O que são fundos de fundos, os FOFs e FICs?

Ao fazer aplicar em um FOF, você investe em dezenas de ativos diferentes, o que garante diversificação e pode gerar redução de riscos.

Atualizado em

Tempo de leitura · 5 min

Publicado em

FOF é uma sigla que significa fundos de fundos. Trata-se de uma categoria de produto de investimento que permite aplicar de uma só vez em dezenas de aplicações diferentes simultaneamente, o que aumenta a diversificação e pode mitigar riscos. 

No Brasil, de acordo com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), essa tipologia é classificada como Fundo de Investimento em Cotas (FIC) ou Fundo de Investimento em Cotas de Fundos de Investimento (FICFI). Inclusie=ve, é assim que tais opções aparecem no app do C6 Bank. 

Quer saber mais sobre esses papéis? A seguir, apresentaremos o que são fundos de fundos, quais são as melhores alternativas e se essa modalidade compensa. 

Mas, antes, aproveite para ler também: 

Importante: Este conteúdo tem caráter meramente informativo e não deve ser entendido como recomendação de compra ou venda de ativos

Como funcionam os FOFs  

Um FOF é composto por investidores que se reúnem com o objetivo de aplicar recursos em uma determinada classe de ativos. A diferença é que, nesse caso, a aplicação é feita em outros fundos, que são selecionados pelo gestor de forma a balancear o retorno e mitigar perdas. 

A regra é que, para serem considerados fundos de fundos, devem aplicar no mínimo 95% do patrimônio em fundos. Os 5% restantes costumam ser aplicados em títulos de renda fixa, a fim de trazer estabilidade e liquidez para a carteira. 

Em relação às movimentações, a escolha dos ativos individuais é feita pelos gestores dos fundos escolhidos, o que significa que é necessário olhar para o desempenho do grupo como um todo, e não dos ativos em si. 

Assim, há uma potencialização da diversificação proporcionada por esse tipo de fundo. 

Tipos de FOFs disponíveis: renda fixa, ações, multimercado e imobiliários 

Por consistirem na compra de cotas de outros fundos, os FOFs seguem o mesmo tipo de categorização de fundos. Isso significa que é possível encontrar as seguintes modalidades: 

Em geral, os FOFs apresentam com mais frequência composições baseadas em fundos de fundos imobiliários e multimercados. Isso porque essas duas categorias são mais voltadas ao princípio da diversificação.  

Vantagens e desvantagens dos FOFs 

Como em qualquer tipo de investimento, há vantagens e desvantagens. Para facilitar o entendimento, preparamos uma lista com os principais pontos de cada um. 

Vantagens dos FOFs: 

  • Diversificação: basta investir em um FOF para ter diversificação, uma vez que são fundos compostos por diferentes tipos de ativos; 
  • Gestão profissional: a gestão comandada por especialistas indica que boas decisões sejam tomadas. Assim, a experiência e o conhecimento dos profissionais vai trabalhar para você;  
  • Transparência: você pode acompanhar a evolução de suas cotas por meio de relatórios e pelas informações divulgadas no app; 
  • Acesso a estratégias sofisticadas: mesmo com valores relativamente baixos, você pode investir em fundos de alta qualidade. 
     

Desvantagens dos FOFs: 

  • Acúmulo de taxas: é necessário pagar uma taxa de administração de um FOF, mas não só. Há também aquelas referentes aos fundos investidos. É fundamental avaliar esses valores; 
  • Rentabilidade: pode ser impactada justamente por essas taxas, sobretudo em períodos de baixa volatilidade; 
  • Menor controle: tudo fica sob responsabilidade do gestor, o que, em alguns casos, pode impactar a autonomia do investidor. 

Em resumo, os FOFs são indicados para perfis que procuram por características específicas, como diversificação, gestão profissional e acesso facilitado a estratégias mais sofisticadas

Como investir em FOFs pelo app do C6 Bank 

Para escolher FOF, analisar somente um histórico de alta rentabilidade não basta. É preciso levar em consideração uma série de fatores, de forma conjunta: 

  • Avalie: entenda qual o tipo de FOF no qual você deseja investir – renda fixa, ações, cambiais ou qualquer que seja a categoria de sua escolha; 
  • Observe: especialmente no caso dos fundos de fundos, analise atentamente a estratégia adotada pelo gestor. Esse tipo de investimento traz um dos maiores potenciais de variedade nas carteiras, o que significa que cada gestor investirá de uma maneira; 
  • Histórico do fundo: mesmo que rentabilidade passada não seja garantia de rendimento futuro, fazer essa consulta ajuda a alinhar expectativas e entender como ele se desempenha diante de crises, por exemplo; 
  • Atenção aos detalhes: por fim, redobre o cuidado com dados importantes como taxas, custos, prazo de resgate, aplicação inicial e tributação. 

Você pode começar a investir em FOFs (FIC e FICFI) pelo app do C6 Bank. Basta acessar à plataforma de investimentos C6 Invest e seguir as indicações: 

  • Acesse o app e depois toque em C6 Invest; 
  • Vá em “Investir” e, depois, em “Fundos”; 
  • Por fim, você encontra as opções de FIC e FICFI existentes; 
  • Escolha a aplicação que faça mais sentido para você e comece a investir. 

FOF vale a pena? Entenda para quais perfis é indicado 

Se seu principal objetivo é a diversificação de investimentos, vale a pena apostar em FOFs. Como os aportes são feitos em diversas aplicações, a alocação passa por diferentes gestores, e as perdas de um ativo podem ser compensadas pelos ganhos de outro. 

No entanto, é necessário atentar-se. Como os FOFs são compostos por muitos fundos, a tendência é de que custos, como a taxa de administração ou de performance cobradas em diversas aplicações se acumulem. 

Leia mais: saiba quais são as principais carteiras recomendadas pelo C6 Bank 

Invista de forma mais estratégica  

Como comentamos, os FOFs (FIC ou FICFI) são alternativas de investimentos interessantes para garantir três características: diversificação, gestão profissional e praticidade.  

Também contribuem para que, por meio do FOF, você consiga acessar aos melhores fundos – e com uma gestão feita por profissionais especializados. Dessa forma, é possível construir uma carteira mais diversificada de um jeito simples, com o acompanhamento que precisa. 

Quer explorar esse universo com mais estratégia? Conte com o apoio do C6 Bank. Aproveite para ler outros conteúdos do nosso Guia do Investidor

Abra sua conta digital do C6 Bank. Depois dessa etapa, basta acessar o app do C6 Bank para começar a investir com total autonomia e inteligência. Seu próximo passo no mercado de fundos começa aqui. Esperamos você! 

Compartilhar