Ao fazer aplicar em um FOF, você investe em dezenas de ativos diferentes, o que garante diversificação e pode gerar redução de riscos.
Atualizado em
FOF é uma sigla que significa fundos de fundos. Trata-se de uma categoria de produto de investimento que permite aplicar de uma só vez em dezenas de aplicações diferentes simultaneamente, o que aumenta a diversificação e pode mitigar riscos.
No Brasil, de acordo com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), essa tipologia é classificada como Fundo de Investimento em Cotas (FIC) ou Fundo de Investimento em Cotas de Fundos de Investimento (FICFI). Inclusie=ve, é assim que tais opções aparecem no app do C6 Bank.
Quer saber mais sobre esses papéis? A seguir, apresentaremos o que são fundos de fundos, quais são as melhores alternativas e se essa modalidade compensa.
Mas, antes, aproveite para ler também:
Importante: Este conteúdo tem caráter meramente informativo e não deve ser entendido como recomendação de compra ou venda de ativos
Um FOF é composto por investidores que se reúnem com o objetivo de aplicar recursos em uma determinada classe de ativos. A diferença é que, nesse caso, a aplicação é feita em outros fundos, que são selecionados pelo gestor de forma a balancear o retorno e mitigar perdas.
A regra é que, para serem considerados fundos de fundos, devem aplicar no mínimo 95% do patrimônio em fundos. Os 5% restantes costumam ser aplicados em títulos de renda fixa, a fim de trazer estabilidade e liquidez para a carteira.
Em relação às movimentações, a escolha dos ativos individuais é feita pelos gestores dos fundos escolhidos, o que significa que é necessário olhar para o desempenho do grupo como um todo, e não dos ativos em si.
Assim, há uma potencialização da diversificação proporcionada por esse tipo de fundo.
Por consistirem na compra de cotas de outros fundos, os FOFs seguem o mesmo tipo de categorização de fundos. Isso significa que é possível encontrar as seguintes modalidades:
Em geral, os FOFs apresentam com mais frequência composições baseadas em fundos de fundos imobiliários e multimercados. Isso porque essas duas categorias são mais voltadas ao princípio da diversificação.
Como em qualquer tipo de investimento, há vantagens e desvantagens. Para facilitar o entendimento, preparamos uma lista com os principais pontos de cada um.
Vantagens dos FOFs:
Desvantagens dos FOFs:
Em resumo, os FOFs são indicados para perfis que procuram por características específicas, como diversificação, gestão profissional e acesso facilitado a estratégias mais sofisticadas.
Para escolher FOF, analisar somente um histórico de alta rentabilidade não basta. É preciso levar em consideração uma série de fatores, de forma conjunta:
Você pode começar a investir em FOFs (FIC e FICFI) pelo app do C6 Bank. Basta acessar à plataforma de investimentos C6 Invest e seguir as indicações:
Se seu principal objetivo é a diversificação de investimentos, vale a pena apostar em FOFs. Como os aportes são feitos em diversas aplicações, a alocação passa por diferentes gestores, e as perdas de um ativo podem ser compensadas pelos ganhos de outro.
No entanto, é necessário atentar-se. Como os FOFs são compostos por muitos fundos, a tendência é de que custos, como a taxa de administração ou de performance cobradas em diversas aplicações se acumulem.
Leia mais: saiba quais são as principais carteiras recomendadas pelo C6 Bank
Como comentamos, os FOFs (FIC ou FICFI) são alternativas de investimentos interessantes para garantir três características: diversificação, gestão profissional e praticidade.
Também contribuem para que, por meio do FOF, você consiga acessar aos melhores fundos – e com uma gestão feita por profissionais especializados. Dessa forma, é possível construir uma carteira mais diversificada de um jeito simples, com o acompanhamento que precisa.
Quer explorar esse universo com mais estratégia? Conte com o apoio do C6 Bank. Aproveite para ler outros conteúdos do nosso Guia do Investidor:
Abra sua conta digital do C6 Bank. Depois dessa etapa, basta acessar o app do C6 Bank para começar a investir com total autonomia e inteligência. Seu próximo passo no mercado de fundos começa aqui. Esperamos você!
Índice
Compartilhar