Leitura de 2 min

Podcast Macro Review | Mais empregos (e mais inflação)

Economistas do C6 Bank explicam por que o mercado de trabalho aquecido pode impactar os preços

Atualizado em

Equipe de economistas que integram o Podcast Macro Review posam para foto

O número de pessoas trabalhando no Brasil bateu recorde em outubro. A taxa de desemprego continua abaixo da média histórica e a renda dos trabalhadores está aumentando de forma acelerada.  

No 87º episódio do Podcast Macro Review, os economistas do C6 Bank explicam se há preocupação sobre o impacto do avanço dos salários para a inflação.

Descubra a seguir outros conteúdos relacionados:

Emprego recorde

O mercado de trabalho brasileiro está aquecido. Segundo a Pnad Contínua Trimestral, a taxa de desemprego recuou para 7,6%, bem abaixo da média histórica (que é de 10,4%) e no menor patamar desde abril de 2015.

Menos desemprego significa, em geral, salários maiores. A renda média dos trabalhadores teve alta de 3,8% nos 12 meses até outubro. Como o número de pessoas trabalhando aumentou, a massa salarial (que é a soma dos rendimentos de todas as pessoas ocupadas) subiu ainda mais: 4,7%. Os dados são em termos reais – ou seja, a inflação do período já foi descontada.

Neste episódio, além de entender um pouco mais sobre o mercado de trabalho brasileiro, você também vai refletir sobre:

  • IPCA-15 ainda longe da meta
  • Preços esfriam na Europa
  • EUA: alívio na inflação e mais otimismo

Onde ouvir o podcast Macro Review?

Para ouvir as análises, basta buscar Macro Review no Spotify ou clicar aqui: Mais empregos (e mais inflação). O podcast também está disponível no YouTube e nas plataformas Google PodcastsAmazon MusicApple PodcastsPocket CastsiHeartRadio e Deezer.

Sintonizados nos fatos que movem a economia, a equipe de economistas do C6 Bank ajuda o ouvinte a entender em profundidade os dados e as tendências no cenário econômico nacional e internacional.

Escute também os episódios mais recentes:

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.