• Início
  • Seu Bolso
  • Independência financeira feminina: 6 dicas sobre como conquistá-la

Leitura de 5 min

Independência financeira feminina: 6 dicas sobre como conquistá-la

Com a independência financeira, muitas mulheres têm encontrado uma nova perspectiva de vida.

Atualizado em

Uma pesquisa realizada pelo Serasa, no ano de 2022, juntamente com a Opinion Box, mostrou que 50% da população endividada no Brasil é composta por mulheres. Nesse sentido, a busca pela independência financeira feminina é um dos principais caminhos para mudar esse cenário. Pensando nisso, neste artigo, você poderá encontrar algumas dicas para conquistar a sua autonomia econômica.  

Independência financeira feminina - Mulher negra, com o rosto de lado, olhando para a câmera, com cabelos escuros e amarrados, com brinco dourado e blusa branca
Saiba como conquistar a independência financeira feminina.

É importante lembrar que, de primeiro momento, é necessário dar início a um planejamento financeiro. Começar a anotar seus gastos e seus ganhos, faz com que você passe a ter mais controle do seu dinheiro e, consequentemente, possa dar os primeiros passos para atingir a sua independência financeira.  

Descubra quais serão os conteúdos abordados no texto: 

  • O que é independência financeira? 
  • Diferença de independência e liberdade financeira feminina; 
  • Por que a independência financeira é importante para as mulheres? 
  • Como alcançar a independência financeira feminina? Passo a passo. 

Leia também outros artigos sobre educação financeira que podem ser de seu interesse: 

  1. Como o C6 Bank pode ajudar com a educação financeira? 
  2. Reeducação financeira: qual a importância e como aplicar na sua vida? 
  3. Bem-estar financeiro: o que é e quais são os seus benefícios? 

O que é independência financeira?  

A independência financeira é, na verdade, o momento da vida onde é possível viver sem depender de um emprego ou de alguma outra renda proveniente da força de trabalho. Entretanto, para outras pessoas, esse termo também pode significar uma relação saudável com o dinheiro e a liberdade de poder focar em atividades ou objetivos que sejam mais prazerosos como, por exemplo, fazer diferentes viagens ou comprar um imóvel.  

Diferença de independência e liberdade financeira feminina 

Não podemos esquecer que há diferença entre os conceitos “independência financeira” e “liberdade financeira”. A primeira se trata de um cenário onde a mulher pode viver apenas da sua renda. Em outras palavras, caso ela deseje parar de trabalhar, suas economias não serão afetadas por isso, pois ela ainda terá um patrimônio para garantir a sua sobrevivência e o seu bem-estar. 

Por outro lado, a liberdade financeira feminina é pautada em uma boa organização financeira pessoal e em poder usar o seu dinheiro de maneira mais livre, de acordo com os seus interesses. Assim, é possível ter mais controle sobre seus gastos, ganhos, saber o quanto se pode guardar por mês e como será gasto aquilo sobrou. Em outras palavras, é quando você tem todo o controle da sua vida econômica, sem depender de outras pessoas da sua família, por exemplo.  

Por que a independência financeira é importante para as mulheres? 

A independência financeira feminina é um conceito de grande importância, uma vez que se trata não apenas de uma conquista pessoal, mas também de uma questão social. 

Com ela, é possível ter liberdade de escolha para fazer o que quiser com o próprio dinheiro como, por exemplo, investir em estudos, montar seu próprio negócio ou aproveitar mais momentos de lazer. 

Como alcançar a independência financeira feminina? Passo a passo 

Alcançar a independência financeira não é uma tarefa fácil, mas, por outro lado, é totalmente possível e pode trazer resultados bastante significativos para a sua vida em geral. Por isso, preparamos um passo a passo que pode ajudar.  

1. Organize suas despesas 

É impossível falarmos sobre independência financeira feminina sem citarmos a organização de gastos. Para isso, use um bloco de notas, planilha, papel e caneta ou um aplicativo de sua preferência para anotar todo e qualquer valor gasto e todos os seus ganhos. Assim, você consegue redefinir prioridades e remanejar quantias para assuntos que sejam mais importantes naquele momento.  

2. Invista em estudos e na sua capacitação 

O mercado de trabalho tem ficado cada vez mais competitivo e exigente, então, investir no seu conhecimento pode ser um diferencial para que você alcance aquele cargo que deseja ou para abrir seu próprio negócio e se tornar uma empreendedora de sucesso.  

Para ajudar nessa tarefa, descubra quais são as vantagens de ser MEI

3. Defina metas e objetivos 

Conquistar a independência financeira pode não ser uma tarefa fácil. Por isso, é importante ter metas e objetivos definidos, assim, você consegue criar um cronograma de contas, além de ter uma motivação a mais nos curto e médio prazos para não desistir do seu plano. 

4. Economize dinheiro 

Em alguns casos, economizar e cortar determinados gastos durante um período, pode ser a peça-chave para você conquistar a sua independência financeira. Assim, é possível poupar determinada quantia que poderá ser usada futuramente para alcançar seus objetivos.  

5. Comece a investir 

Uma das principais formas para conseguir aproveitar o dinheiro que foi guardado, é investir. Isso porque esse tipo de aplicação pode trazer uma renda extra, seja ela a médio ou longo prazo, além de potencialmente trazer proteção contra a inflação. Como resultado, você obtém a tão sonhada independência financeira.  

6. Tenha uma carteira de investimentos diversificada 

Se você vai começar a investir, uma maneira inteligente de fazer suas aplicações é diversificando a sua carteira. Ou seja, não invista apenas em uma categoria, procure por opções variadas. Dessa forma, você consegue aproveitar diversos momentos do mercado, sem exposição excessiva.  

É importante lembrar que essa mudança não acontece de uma vez, por isso, comece com pequenas atitudes que podem fazer a diferença na sua vida financeira. Depois de alcançar uma certa estabilidade, vá para opções mais desafiadoras, mas que farão com que você consiga a sua independência financeira.  

Para ajudar nesse momento decisivo, caso empreender seja um objetivo em sua vida, não deixe de conhecer nossa conta C6 MEI, completa para o seu negócio, com Pix grátis e várias outras vantagens.  

Leia outros conteúdos que também podem ser interessantes para você: 

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app. 

Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.