Acompanhe o conteúdo do novo episódio do Podcast Macro Review.
Atualizado em
De acordo com os números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego brasileira subiu no primeiro trimestre de 2025, mas isso não é um sinal de que o mercado de trabalho do país perde força. Na verdade, a desocupação nunca foi tão baixa para um primeiro trimestre em toda série histórica, que começou em 2012.
Apesar do bom momento, o mercado de trabalho brasileiro tem no seu caminho uma série de desafios, como a produtividade estagnada e o menor crescimento da economia nos próximos anos.
No episódio 159 do Podcast Macro Review, os economistas do C6 Bank analisam se o ciclo de emprego forte está perto do fim.
Leia outros conteúdos relacionados ao tema:
Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), a taxa de desemprego no Brasil subiu para 7% no trimestre encerrado em março. No último trimestre de 2024, a desocupação havia ficado em 6,2%.
Embora a taxa de desocupação tenha subido, ela nunca foi tão baixa para um primeiro trimestre – isso considerando os dados desde o início da série de emprego do IBGE, em 2012.
Ou seja: o desemprego permanece bem abaixo da média histórica brasileira, que é de 10%. A taxa de desocupação está abaixo dessa linha desde 2022, o que mostra a continuidade do quadro de mercado de trabalho aquecido há algum tempo.
Além da alta na desocupação, os economistas também trazem análises sobre:
Para ouvir as análises, basta buscar Macro Review no Spotify ou clicar aqui: “Mercado de trabalho forte, mas até quando?” O podcast também está disponível no YouTube e nas plataformas Amazon Music, Apple Podcasts, Pocket Casts, iHeartRadio e Deezer.
Sintonizados nos fatos que movem a economia, a equipe de economistas do C6 Bank ajuda o ouvinte a entender em profundidade os dados e as tendências no cenário econômico nacional e internacional.
Não deixe de acompanhar os episódios mais recentes:
Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.
Índice
Compartilhar