Leitura de 7 min

O que é o Novo Mercado e qual sua relação com empresas da B3?

O Novo Mercado representa o mais alto nível de governança corporativa de empresas listadas na B3, a bolsa de valores brasileira.

Atualizado em

mulher branca e loira usando o celular para pesquisar o que é o novo mercado
Tudo sobre o que é o novo mercado

O Novo Mercado é uma segmentação de empresas listadas na bolsa de valores brasileira (B3) que têm boas práticas de governança corporativa. Esse conceito é importante na hora de escolher onde investir, porque indica o potencial de longevidade e crescimento de um negócio.

Ele faz parte da B3 há mais de 20 anos. E embora aplicar em companhias destaque em políticas de transparência seja importante para quem compra ações, nem todo conhece este segmento.

Nesse texto, vamos explicar o conceito do Novo Mercado e a importância da governança corporativa na B3 em alguns pontos principais:

  • O que é o Novo Mercado?
  • Empresas listadas no Novo Mercado
  • Regulamento do Novo Mercado
  • Vantagens do Novo Mercado
  • Invista no Novo Mercado com o C6 Bank

Conheça conteúdos relacionados ao tema:

O que é o Novo Mercado?

O Novo Mercado é um segmento que representa as empresas listadas na B3 que têm alto grau de governança corporativa. Elas aplicam as medidas legalmente obrigatórias e aderem práticas diferenciadas de forma voluntária, sendo aprimorar a transparência oferecida ao mercado o principal objetivo.

Então, fazer parte desse grupo implica na adoção de uma série de regras societárias onde:

  1. Ampliam os direitos dos acionistas;
  2. Se comprometem com a divulgação de políticas; e
  3. Estabelecem estruturas de fiscalização e controle.

Criado em 2000, o Novo Mercado conquistou seu lugar enquanto o nível mais elevado de governança corporativa da B3. Tanto que, ao longo da última década, se estabeleceu como um segmento exclusivo.

Por esse motivo, seus moldes se tornaram referência para empresas de capital aberto. Assim como são base para organizações que estão em processo de lançamento de initial public offering (IPO).

Empresas listadas no Novo Mercado

Mais de 200 empresas, de setores econômicos diversos, fazem parte do segmento Novo Mercado, atualmente. Esse número representa cerca de 25% das companhias listadas na bolsa hoje. 

novo mercado | empresas listadas | mulher mexendo em papeis em um escritório
O que você precisa saber sobre as empresas listadas

Com uma quantidade considerável de opções, os investidores conseguem fazer um bom filtro entre elas a fim de diversificar sua carteira.

E para conhecer quais são essas companhias, basta consultar o site oficial da B3, em Empresas Listadas. Na página, além da lista completa, ao clicar no nome da organização você encontra informações como:

  • CNPJ;
  • Histórico de cotação;
  • Principal atividade da empresa;
  • Classificação setorial;
  • Contatos da companhia;
  • Relatórios estruturados;
  • Eventos corporativos.

E ainda é possível identificar se uma empresa faz parte ou não do segmento, pesquisando o nome da organização no campo de busca da página. 

Regulamento do Novo Mercado

As empresas devem seguir o Regulamento do Novo Mercado se querem fazer parte deste segmento. As regras do documento foram elaboradas pela própria B3, na qualidade de entidade administradora de mercado de bolsa.

Graças ao Regulamento, até mesmo investidores de perfil menos arrojado são atraídos por essas companhias. Nele, é estabelecida uma estrutura fiscalizadora de acordo com as exigências e há a promoção de maior transparência e credibilidade.

regulamento novo mercado - notebook em cima da mesa com tela aberta apresentando um homebroker
Leia algumas diretrizes do Regulamento.

Abaixo, selecionamos algumas diretrizes que evidenciam as vantagens oferecidas aos acionistas. No entanto, é possível acessar o documento na íntegra no site da bolsa:

  • O capital deve ser composto exclusivamente por ações ordinárias com direito a voto;
  • Em alienação do controle, todos os acionistas têm direito ao tag along de 100%. Isso quer dizer que podem vender suas ações pelo mesmo preço atribuído às ações detidas pelo controlador;
  • A empresa se compromete a manter, no mínimo, 25% das ações em circulação (free float), ou 15%, em caso de ADTV (average daily trading volume, traduzido como volume médio de negociações diárias) superior a R$ 25 milhões;
  • Estruturação e divulgação de processo de avaliação do conselho de administração, de seus comitês e da diretoria;
  • Divulgação simultânea, em inglês e português, de fatos relevantes, informações sobre proventos e press releases de resultados;
  • Divulgação mensal das negociações com valores mobiliários de emissão da empresa pelos e acionistas controladores.

Vantagens do Novo Mercado

O conceito do Novo Mercado apresenta vantagens para acionistas e organizações. Ele se trata de uma referência no que diz respeito à governança corporativa, elemento essencial para o funcionamento de um negócio hoje em dia.

prédios empresariais sustentáveis que representam as vantagens do novo mercado
As principais vantagens do Novo Mercado

Ao mesmo tempo que atrai mais investidores e incentiva a autogestão consciente, a empresa também consegue preservar e aprimorar, a longo prazo, seu próprio valor econômico, bem como sua credibilidade no mercado.

Em suma, as principais vantagens do Novo Mercado são:

  • Maior atração dos investidores: visto que a companhia se juntou ao grupo, ela deve ser transparente e confiável;
  • Ações com maior liquidez: associado ao tópico anterior, o aumento da procura pelos ativos pode resultar em uma oferta e demanda que gera mais liquidez;
  • Diminuição de riscos: com um bom sistema de fiscalização de compliance, as empresas têm maior chance de evitar prejuízos ou fraudes. Sendo assim, elas transmitem mais segurança aos acionistas;
  • Redução de gastos: os mesmos mecanismos fiscalizadores do ponto anterior também irão evitar desperdícios e diminuir os riscos de dívidas;

Invista no Novo Mercado pelo C6 Bank

Agora você já sabe como o segmento Novo Mercado pode ajudar investidores na hora de escolher quais ações aplicar seu patrimônio. No C6 Bank, clientes conseguem acessar o C6 Invest e encontrar um catálogo completo de papéis para diversificar sua carteira com companhias do Novo Mercado.

Com a plataforma, você consegue operar na Bolsa de Valores em um novo conceito de investir:

  • Para quem está começando: caso nunca tenha investido ou esteja começando, o C6 Invest acolhe você com uma pluralidade de conteúdos educativos para ajudar a dar seus primeiros passos no universo do mercado financeiro com bons conceitos;
  • Tudo em um app só: concentre sua conta bancária, carteira de investimentos, salário, cartão de crédito, programa de pontuação e muito mais em um só lugar;
  • Segurança: o cliente pode ativar o reconhecimento de biometria facial, deixando o acesso aos seus investimentos restrito e sem risco de golpes.

Nesse texto você pôde se familiarizar com o conceito do Novo Mercado na bolsa de valores e agora já tem mais um novo artefato na hora de investir. Esperamos que você faça boas escolhas.

Leia outros conteúdos sobre investimentos e aprimore seus conhecimentos: 

Conheça a C6 Conta Global, nossa conta internacional em dólar e euro com menos tarifas, câmbio com cotação comercial, envios e recebimentos para todos os países e cartão de débito para viajar com tranquilidade.

Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.