• Início
  • Economia
  • Resumo semanal: OPEC+ anuncia corte na produção de petróleo

Leitura de 5 min

Resumo semanal: OPEC+ anuncia corte na produção de petróleo

Confira as principais notícias da semana, segundo a avaliação da equipe econômica do C6 Bank

Atualizado em

C6 Bank Felipe Salles Foto: Germano Lüders 04/08/2021

Confira as principais notícias da semana (3/4-6/4), segundo a avaliação da equipe econômica do C6 Bank. Leia a íntegra do relatório.

Internacional

Estados Unidos: indústria em desaceleração

Atividade na indústria segue fraca. O índice de gerentes de compras do setor de manufaturas (PMI, na sigla em inglês) do Instituto ISM diminuiu 1,4 ponto em março frente ao mês anterior, para 46,3. Houve forte queda na demanda, mas aumento na produção. Preços tiveram leve queda na margem. O componente de emprego caiu, indicando diminuição nas contratações. Nos últimos 5 meses, o índice de manufaturas ficou abaixo de 50, o que indica atividade em contração no período. Outro índice, o de pedidos à indústria, divulgado pelo Departamento do Comércio americano, caiu 0,7% em fevereiro em relação ao mês anterior. O núcleo, que exclui o setor de transportes, teve queda de 0,3%, sinalizando demanda menor para indústria.

O setor de serviços segue em expansão, mas desacelerando. O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) do Instituto ISM teve queda de 3,9 pontos para 51,2, com menor demanda, atividade e emprego. Os preços também cederam, mas permanecem elevados.

O mercado de trabalho continua robusto, mas dá sinais de desaceleração. O Jolts, relatório do Departamento de Trabalho, mostrou diminuição do número de vagas de emprego em aberto. Apesar da queda, o número segue elevado em 9,9 milhões em fevereiro, mantendo a razão de vagas em aberto por desempregado alta, em 1,7. Em relatório semanal, os pedidos iniciais de seguro-desemprego continuaram em níveis baixos para padrões históricos, em 228 mil na semana encerrada em 1 de abril, 18 mil abaixo da semana anterior, que foi revisada para cima. Em nossa visão, um desaquecimento do mercado de trabalho deve ser lento, o que deve manter a inflação pressionada por algum tempo.

Europa: mais juros à frente

O conflito entre Rússia e Ucrânia está no segundo ano. Mísseis russos continuam sendo lançados sobre cidades, principalmente no leste da Ucrânia. A Finlândia é o mais novo membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). A entrada do país na aliança militar duplica a fronteira da aliança militar com a Rússia. O presidente francês e a presidente da Comissão Europeia estão na China. Emmanuel Macron pediu ao presidente Xi Jinping que use sua influência para ajudar a restaurar a paz na Ucrânia. O conflito segue sem perspectiva de um fim próximo.

Preços das commodities energéticas seguem voláteis. Entre os dias 31 de março e 5 de abril, o preço do petróleo subiu 6,5% (Brent), chegando a 85 dólares por barril. O aumento ocorreu depois de um anúncio da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (OPEP+) de corte na produção de petróleo a partir de maio. A redução será de 1,16 milhão de barris por dia até o fim do ano. A medida tem como objetivo estabilizar os preços da commodity, segundo o ministro da energia da Arábia Saudita. A Rússia acrescentou que manterá o corte de 500 mil barris por dia em sua produção, anunciado em fevereiro. O aperto na oferta de petróleo pode colocar mais pressão sobre os preços em um cenário global de inflação elevada. No entanto, uma desaceleração da atividade em curso, em razão de juros elevados, e a manutenção de um dólar forte deve evitar pressões adicionais nos preços do petróleo. O preço do gás natural recuou 7% no mesmo período e se mantém 50% abaixo da média de janeiro de 2022 (pré-guerra), com estoque de gás elevado, o que continua sinalizando perspectivas melhores de crescimento na região.

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, disse que o BCE ainda tem um caminho a percorrer para trazer a inflação para 2% no médio prazo, mas reconhece que os aumentos sucessivos nos juros, desde meados do ano passado, começaram a ter efeito sobre os preços. O economista-chefe do Banco, Philip Lane, seguindo a mesma direção, disse que será apropriado um aumento de juros em maio caso o cenário base, desenvolvido antes do estresse bancário, permaneça válido. Dados divulgados até a reunião serão usados para apoiar a decisão.

A inflação ao produtor (PPI, na sigla em inglês) caiu 0,5% no mês de fevereiro frente ao mês anterior, segundo o Eurostat. A queda foi a segunda consecutiva, puxada por menor preço de energia (-1,6%). Em 12 meses, o PPI continua desacelerando, mas permanece elevado e acumula alta de 13,2%.

Brasil

Focus: projeções de inflação estáveis no longo prazo

A projeção para o IPCA apresentou leve alta para 2023 (de 5,93% para 5,96%) e ficou estável para 2024 (4,13%), para 2025 (4%) e para 2026 (4%). Os números esperados para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) não apresentaram mudanças para 2023 (0,9%), porém tiveram alta para 2024 (de 1,40% para 1,48%). A taxa Selic não foi alterada para 2023 (12,75%), para 2024 (10%) e nem para 2025 (9%). Já para 2026, houve uma queda (de 9% para 8,75%). As projeções estão no Boletim Focus, relatório do Banco Central que reúne a expectativa das instituições financeiras em relação aos principais indicadores econômicos do país.

Equipe Econômica C6 Bank

Felipe Salles Head
Claudia Moreno Head Brasil
Claudia Rodrigues Head Internacional
Felipe Mecchi Internacional
Heliezer Jacob Brasil

Este relatório foi preparado pelo Banco C6 S.A.

Os números contidos nos gráficos de desempenho referem-se ao passado; o desempenho passado não é garantia de resultados futuros.

Cada analista de Macro Research é o principal responsável pelo conteúdo deste relatório e atesta que:

(i) todas as opiniões expressas refletem com precisão suas opiniões pessoais e eventual recomendação foi elaborada de forma independente, inclusive em relação ao Banco C6 S.A. e / ou suas afiliadas;

(ii) nenhuma parte de sua remuneração foi, está ou estará, direta ou indiretamente, relacionada a quaisquer recomendações específicas realizadas pelo analista.

Parte da remuneração do analista vem dos lucros do Banco C6 S.A. e / ou de suas afiliadas e, consequentemente, as receitas decorrem de transações mantidas pelo Banco C6 S.A. e / ou suas coligadas.

Este relatório foi preparado pelo Banco C6 S.A., uma instituição regulada por autoridades brasileiras.

O Banco C6 S.A. é responsável pela distribuição deste relatório no Brasil.