenho referem-se ao passado; o desempenho passado não é garantia de resultados futuros.

(i) todas as opiniões expressas refletem com precisão suas opiniões pessoais e eventual recomendação foi elaborada de forma independente, inclusive em relação ao Banco C6 S.A. e / ou suas afiliadas;

(ii) nenhuma parte de sua remuneração foi, está ou estará, direta ou indiretamente, relacionada a quaisquer recomendações específicas realizadas pelo analista.

Parte da remuneração do analista vem dos lucros do Banco C6 S.A. e / ou de suas afiliadas e, consequentemente, as receitas decorrem de transações mantidas pelo Banco C6 S.A. e / ou suas coligadas.

Este relatório foi preparado pelo Banco C6 S.A., uma instituição regulada por autoridades brasileiras.

O Banco C6 S.A. é responsável pela distribuição deste relatório no Brasil.