Tornar-se MEI é um processo fácil, feito de forma totalmente on-line
Atualizado em
Você sabe o que é MEI e como esse sistema funciona? Desde 2009, o MEI, sigla para Microempreendedor Individual, existe com o objetivo de tirar da informalidade profissionais autônomos e pequenos empreendedores.
Relacionadas:
MEI é um modelo empresarial criado com o objetivo de facilitar a regularização das atividades econômicas de pessoas que trabalham de forma autônoma.
Quando você se cadastra como MEI, passa a ter um CNPJ próprio, e conta com a possibilidade de emitir notas fiscais e ter acesso aos benefícios da Previdência Social. Além disso, tem facilidades com a abertura de conta bancária, no pedido de empréstimos, além de ter obrigações e direitos de uma pessoa jurídica.
Em geral, tornar-se MEI é bastante vantajoso para o trabalhador autônomo.
Para se registrar como MEI, a área de atuação do trabalhador precisa estar na lista oficial da categoria, considerando o propósito do MEI de regularizar a situação de profissionais informais.
Isso significa que profissionais como médicos, engenheiros, dentistas, advogados, psicólogos, entre outros, não podem se configurar como MEIs.
Para ser Microempreendedor Individual, existem alguns requisitos:
Considerando que você cumpra todos os requisitos, é só seguir o passo a passo:
Finalizado esse processo, é possível emitir o CCMEI, Certificado de Condição de Microempreendedor Individual, que comprova a inscrição e informa o número do CNPJ e de registro na Junta Comercial.
Vale notar: abrir uma empresa MEI é gratuito. Sua despesa será apenas com o pagamento mensal do Simples Nacional. Os valores correspondem à sua área de atuação, de acordo com o seguinte esquema:
O cálculo é feito usando 5% do limite mensal do salário mínimo mais R$ 1,00 de ICMS, caso seja contribuinte desse imposto, e/ou R$ 5,00, de ISS, caso seja contribuinte deste.
O pagamento pode ser feito por débito em conta, on-line ou por meio de emissão do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), tudo pelo Portal do Empreendedor.
E aí, deu para entender melhor o que é MEI e como funciona esse modelo empresarial?
Leia também: Como emitir nota fiscal sendo MEI
Índice
Compartilhar